Compartilhe essa Notícia:


O Blog do Carlinhos esteve na manhã desta terça-feira (27), a convite do prefeito Fred Maia, acompanhado de uma comitiva de assessores, secretários e o vereador Lidinaldo, visitando as instalações do Departamento de Merenda Escolar da Prefeitura de Trizidela do vale, localizado na rua Nova, centro da cidade.

O derparamento é dirigido pela nutricionista Fábia da Silva Sousa. Ela é responsável por receber a merenda escolar, fornecida pela empresa que ganhou a licitação e garantir que esses alimentos chegue aos mais de 5.500 alunos matriculados na rede ensino daquele município.  


“Aqui alimentação é balanceada de acordo com a pirâmide alimentar, servimos aos alunos durante a semana vitamina de farinha lactea, sopa arroz com cuxá e frango, arroz com carne moído e mais ingredientes, arroz com sardinha, pão com Nescau, entre outros”, explicou Fábia, a nutricionista da prefeitura.

Assista a entrevista com a nutricionista Fábia


Vídeo 
O Departamento de Merenda Escolar, portanto, coordena a distribuição da merenda em todas as escolas do município de Trizidela do Vale. Além da merenda, as escolas recebem o cardápio com o lanche ou a refeição balanceada para ser preparada em cada dia da semana; também uma ficha de controle para a elaboração da quantidade de alimentos que serão feito de acordo com o número de alunos para evitar desperdícios e constatar que os alunos realmente se alimentaram.
Prefeito Fred Maia e vereador Lidinaldo  vistoriam o depósito de alimentos
do Departamento 
Continua...
A maioria das escolas de Trizidela do Vale já dispõe de cozinha própria e pessoal responsável pelo preparo dos alimentos; no entanto, algumas escolas que ainda não possuem cozinha montada, no Departamento de Merenda Escolar foi instalada uma cozinha para preparar a merenda ou refeição que será distribuídas por uma Kombi da prefeitura nestas escolas. Tudo higienizado, organizado, para não faltar merenda escolar em nenhuma escola da rede municipal de Trizidela do Vale. Ou seja, graças aos esforços dos servidores do departamento, nenhum estudante de Trizidela do Vale fica sem receber alimentos nos dias letivos.

De acordo com o prefeito Fred Maia, todas as escolas rurais tem cozinha e recebe os alimentos para o preparo no local; a alimentação ainda e reforçada com as verduras e legumes de hortas comunitárias produzidas pelos próprios alunos, através do Programa Mais Educação. “Nessas hortas tem cebolas, alfaces, maxixe, cuxá, pimentão... é um programa bonito e que a nutricionista da Prefeitura acompanha tudo de perto. Ela conhece a realidade de cada escola, e tem o controle dos alimentos que são produzidos ali e servidos ao alunos”, frisou o prefeito Fred Maia.

O prefeito Fred Maia chamou atenção para um importante detalhe que colabora com a economia do município. A empresa que ganhou a licitação para fornecer alimentos para a merenda escolar tem a obrigação de comprá-los na própria cidade. “Isso é a garantia que mais dinheiro circule em nossa cidade e fortaleça os comércios, que por sua vez estará empregando mais gente”, disse o prefeito.

“O recurso da merenda escolar enviada pelo governo Federal ainda não caiu na conta, mas as escolas de Trizidela do Vale já estão com a merenda escolar garantida para iniciar as aulas. Existe município, onde as aulas começam e passam 60 dias para ter a merenda; em Trizidela do Vale a gente faz é o contrário; no dia que começa aulas, começam também ser servida a merenda escolar. O governo só repassa R$ 52 centavos por alunos, o valor não é suficiente e precisamos de complemento da Prefeitura; o recurso do governo federal, mais o complemento da prefeitura dá para comprar a merenda escolar de nossas crianças; basta querer, ter força de vontade, equipe para trabalhar bem e as pessoas que zele por esse patrimônio que é a merenda escolar do município para as crianças”, finalizou o prefeito. 

Veja dezenas de fotos 


Depósito de alimentos da merenda escolar



Alimentos adquiridos no próprio município, uma exigência do prefeito










Cozinha industrial para fornecer alimentos para algumas escolas que ainda
não dispõe de cozinha estruturada



Controle da Alimentação escolar por escola


Fábia, nutricionista do município

Foto da Equipe do Departamento de Merenda Escola de Trizidela do Vale
todos estão de parabéns!
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários