Compartilhe essa Notícia:

Numa segunda rodada de conversas, Roseana Sarney recebeu em audiências reservadas no Palácio dos Leões os prefeitos de Balsas, Luiz Rocha Filho, o Rochinha (PSB); de São José dos Basílios, Francisco Walter Ferreira, o Chico Riograndense (PSB); de Santa Helena, Jorge Lobato (PPS); de Igarapé Grande, Brunno da Costa (PCdoB) - o comunista, aliás, já deixou a oposição -; de Gonçalves Dias, Vilson Andrade (PCdoB); de Cajapió, Nonato Silva (PCdoB); e de Buritirana, Vagtônio Brandão (PR).

Em 2013, governadora Roseana Sarney manteve agenda de ações com sete gestores oposicionistas; a meta, em 2014, é "avançar mais".

O estabelecimento de parcerias com prefeituras comandadas por oposicionistas tem sido encarado pela cúpula governista como uma das principais conquistas do Governo do Estado em 2013 sob o ponto de vista administrativo. Desde o início do ano, a governadora Roseana Sarney (PMDB) já se reuniu no Palácio dos Leões com pelo menos sete prefeitos de oposição, gestores de grandes cidades maranhenses, sempre tratando de apoio do Executivo a obras nos municípios.

Continua...

O secretário de Estado de Programas Especiais, Clodomir Paz (PSL), exaltou na semana passada, em entrevista a O Estado, o apoio que a governadora deu a seus auxiliares para viabilizar as conversas.

Principal articulador, por exemplo, da recente aproximação entre o Executivo e o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa (PDT), Paz garante que o objetivo é a melhora dos índices de desenvolvimento do estado, a partir da municipalização das ações, mas admite que a aproximação acaba gerando dividendos políticos.

"O Governo tem estendido a mão e, consequentemente, recebido gestos destes prefeitos. Nosso foco é a levar ações a todos os municípios, independentemente de direcionamento político. É claro que, em alguns casos, uma aproximação que se propõe administrativa, acaba tornando-se política também, como é o caso de Imperatriz, por exemplo", disse, citando o prefeito Sebastião Madeira, que já declarou apoio político ao candidato governista em 2014, mas cujo partido, o

PSDB, ainda é de oposição.

O secretário acrescentou que a meta para 2014 é "avançar mais" com as propostas de trabalho conjunto com prefeitos em todo o estado. Ele pondera, contudo, que, por ser um ano de eleições, as ações políticas devem ser mais limitadas e cautelosas, para que não se descumpram preceitos da legislação eleitoral.

"O governo tem a intenção de avançar mais, fazendo mais gestos como os que já foram feitos em 2013, dando atenção aos municípios, que acenam até mesmo politicamente. Agora, temos consciência de que esse é um ano eleitoral e precisamos ter muito respeito pelas regras estabelecidas", completou.

Ações - Em janeiro de 2013, assim que novos prefeitos e prefeitos reeleitos assumiram para um novo mandato, a governadora Roseana Sarney iniciou uma série de contatos com os gestores maranhenses ditos de oposição. O primeiro deles foi o da capital, Edivaldo Júnior (PTC), que, apesar de não ter aceitado a proposta de parceria pela Saúde, recebeu, em julho, garantias do Executivo Estadual para a construção de viadutos na capital. A Prefeitura ainda não entregou projetos executivos para as obras.

Logo depois, os prefeitos de Timon, Luciano Leitoa, e de Caxias, Leo Coutinho, ambos do PSB, reuniram-se com a peemedebista, e também firmaram acordos na seara administrativa. Ao prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), a governadora garantiu a construção de um hospital macrorregional.

Numa segunda rodada de conversas, Roseana Sarney recebeu em audiências reservadas no Palácio dos Leões os prefeitos de Balsas, Luiz Rocha Filho, o Rochinha (PSB); de São José dos Basílios, Francisco Walter Ferreira, o Chico Riograndense (PSB); de Santa Helena, Jorge Lobato (PPS); de Igarapé Grande, Brunno da Costa (PCdoB) - o comunista, aliás, já deixou a oposição -; de Gonçalves Dias, Vilson Andrade (PCdoB); de Cajapió, Nonato Silva (PCdoB); e de Buritirana, Vagtônio Brandão (PR).

Já naquela época a governadora destacava a importância da aproximação com os prefeitos para a construção de um modelo de gestão baseado no municipalismo. "Sempre tenho conversas com os prefeitos para saber a melhor forma de o Governo do Estado contribuir com as cidades, pois eles vivenciam essa realidade mais de perto e sabem dizer as prioridades dos municípios", declarou.

Oposicionistas sofreram patrulha de aliados

Apesar de o Governo do Estado sempre deixar claro que as parcerias com os prefeitos de oposição eram institucionais, alguns dos gestores que estiveram com a governadora Roseana Sarney (PMDB) buscando ajuda a seus municípios foram hostilizados por setores da oposição.

O prefeito Léo Coutinho (PSB), de Caxias - um dos primeiros a sentar com a peemedebista -, sofreu ataques sistemáticos durante quase todo o primeiro semestre por conta dos acertos que culminaram com a garantia de várias obras e ações para a cidade.

A reação de aliados fez com que o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB), reagisse. Durante evento em que foi acompanhar a assinatura das ordens de serviço para construção de hospitais macrorregionais - um deles no seu município -, o socialista disparou críticas aos "patrulhadores".

"Eu não posso ser patrulhado e nem vou admitir ser patrulhado. O que eu quero é o bem da minha cidade e do meu estado. No que for para somar esforços somarei de qualquer maneira, não me interessa quem estiver no poder. Já ajudei Zé Reinaldo e Jackson Lago quando eles eram governadores e ajudei Roseana quando eu era deputado federal. Não tem como, agora, negar de receber ajuda quando sou prefeito e preciso de ajuda para atender meu município", disse.

Mais

Mais recentemente, a governadora Roseana Sarney e o prefeito de Barreirinhas, Léo Costa (PDT), discutiram o estabelecimento de uma parceria institucional que garanta ao município obras e ações nas áreas de infraestrutura, segurança, meio ambiente e lazer. "É de fundamental importância para o presente e o futuro de Barreirinhas a consolidação de uma forte parceria entre o Estado e a Municipalidade, assim como já acontece entre Governo Federal e o nosso governo nas áreas do Turismo e do Esporte", assinalou Léo Costa.

Gilberto Léda
Da editoria de Política

Jornal O Estado do Maranhão
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários