segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Prefeitura de Trizidela do Vale faz coleta regular, ainda assim moradores insistem em jogar lixo na rua


Um morador da Rua São Joaquim, região conhecida como Baixada, em Trizidela do Vale (MA), entrou em contato com o município para reclamar de alguns moradores que estão jogando lixo na rua. A ação é ilegal e a prática pode ocasionar em punição.
“Sou morador da Rua São Joaquim, no final da rua, próximo a igreja São Joaquim, está em situação por conta de um terreno baldio  em que os próprios moradores se acostumaram a jogar lixo lá. A prefeitura não é culpada, porque todos os dias passa o carro recolhendo o lixo, o culpado são moradores  que jogam o lixo doméstico naquele local; o fedor é horrível e tá difícil pra viver com essa situação”, reclama.
A prefeitura municipal disponibiliza coleta regular de lixo em toda cidade, ainda assim, algumas pessoas jogam lixos diversos na calçada, impedindo a passagem de pedestre. Em alguns casos, chama atenção o fato que o lixo é jogado na rua logo após a coleta.

De acordo com a lei municipal, a prática é uma infração ambiental. Nela, é mencionado que o lançamento de resíduos sólidos ou rejeitos in natura a céu aberto que possa vir a causar poluição ou danos à saúde é proibido. Teoricamente, em seu descumprimento poderia ser aplicada uma penalidade, uma multa.

A prefeitura de Trizidela do Vale é exemplo em limpeza pública. Os garis e varredeiras são valorizados, trabalham com fardamento completo e equipamento de proteção. A cidade é uma das mais limpas do Médio Mearim; no entanto, por conta de um péssimo costume de alguns moradores, a cidade ainda tem pontos em que infelizmente os mesmos insistem em despejar lixo doméstico ou resto de material de construção.

Em conversa com a prefeitura, os responsáveis pelo setor de Limpeza, informaram que, antes de punição, como multas, o município vai fazer um trabalho educativo e de esclarecimento para que moradores evitem jogar lixo doméstico na rua.


“Todos os dias a prefeitura recolhe lixo com compactador de lixo, caçambas, mini carregadeira, carregadeiras, mas precisamos da colaboração da comunidade. O Meio Ambiente está fazendo ações, mas fica difícil, população não colabora”, informou um servidor da prefeitura que trabalha na área. 


9 comentários:

  1. Povo mal educado
    Seboseira nao temnada aver com probesa o negoso chef que tem gente quer fasê gostatar de ta no meio do lixo
    Tem gente quer ê igual a lonbriga no dia quer sai da merda morre. W/M

    ResponderExcluir
  2. Pq a prefeitura não disponibiliza um tambor p depositar o lixo e os gari pegar ?
    E esses gari uma boa parte é preguiçoso só querem levar o q tá em sacos grende os pequenos eles deixam daqui é pouco eles vão querer q os moradores coloque dentro da caçamba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se justificar jogar lixo no meio da rua, seu porco

      Excluir
    2. PREGUIÇOSO!!! Tente vc ficar correndo o dia todo atras de um caminhão tentando manter nossa cidade limpa, e a única coisa que eles precisam é ter pessoas mais consciente e armazenar corretamente o lixo é uma questão de bom senso meu amigo. Eles não tem a obrigação de juntar o seu lixo o dever deles é coletar, existe uma grande diferença nisso... Junte seu lixo devidamente, tendo os cuidados necessários principalmente com materiais perfuros cortantes (materiais que podem cortar ou furar), alem de manter o lixo em um local onde animais não consiga espalhar, e que nem sejam carregadas pela água da chuva. Se as pessoas não fazem isso, são elas as PREGUIÇOSAS, e não esses profissionais que eu admiro muito.

      Excluir
    3. Colocar dentro da caçamba seria uma atitude honrada. Auxiliaria o trabalho dos agentes de limpeza, contribuiria com a educação do povo e manteria a cidade limpa.

      Excluir
  3. Tem muita gente que só sabe é falar mal do poder público mais não contribui com nada pra manter a limpeza. Cidade limpa, povo educado.
    Cidade suja, povo mal educado

    ResponderExcluir
  4. não sou gari, mais preguiçoso é um nojento desse que o carro do lixo passa todo dia na porta pra recolher o lixo e ele joga o lixo na rua. que vergonha!

    ResponderExcluir
  5. É obrigação de cada cidadão organizar o lixo de suas casas, para que seja recolhido e nao jogar de qualquer jeito ou em qualquer lugar

    ResponderExcluir