Compartilhe essa Notícia:

O deputado, que comandou o Ministério das Comunicações por dois anos e meio, participou de discussões sobre o programa Norte Conectado, apresentando resultados que colocam o Brasil na vanguarda mundial em tecnologia sustentável na região

Com o tema “Norte Conectado - Levando conectividade e democratizando a internet com zero impacto ambiental à Amazônia”, o deputado federal Juscelino Filho (União Brasil/MA) participou, nesta quarta-feira (12), de um painel durante a COP30, em Belém (PA). O encontro fez parte da programação oficial da Casa Brasil e reuniu autoridades, líderes do setor e representantes do governo federal. A conferência da ONU sobre mudanças climáticas segue até o dia 21 de novembro, reunindo representantes de mais de 160 países em debates sobre medidas contra o aquecimento do planeta.

“Participamos, na COP30, em Belém, do maior evento mundial de discussões sobre o clima, em um painel sobre o maior projeto de infraestrutura de conectividade sustentável do mundo: o Norte Conectado. Nos nossos dois anos e meio à frente do Ministério das Comunicações, demos celeridade à execução dessa iniciativa, entregando duas infovias que estão transformando a vida das pessoas que vivem na Amazônia. Essa importante política pública do governo Lula que leva conectividade, oportunidade e reduz desigualdades, beneficiando mais de 10 milhões de pessoas em mais de 70 cidades”, destacou Juscelino Filho. 

A iniciativa apresentou os avanços do Norte Conectado. Criado em 2020, o programa ganhou força sob a gestão de Juscelino no Ministério das Comunicações (MCom), com a instalação e funcionamento de três infovias (Macapá-Santarém, Belém-Macapá e Santarém-Manaus). A execução tem colocado o Brasil em posição de destaque internacional, com reconhecimento e premiações pela implementação da maior infraestrutura digital de alta velocidade da Amazônia.

 “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos povos amazônicos e dos desafios que superamos para fazer o projeto avançar. Entre todas as políticas públicas sob nossa gestão, o Norte Conectado foi o carro-chefe que mobilizou esforços e garantiu resultados concretos. Hoje entregamos um programa sustentável que está mudando a realidade da região, preservando mais de 70 milhões de árvores e promovendo inclusão digital e social de comunidades ribeirinhas. Agora, no parlamento, sigo contribuindo para que o setor de telecomunicações avance ainda mais”, afirmou Juscelino, anunciando a criação da Frente Parlamentar Mista de Telecomunicações e Soluções Digitais, a qual presidirá.

O também ex-ministro das Comunicações e ex-presidente da Anatel, Juarez Quadros, mediador do painel, destacou o legado deixado por Juscelino no comando da pasta. “O deputado atuou de forma decisiva para que o projeto se tornasse realidade, garantindo que os cabos entrassem em operação. Trata-se de uma política pública global, muito bem elaborada e com tecnologia de ponta para unir a Amazônia e o Brasil ao mundo”, afirmou.

Executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), o Norte Conectado prevê a instalação de 11 infovias, totalizando 12 mil km de fibra óptica subfluvial, contemplando mais de 70 cidades dos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Amapá e Acre. O investimento é de R$ 1,3 bilhão, beneficiando 10 milhões de pessoas e conectando mais de 400 equipamentos públicos, entre escolas, hospitais, universidades, órgãos de Justiça e prefeituras. 

Além de Juscelino Filho e Juarez Quadros, participaram do debate Leandro Guerra e Antonio Parrini, representantes da EAF; Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações do MCom; e Edson Holanda, conselheiro da Anatel.



⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários