Compartilhe essa Notícia:

O serviço prestado pelos guardas municipais é extremamente importante para coibir a criminalidade em cidades, principais nos municípios do interior maranhenses. Quem pensa o contrário não sabe nada de segurança pública. Os guardas municipais preenchem um vácuo importante no policiamento da cidade. Em algumas cidades, como Poção de Pedras, convivemos com turnos de apenas três policiais militares para garantir a segurança há mais de 20 mil habitantes. Três PMs para cuidar de 20 mil habitantes é um número muito insuficiente.

Nesse sentindo, os guardas municipais contratados pelas Prefeituras ou que passaram em concurso para esse cargo, são de grande valia para auxiliar a polícia. Eles completam o quadro e atuam como policiais de verdade. De todo modo, o Blog tem recebido reclamações de leitores oriundos de municípios vizinhos que são comuns guardas municipais andarem armados e até exibirem suas armas em público, festas, ruas. Leitores têm me alertado que também existem guardas municipais despreparados que tem o péssimo hábito de utilizar essas armas para constranger cidadãos. Além de um crime é um perigo.


A pergunta que faço é a seguinte: existe uma legislação que autoriza esses guardas municipais a trabalharem munidos de armas?

Continua...
E se existe essa Lei, em nossa região, os guardas municipais estão preparados para portar arma de fogo durante o trabalho? Eles passaram por um rigoroso teste psicológico e aulas de tiros?

Essa postagem não tem interesse de atacar os nossos valorosos guardas municipais; como afirmei num paragrafo anterior, eles prestam um importante serviço de segurança pública; mas temos que colocar a questão no ar para responder as reclamações que nos chegam.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Carlinhos, acredito que ninguém é contra a presença de GUARDAS MUNICIPAIS trabalharem auxiliando a Polícia Militar, contanto que seja de acordo com as leis que regulamentaram essa profissão tão importante. Agora amigo, o que não pode é prefeitos estarem mandando pessoas despreparadas para as delegacias e postos policiais e essas instituições tão importantes da segurança pública do estado estarem aceitando essas pessoas sem passarem por um processo legal, que seria uma preparação PSICOLÓGICA e FÍSICA e uma preparação de como manusear uma arma de fogo, e o que se ver Carlinhos, são pessoas despreparadas sem a mínima condição de ser um guarda municipal, olha, segundo um anônimo um ex presidiário se encontrava com o policial Simas, o município de Esperantinópolis tem um guarda municipal que até matou uma pessoa uns anos atrás, não sei se é ainda guarda municipal, então Carlinhos prefeituras devam contratar guardas para ajudar a polícia mais tem que ser dentro da lei. Um abras

    ResponderExcluir