Compartilhe essa Notícia:

O prefeito de Pedreiras fala da retirada de ambulantes da Praça do Mercado Municipal e outros assuntos de interesse da população
Antônio França, prefeito de Pedreiras, foto registrada nesta quarta, dia 22
Hoje, dia 22, a Prefeitura de Pedreira, através da secretaria de Infraestrutura, anunciou a retirada de ambulantes que costumam usar a região fora do mercado para comercializar produtos (milho, abacaxi, entre outros); a medida foi mal recebida pelos feirantes que não possuem boxes no mercado. A TV Rio Flores (canal 9 e 18 de Pedreiras), através de sua equipe de reportagem, procurou o prefeito Antônio França, para falar sobre o assunto. O prefeito respondeu sobre a retirada dos ambulantes e sobre outros assuntos de interesse da população: venda irregular de pontos do mercado doados pela prefeitura, cobrança de taxas, transportes irregular de passageiro, mudanças no trânsito da cidade, limpeza do igarapé São Francisco, entre outros assuntos. Confira a entrevista.

Recardo Farias – Prefeito Antônio França, algumas pessoas que vendem seus produtos na Praça do Mercado Central foram pega de surpresas com a ordem de retirada daquele local, de onde partiu essa ação?

Prefeito Antônio França – Na verdade, eu digo que não é surpresa; há dias a gente tá comunicando que iria acontecer isso e encontrando resistência das pessoas; é uma medida do próprio município, nós entendemos que temos que organizar aquele espaço, e também existe também uma determinação do Ministério Público, vou lhe dá uma cópia, você pode procurar o promotor José Carlos, que ele está à frente desse processo, que iniciou na gestão passado, atos irresponsáveis do gestor que passou, com o secretário que passou, dando pontos (boxs) para pessoas que nunca trabalharam no mercado, deixando que pessoas que tinham 30 anos de trabalho de fora; nós estamos executando agora todo esse processo e não vamos deixar de cumprir o que a lei determina para ser cumprido; o promotor nos chamou e pediu que tomássemos providência; pedi que ele desce um tempo para que nós pudéssemos mapear, o que realmente devemos fazer e há vários dias estamos avisando que no mercado, muitas pessoas estão colocando bancas no locais que não é para colocar; as pessoas que têm banca lá dentro do mercado, na feira. que tem  um ponto fixo, elas estão indo para rua isso, nós não vamos aceitar, pode a ver algum tipo de retaliação, mas eu não vou me esconder, deixar de fazer por conta de questão política; nós vamos botar para fazer acontecer, organizar a coisa e depois ver resultado final: vai ser uma feira organizada e o mercado organizado.  As pessoas têm que entender: nós temos que trabalhar, organizar o nosso município; as pessoas que vem aqui em Pedreiras, estão incomodada com o trânsito daquela feira e nós temos que melhorar aquilo ali.

Ricardo Farias - O senhor tem conhecimento que está sendo cobrado taxas para essas pessoas que estão de forma irregular, uma taxa diariamente?

Prefeito Antônio França - Sim, uma taxa que é cobrada e que devia ser cobrada, até porque o que está se cobrando, são as pessoas que estão naquele ponto, que construíram com seus próprios recursos, que foram outra medida errada da gestão passada. Agora as pessoas estão sendo mapeadas, porque muita delas vão ter que sair, mas vão ser ressarcida. Elas vão ter que sair, porque a determinação da Justiça. Nós temos que organizar e eu tenho conhecimento de pessoas que tem 25 ou 30 anos naquele mercado, mas hoje se encontram sem local para trabalhar, como também sabemos de pessoas que tem dois e três pontos que compraram de outras pessoas; isso não existe, ali é um patrimônio público e não particular. Tem pessoas compraram cinco pontas e nós sabemos e nós vamos acabar com isso. Cada um tem seu direito do trabalho e nós não vamos, de forma alguma o que estiver correto: quem estiver ocupando ponto de forma irregular vai perder esse espaço. Por que não é dela, é do município, se quiser ficar com seu ponto para trabalhar, tem direito, mas não vão ficar com 5 pontos. Há 23 pontos. Pessoas que tem ponto, lá dentro, e vão vender lá fora, isso não existe, cada um tem o direito de ter seu espaço pra trabalhar, enquanto uns tem 2 e 3 pontos, outros ficam sem nenhum e nós não podemos compactar com isso.
Continua...


Ricardo Farias - Prefeito outra questão, também estão sendo abordados aqueles veículos que estacionam no mercado Central, que carregam passageiros de outros municípios à Pedreiras e causam um caos no trânsito pedreirense, essa questão também será revista?

Antônio França – Aproveito o espaço para convidar, hoje à noite tem uma reunião lá no Ciretran; já aconteceu duas reunião sobre esse assunto. E hoje vai ser mais uma. Nós estamos montando um plano de trabalho no trânsito de Pedreiros; os empresários e a Prefeitura, vamos fazer algumas mudanças no trânsito, inclusive aquela questão que se diz: as vans, carro que trabalham ali, nós vamos fazer fiscalização. Alguns carros pequeno que fazem linha de forma errada para Peritoró, a região toda, eles não vão continuar trabalhando; nós vamos buscar a coisa correta. Vamos dar um passo para quem realmente paga seus honorários, paga todos seus direitos, direitinho. O Mercado Central também vamos mexer, na questão das Vans de Lima Campos, tá desorganizado, temos consciência disso, mas está sendo primariamente montado um projeto de mudança no trânsito, uma organização no trânsito, para que possamos cobrar dessas pessoas uma real organização.

Ricardo Farias – Prefeito, outro assunto que está sendo discutido na sociedade pedreirense é a questão de construção questão de forma irregular às margens do Igarapé São Francisco e que estão destruindo algumas vias, o prefeito também vai mexer nesse sentido?

Prefeito Antônio França - Com certeza, qualquer ação que venha de encontro com o que diz a lei, nós estamos aqui para fazer a lei ser cumprida! Algumas passarelas estão sendo construídas, nós vamos ter que quebrar; nós vamos agir da maneira correta. Já foram avisados, notificados, as pessoas têm que entender o município, tem que ter ordem e pra organizar tem que começar a se mexer naquilo que tá errado; ontem tivemos ação da secretaria da Infraestrutura, onde conversou com o proprietário de uma barraca, que fez na frente da casa, tirando o direito das pessoa de vir, usando a calçada e nós iremos resolver pacificamente, mas se tivermos de agir com a força da polícia, nós vamos agir. Momento nenhum nós vamos nos esconder daquilo que temos que fazer.

Ricardo Farias - O senhor tem conhecimento que algumas pessoas irão de encontro as suas decisões?

Antônio França - Elas tem todo direito, buscar a justiça e caso a justiça dê direito a elas, nós não vamos ficar contra; nós estamos buscando agir da forma correta, Como por exemplo, o direito de ver o cidadão utiliza a calçada; nós sabemos que não iremos consertar o mundo, mas nós podemos trabalhar para consertar algumas atitudes de pessoas que acham que são dona até do meio da rua e isso nós não podemos aceitar; e eu como gestor não tô preocupado se isso vai me render prejuízo político, o que eu quero é resultado administrativo. Por que esse município precisa entrar na linha da coisa correta, as pessoas estão muito mal acostumada a fazer da forma que quer, achando-se dona de tudo e de todo espaço público; e nós temos que moralizar isso.

Vídeo com a entrevista do prefeito Antônio França 

Francisco, há 40 anos trabalha na Praça do Mercado e nunca ganhou um ponto 
"Comecei a trabalhar aqui, quando eu tinha 8 anos..."

Mais sobre esse assunto

- Cacimbão fala grosso durante a retirada de ambulantes do mercado de Pedreiras

- Feirantes estão em pé de guerra contra a Prefeitura de Pedreiras



⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

38 Comentários

  1. PROBLEMAS ADMINISTRATIVOS ESSES NÃO ACABAM NUNCA ANTÔNIO FRANÇA.

    O PROBLEMA É QUE NOS GOVERNOS ANTERIORES O PREFEITO TINHA BABÃO E NESSE GOVERNO ATUAL SÓ TEM MANDÃO

    ResponderExcluir
  2. E tomare que nao mexa nos cofres publicos tambem ja que quer ser tao certinho agente pensa que vai melhorar fez foi lascar kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Tomare que nao mexa nos cofres publicos ja que quer ser tao certinho, pensei que ia melhorar mais fez foi lascar

    ResponderExcluir
  4. Engraçado q o Ministério Público e a Prefeitura ainda viram que as calçadas e o restante das praça do Jardim são tomadas por mesas e cadeiras tomando de conta de todo espaço. Deveriam também tirar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, bloqueiam uma via pública e às vezes aquela região fica intrafegável à noite, causando transtornos, se ele quer mexer em um local que esteja atrapalhando, uma boa oportunidade seria começar pela praça do jardim..

      Excluir
  5. E as vagas para Idosos e Deficientes que o município nunca reservou no solo do município de Pedreiras?

    ResponderExcluir
  6. Parabemsprefeitu'estougostando'diver'suasdecisoes'botamesmopara'organisar'estimercado'tao'baguncado'tauque!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Amanhã vai ter cacete no mercado pote ter certeza.

    ResponderExcluir
  8. Acredito sim na organização, porém acredito que há outras prioridades... saúde, educação e segurança pública por exemplo vejo de maior importância.

