Compartilhe essa Notícia:


Hospital desativado, sem portas, virou local de usuários; a estrutura interna
está sendo furtada e trocada por drogas (portas, torneiras, granitos, ar condicionado, etc). 
Desde o começo da tarde da segunda-feira (23) começou a circular nas redes sociais de Pedreiras a informação sobre o furto de uma ampola com material altamente radioativo de um antigo aparelho Raio X, que se encontrava em uma das dependências do Hospital Memorial Carlos Melo, desativado desde 2005. O Hospital pertence aos familiares da ex-prefeita Graça Melo.

A ampola é uma peça blindada, porém, caso seja violada pode casar gravíssimos danos à saúde pública e ambiental.

O caso desse furto é muito sério, as autoridades pedem para a população ficar atenta e qualquer informação que ajude a recuperar esse material altamente radioativo ligar imediatamente para polícia, corpo de bombeiros ou defesa civil! Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Pedreiras e providências já estão sendo tomadas!

Interior do Hospital completamente abandonado, portas foram furtadas
Uma similaridade com o fato que levou ao acidente radiológico de Goiânia, a maior tragédia radioativa fora de usina nuclear do mundo
Em continua...

O acidente radiológico de Goiânia, amplamente conhecido como acidente com o Césio-137, foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado dentro de uma clínica abandonada, no centro de Goiânia, em Goiás. Foi classificado como nível 5 (acidentes com consequências de longo alcance) na Escala Internacional de Acidentes Nucleares, que vai de zero a sete, onde o menor valor corresponde a um desvio, sem significação para segurança, enquanto no outro extremo estão localizados os acidentes graves .


O instrumento foi encontrado por catadores de um ferro velho do local, que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação, o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas. O acidente com Césio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares.

Fonte: Wikepédia
Mais no link 
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. Isso é muito grave, tem que ser responsabilizados criminalmente os responsáveis por esse aparelho de raio x.

    ResponderExcluir
  2. Ai eu pergunto, e porque os donos nao tiraram essas maquinas de la quando desativaram?
    Deixou de enfeite..afff'
    Foi irresponsabilidade tbm' devia ter retirado tudo, num ia mais usar.

    ResponderExcluir