Juscelino Filho prestigia homenagem do TCU ao maranhense Raimundo Carreiro
Ex-presidente e ministro emérito do TCU, Raimundo Carreiro, foi abraçado pelo parlamentar que destacou ser merecida a homenagem pelo legado deixado à frente da instituição, na promoção da transparência e do bom uso dos recursos públicos em benefício do país e da população
O deputado federal Juscelino Filho (União Brasil/MA) participou, nesta quarta-feira (5), da Sessão Extraordinária Solene promovida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), como parte das comemorações aos 135 anos da instituição. Na ocasião, o ministro emérito e ex-presidente da Corte, Raimundo Carreiro, natural de Benedito Leite (MA), foi agraciado com o ‘Grande-Colar do Mérito do TCU’, a mais alta honraria concedida pelo órgão.
“Fiz questão de prestigiar mais uma merecida homenagem ao conterrâneo e amigo Raimundo Carreiro, ex-presidente do TCU e atual embaixador do Brasil em Portugal. Essa honraria reconhece o legado de um grande servidor público, que dedicou sua vida à transparência e ao bom uso dos recursos públicos. Parabéns, ministro!”, afirmou Juscelino Filho, que esteve acompanhado do prefeito Accioly Cardoso e de vereadores de São Raimundo das Mangabeiras.
Raimundo Carreiro recebeu a comenda das mãos do atual presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo Filho. Maranhense, 77 anos, ele é servidor público de carreira e em sua trajetória política foi vereador e presidente da Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras. Ingressou no TCU em 2007, presidiu o órgão no biênio 2017–2018 e se aposentou em 2022. No mesmo ano, foi aprovado por unanimidade pelo Senado Federal para assumir a Embaixada do Brasil em Portugal. Carreiro também foi vice-presidente do Conselho Executivo da Anatel.
O ministro Antonio Anastasia foi o orador em nome da entidade. “Carreiro é sinônimo de trabalho e integridade. Homem exemplar que cumpriu a função do servir e cuja trajetória é o retrato fiel de uma vida dedicada ao Brasil, desde os primeiros passos no Maranhão. Como presidente desta Corte, foi símbolo de prudência, equilíbrio e diálogo institucional. Essa honraria não é apenas uma homenagem ao homem, mas ao ideal de servidor público e ao exemplo de cidadania”, ressaltou Anastasia.
Em nome dos agraciados, Raimundo Carreiro agradeceu a homenagem. “Recebo com imensa alegria essa comenda, uma distinção de inestimável valor concedida por este Tribunal, que ao longo de sua história tem garantido atuação célere no aperfeiçoamento de políticas públicas brasileiras. Esse título reforça o compromisso de cada um de nós, agraciados, com o bem comum e a promoção de uma sociedade inclusiva, justa, ética e transparente com menos desigualdade e mais oportunidades”, afirmou o ministro, lembrando o papel do TCU na apreciação do leilão do 5G, que, segundo ele, tem contribuído para levar conectividade e avanços na educação aos mais de cinco mil municípios do país.
Além do ex-presidente, receberam o Grande-Colar do Mérito do TCU, o secretário-geral da ONU, António Guterres; o professor Antoninho Trevisan; o presidente da OLACEFS e controlador-geral do Paraguai, Camilo Benítez; a pesquisadora da Embrapa, Mariangela Hungria; o presidente da Corte de Contas da França, Pierre Moscovici; o ex-presidente da CNI, Robson Braga; e o Sistema Globo de Televisão.








0 Comentários