    ResponderExcluir
  9. Tão mexendo com quem trabalha manda avisa para o prefeito q todos que fizerao isso nunca mais ganharão exemplo Raimundo louco tá louco pra ser prefeito dinovo

    ResponderExcluir
  10. Senhor Carinho e sobre Joselandia, vai falar não, nem que o prefeito vai ter que contratar novos auxiliares pq a Família vai ser demitida

    ResponderExcluir
  11. Não concordo tem muita gente humilde que vive da feira pra poder levar o alimento pra casa e outra coisa Antônio França vc só tá falando da retirada em momento algum vc fala de arrumar um local pra eles acho errado é muita gente vai ficar todo mundo rodado sem emprego é porque aqui em pedreira não tem grandes empresas pra oferecer emprego há essa gente o que eles sabem é vender um kg de tomate no meio da feira vc vai tirar isso deles outra coisa não se esqueça foi o povo que votou em vc como disse agora pouco não temos grandes fábrica pra oferecer emprego aqui em pedreira o mundo gira em torno da prefeitura todo mundo quer um emprego na prefeitura agora me responda vc vai mesmo deixar todo esse povo rodado. Essa é a minha humilde opinião agora se você vê que tá certo e que o caminho a seguir é esse arrocha o pau

    ResponderExcluir
  12. Tem ki organiza mesmo
    O mercado e um desorganização total
    Um amigo foi passa o carnaval em pedreira sai foi falando mal des mercado

    ResponderExcluir
  13. O certo seria ele fazer um mapeamento de onde poderá encaixar esses trabalhadores que ele diz que irá tirar, e não um mapeamento pra saber quem trabalha há 40 anos la no mercado e não tem ponto, procure uma solução e não outro problema, pq se estão trabalhando e vendendo o que podem é pq eles tem famílias para sustentarem, e vc tirando isso deles pode ser que marginalidade cresça mais ainda, pense nisso Sr. Prefeito..

    ResponderExcluir
  14. Toda mudança tem um preço.... tá certinho. Agora veja realmente quem precisa daquele espaço e arrume um lugar pra eles...

    Quer uma ideia? Faz um projeto com seu arquiteto e engenheiro civil, e faz uma laje neste mercado amplia ele e faça um mega espaço dividindo por setores.... acho que caberia bem .... Ass: R. S. C. Santos

    ResponderExcluir
  15. Totonho chicote e 10 mil vezes melhor q esse prefeito ele nao tem compromiso com o povo nei com ele mesmo pedreiras nao parece a cidade do liso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz te cala que esse prefeito não é bom pra você porque não te deu um emprego que quando ele era vereador você tinha o telefone dele e ele te atendia ai ele saiu candidato a prefeito você gritava os quatro cantos da cidade que ele era um liso e não ia pra lugar algum você foi vestir a camisola do LORO o liso venceu você virou jabuti e ele não te atendia mais no telefone agora você vem com essa vai viver de teu suor babão.

      Excluir
    2. O França ainda não mostrou a que veio mas falar isso do Chicote? só pode ser babão¹

      Excluir
    3. Babão mesmo e dos grandes.

      Excluir
    4. Vc não passa de um babão barsto de um salário minimo. Vou te pagar um salario só pra te dar uma durra todo dia, babaozinho barato.

      Excluir
  16. Muito boa sua gestão Prefeito Continui assim que o mercado vai ficar otimo

    ResponderExcluir
  17. GOSTEI DO COMENTÁRIO SOBRE A PRAÇA DO JARDIM MUITOS EMPRESÁRIOS SE APROVEITAM DO ESPAÇO PUBLICO PARA FAZER COMÉRCIO. LÁ TAMBÉM SERIA UM BOM LUGAR PRA SE ORGANIZAR.

    ResponderExcluir
  18. Eu gostaria muito que o prefeito desse um jeito nesse mercardo,tá uma bagunça só, pessoal todos no meio da rua isso tem que acabar.

    ResponderExcluir
  19. O problema a qui em Pedreiras assim como a maioria das cidades do Maranhão e o mau hábito e o conformismo o desleixo a desorganização geral as pessoas precisam intender e aceitar que o prefeito foi eleito com a missão de resolver e não vai resolver tudo não mais deixara sua marca administrativa neste município explorado por anos e anos. Agradar a muitos o fará desagradara outros muitos, mais e assim que se faz gestão pública. Portanto conformem-se porque e assim mesmo dinheiro não terá, tempo também mais vontade e coragem não lhe faltará.

