Compartilhe essa Notícia:

No último domingo, 17 de novembro de 2024, foi realizado o concurso público promovido pela Prefeitura Municipal de Pedreiras, com organização do Instituto Social de Cidadania Juscelino Kubitschek (IJK). O certame, que envolveu mais de 12.000 candidatos em 18 locais diferentes, gerou diversas reclamações por parte dos participantes, com registros de queixas nas redes sociais e até na delegacia.

Diante da repercussão, o Instituto IJK emitiu uma nota de esclarecimento, destacando os procedimentos adotados para garantir a lisura do concurso e abordar as denúncias de irregularidades. 

Segue abaixo o comunicado oficial emitido pelo Instituto Social de Cidadania Juscelino Kubitschek (IJK):

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Instituto Social de Cidadania Juscelino Kubitschek – INSTITUTO JK, instituição que há muitos anos atua no planejamento, organização e execução de concursos públicos e processos seletivos, vem, por meio desta, diante das falácias recebidas e sem nenhuma condição de infração editalícia, em relação à aplicação das provas objetivas do certame público realizado no dia 17 de novembro de 2024, para provimento de cargos públicos do Município de Pedreiras - MA, esclarecer o que segue:

Diante do Concurso Público que envolveu mais de 12.000 candidatos inscritos com aplicação de provas em 18 locais (disponibilizados pelo município, conforme contrato), foram adotados pelo IJK todos os procedimentos previstos de segurança de forma a amenizar a realidade/necessidade. Assim, o protocolo estabelecido pela banca foi de permitir a entrada e acomodação dos candidatos em ambiente onde fosse possível a espera da checagem da documentação, possibilitando a lisura do certame, não se tendo notícia de vazamento de qualquer conteúdo das provas aplicadas.

As intercorrências divulgadas por diversos meios de comunicação desde a data da realização da prova apontam possíveis atos fraudulentos praticados por candidatos, e revestem-se de fatores externos que fogem do controle desta Instituição e que não possuem o condão de macular o concurso.

O Instituto esclarece que, desde que tomou conhecimento dos fatos veiculados na mídia, vem atuando de forma incessante, na tentativa de apurar as ocorrências.

Durante a realização das provas, todas as intercorrências identificadas pelo IJK em atos de fiscalização regular foram devidamente sanadas de forma imediata e lançadas nas respectivas atas, atendendo a todos os padrões regulares e exigíveis.

Informamos ainda, que qualquer pessoa, desde que atendidos os requisitos do edital e não esteja ligada à Comissão Especial de Seleção, Comissão de Contratação/Licitação ou trabalhe diretamente no Instituto IJK, em razão do conflito de interesses, poderá realizar a prova. O concurso público é direito de todos.

O IJK afirma que está à inteira disposição da sociedade e não medirá esforços para, em conjunto, demonstrar a lisura do Certame, em estrita observância aos princípios da legalidade, impessoalidade e isonomia dos candidatos.

Por fim, reafirmamos nosso compromisso intransigente com uma imprensa livre, esclarecendo os fatos e confiando na transparência do certame, combatendo qualquer manifestação que, de forma leviana, venha a macular a honra e a imagem dos integrantes da Comissão do Concurso Público de Pedreiras - MA, sem prejuízo da tomada, em defesa de seus membros e de toda a sociedade, de ações judiciais cabíveis – nos o direito de adotar providências para responsabilização cível e criminal.

São Luís – MA, 19 de novembro de 2024.

INSTITUTO SOCIAL DE CIDADANIA JUSCELINO KUBITSCHEK

CNPJ: 08.943.412/0001-77

Endereço: Domingos Barbosa, Quadra 06 Número 16, Cohama, São Luís, MA.

Contato: (98) 98119-4199 | institutojkma@gmail.com

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. Esses instituto são uma fraude, querem enfiar um desses de quela abaixo aqui em p. pedras simplesmente pra tumultuar o próximo governo e deixar os dele, tiveram 12 anos nunca fizeram.

    ResponderExcluir
  2. se essa empresa esta no ramo a tanto tempo. porque não revisaram as provas antes de imprimirem com erros ortográficos? porque até onde eu sei, os programas de edição de textos, como o "word", tem ferramentas que indicam quando alguma palavra esta escriba de madeira incorreta. é uma coisa tão simples.

    ResponderExcluir