Ministério das Comunicações leva cursos de inclusão digital ao Centro Educa Mais João Francisco Lisboa, em São Luís
Na escola, serão mais de 350 alunos qualificados pela Carreta Digital, graças ao compromisso do ministro Juscelino Filho, em levar cursos de robótica e montagem de computadores a estudantes do MA
O projeto Carreta Digital do Ministério das Comunicações (MCom) chegou ao Centro Educa Mais João Francisco Lisboa, no bairro Diamante - Centro de São Luís, nesta terça-feira (25). É a segunda escola a ser beneficiada com a iniciativa, que vai capacitar, até o final do ano, mais de três mil estudantes maranhenses de baixa renda com a oferta de cursos profissionalizantes.
"Esta iniciativa é um exemplo do nosso compromisso em levar oportunidades para os jovens brasileiros, especialmente os de baixa renda. Com isso, estamos capacitando milhares de estudantes maranhenses em áreas estratégicas da tecnologia, preparando-os para o mercado de trabalho e impulsionando o desenvolvimento digital no estado", destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
A unidade faz parte da rede estadual de ensino, na modalidade de tempo integral, e receberá capacitação profissional durante três semanas, beneficiando mais de 350 alunos de 12 turmas, com cursos de Robótica e de Montagem e Configuração de Computadores de Alto Desempenho (PC Gamer).
“Estamos muito felizes com a oportunidade dada pelo Ministério das Comunicações aos nossos alunos de experimentarem a vivência nos cursos de tecnologia. A carreta vai promover a inclusão e oferecer o acesso ao ambiente digital, acrescentando saberes essenciais na formação para a construção do futuro, na escolha de uma profissão e ingresso no mercado de trabalho. Agradecemos ao ministro Juscelino Filho por ofertar essa imersão no mundo digital às escolas públicas do Maranhão e do Brasil”, declarou a diretora geral, Regina Pereira.
O ambiente de sala de aula itinerante chamou a atenção dos estudantes. Thiago Teixeira, aluno do 2º ano, que pretende concorrer a uma vaga para o curso de Ciências da Computação, não via a hora de aprender mais sobre o mundo digital. “Estou empolgado para participar das aulas, principalmente para manusear um computador gamer de alta tecnologia. Esse curso vai me incentivar ainda mais para a carreira de programador”.
Escolas públicas do MA
No Maranhão, o Carreta Digital está percorrendo várias escolas da rede pública na capital. No segundo semestre atenderá a estudantes em municípios do interior do estado. O lançamento no estado ocorreu em fevereiro, no Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, em São Luís.
O projeto é executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP). O coordenador da entidade no estado, Cláuberson Carvalho, informou que o objetivo é “levar aprendizado na prática sobre temas ligados a tecnologia com professores capacitados para a dinâmica do ambiente digital, com a inserção dos jovens na educação tecnológica para uso em atividades importantes do dia a dia e para a vida deles. Esse conhecimento será transformador para muitas famílias e já é uma das mais importantes iniciativas de inclusão digital do país”.
Sobre a Carreta Digital
A Carreta Digital está qualificando, nesta primeira etapa, 15 mil alunos de baixa renda nos estados do Maranhão, Rio Grande do Sul, Roraima, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Ao final das aulas, todos recebem um certificado que pode ser o pontapé inicial para uma carreira na área de tecnologia.
0 Comentários