    ResponderExcluir
  20. Acredito que o problema mais urgente de Pedreiras não é o mercado público, até porque ate agora o sr. Gestor só falou em retirar os trabalhadores e porque não fala de criar meios para legalizar a situação dos que estão ali em busca do alimento para suas família. Mas como poderia ser diferente se estamos falando sobre políticos? A situação do Brasil hoje foi causada pelos próprios, mas quem são os causadores o povo, e os prejudicados? O povo! Então em Pedreiras não seria diferente, defendi o Antonio França por varias vezes e hoje me arrependo, e com certeza essas pessoas as quais ele cita que compraram boxes no mercado não lhe apoiaram, pois é assim que a politicagem em nosso País funciona,Prefeito vá trabalhar e deixe o povo trabalhar também, para levar sustento para suas famílias, seja o primeiro politico a não perseguir o trabalhador! Trabalhe pela saude, a começar pelo hospital que mais parece um predio abandonado, aquilo sim é vergonhoso, esqueca o ex gestor, faço o seu trabalho que foi pra isso que vc foi eleito! Não prossiga no erro dos que passaram e ao invés de ameaçar os trabalhadores, invista na segurança da população!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oportuno suas colocações só acho que precisamos ter mais calma dar mais tempo a o gestor e visível que a cidade tem muitas outras prioridades, mais como leigo acredito que burocraticamente, financeiramente
      esteja mais viável estas ações que ele vem tentando por em prática. Sempre me perguntei o porque Pedreiras não por em pratica seu código de postura em que se viabilize a obrigação de órgão públicos ou não se adequarem a mesma. Mexer com pessoas e complicado todos nos sabemos, desapegar de maus hábitos e duro e acredito não será fácil pra ninguém nem para o prefeito e muito menos para os feirantes. São muitos anos de desleixo, descaso e desorganização mais ágora e que está no começo muitas tribulações virão ainda.

      Excluir
  21. Perfeitinho sinico devia pagar os comissionados e contratados que ele pediu pra entrarem na justiça e agora fez foi recorrer e decisão do juiz canal na esse é o lido e vc s

    ResponderExcluir
  22. Parabéns eu sempre achei que aquele espaço estava sendo obstruído por vendedores ambulântes o trânsito horrivel parabéns Prefeito

    ResponderExcluir
  23. O prefeito liso quer todo mundo liso, só não ele. 22.000,00, todo mês, fora os esquemas. O povinho é que se lasque!

    ResponderExcluir
  24. Como diz o ditado. quer medir o caráter de uma pessoa,dênfase poder a ele! Políticos é tudo igual.

    ResponderExcluir
  25. Só sei que em meio a uma crise financeira que tem derrubado o trabalhador de todo jeito mecher com isso ai é muita imprudência, deixa o povo trabalhar. Agora se é pra organizar o espaço público ajeita a Praça do Jardim também que ali tá uma zorra intrafegável em certos horários ou as medidas só servem contra os pobres feirantes?

    ResponderExcluir
  26. O Liso não deu nem três meses já esqueceu da sofrência dos tempos de liso? Não mexe com os pobi não rapá! Cuida de colocar médico e remédio no hospital, das ruas que tão só buraco e melhorar as escolas que o povo iludido que votou em ti agradeçe.

    ResponderExcluir
  27. Ministério Público socorro, tem gente que nunca esteve em sala de aula e passou no seletivo entre as dez primeiras vagas ( famílias inteiras passando no seletivo) tudo compromisso de campanha. Que decepção, o outro era um santo perto desse satanás.

    ResponderExcluir
  28. Eu me criei ali na que levantar mercado trabalhando com a minha mãe eu vim embora de pedreiras por falta de emprego eu sou uma das que não tinha banca a minha mãe tem mas eu cresci e tenho a minha própria família mas eu não concordo com muitas coisas ali no mercado central eles não aceita os feirantes trabalhar no meio da rua mas quando chega o tempo do festejos eles deixa encher de banca ali pq eles estão ganhando bem mas mas tem o ditado quanto mas melhor eu concordo em organizar o mercado tem gente que tem mas de uma banca e ainda toma a passagem das pessoas não se contenta só com a banca ali vc prefeito vai ter muita dor de cabeça kkkk os drogados estão tomando de conta do mercado por conta dos bares que tem ali,ali eu já vi pessoas cortadas furadas e até morta ali ninguém respeita ninguém o mercado central é um problema que nem um gestor vai da jeito por culpa dos próprios trabalhadores tem gente que vai pra lá só pra proucuraresolver encrenca mesmo e tem gente que tem muito e quer mas eu tenho é dótimo do prefeito kkkkk

    ResponderExcluir
  29. Paga o povo Prefeito...

    ResponderExcluir
  30. Essa Câmara não tá fazendo nada, o Prefeito faz o que quer

    ResponderExcluir
  31. Paga o povo Prefeito...

    ResponderExcluir