Compartilhe essa Notícia:

Um detalhe intrínseco relativo a Poção de Pedras chama atenção. Nesta cidade, o misticismo é fortíssimo quando se trata de eleições. Um padrão, uma crença, um tabu são levados a sério e debatidos com toda a importância científica nas rodas políticas, tomando proporções de verdades absolutas, incontestáveis...

No inicio de nosso trabalho no Blog do Carlinhos, me surpreendia com o fato dos meus irmão poção-pedrenses levarem a sério essa prática tribal nas eleições. Um exemplo, meio batido, mas que precisa ser citado, que estava aferrado às cabeças dos eleitores de Poção de Pedras era que o grupo político que recebesse o apoio do ex-prefeito Dr. Cristóvão vencia as eleições. A briga era feia para conquistar o apoio de Cristóvão, baseado nesta crença. Os eleitores de Poção de Pedras tinham isso na cabeça: “Dr. Cristóvão nunca perdeu uma eleição, o grupo que ele apoia sempre ganha”, diziam.

Cristóvão decidiu apoiar o grupo do então prefeito Gildásio, e os eleitores do prefeito saíram às ruas para comemorar a vitória antecipada. No entanto, a crendice, nesse ponto, não superou a realidade. Gildásio perdeu com larga diferença para Cascaria e aquele famoso tabu foi atirado ao chão.
 Continua...


Semelhantemente, havia outra crendice em Poção de Pedras que afirmava que “O Grupão”, grupo onde estavam concentradas as maiores lideranças, nunca perde a eleição. Esse sortilégio também foi colocado em xeque depois da derrota do então prefeito Gildásio para Cascaria.  O grupão apoiava Gildásio e perdeu para Cascaria. Mas até ali, teve poção-pedrense que apostou motos, carros, terrenos, casas, em Gildásio acreditando, confiando na crença. Como pode observar, as crenças no misticismo em Poção de Pedras relacionado à política é diferentes de outras cidades.

O Blog identificou mais uma mística criada em Poção de Pedras depois do pleito realizado no dia 5. Eleitores dos dois grupos políticos estão acreditando que Cascaria vai perder a reeleição, caso ele dispute, porque conquistou a maior votação para seus candidatos a deputado no município, onde ele governa. Os poção-pedrenses desenvolveram essa mística fazendo o estranho paralelo entre o prefeito Gildásio e o prefeito Cascaria: “Gildásio, quando era prefeito teve a maioria dos votos para deputado, mas perdeu reeleição para prefeito. Então, o Cascaria não tem para onde correr, é a lei. Como prefeito ele ganhou para deputado e por causa disso ele vai perder para prefeito, porque foi assim com Gildásio”.

É ou não é uma crença mística escondida atrás desse entendimento da política?

Não estou aqui para defender Cascaria e nem para diminuir o ex-prefeito Gildásio, no entanto, o assunto é interessante para discutimos à luz da realidade.

Vamos criar um mundo hipotético onde o Carlinhos do Blog quer ser prefeito de Poção de Pedras. “Eu quero me eleger prefeito de Poção de Pedras e já sei de tudo o que tenho que fazer para ser bem sucedido. Não quero apoio do Tubarão e nem do Grupão, eles já mostraram na última eleição que dão azar. E caso eu consiga me eleger, ‘deusulivre’ que os meus candidatos a deputados tirem mais votos em Poção de Pedras. É 100% de certeza que não me reelejo. Essas orientações estão contidas nas estrelas que cobrem o céu de Poção de Pedras”.

Voltando para a realidade nua e crua: um prefeito que busca com seriedade a sua reeleição, o primeiro passo é transferir a maioria esmagadora de votos das urnas do município para seus candidatos, a deputado estadual e a deputado federal. É uma forma de mostrar a população que ele tem votos e está forte para o pleito de 2016. Mas, em Poção de Pedras, os crédulos acreditam no contrário, porque houve um padrão nas eleições de 2010. Naquela o prefeito ganhou e perdeu a prefeitura e, portanto, nesta, o prefeito ganhou e terá que perder também a prefeitura em 2016.

O que vale em Poção de Pedras é a crença nesse tipo de padrão. Vale, inclusive, a aposta. Ninguém menciona que depois de conquistar a maioria dos votos para seus candidatos em 2010, Gildásio pode ter baixado a guarda; não deu os devidos créditos ao candidato que estava aparecendo na cidade, um certo poção-pedrense, que fez riqueza no Pará. Esqueceu-se de ajudar aliados que se esforçaram nas duas eleições... Não, ninguém culpa o Gildásio de ter perdido a prefeitura depois que ganhou para deputado. Ele não tem culpa, é o padrão. Prefeito que ganha para deputado em Poção, perde a eleição.

Há outras crenças em nossa política envolvendo eleições, Prefeito em Poção de Pedras não se reelege... perto da eleição, aliados do prefeito saem em debandada para oposição e assim vai.

A política de Poção de Pedras é ou não é recheada de crendices?

CRENDICES

Eu era um adolescente. Estávamos numa mesa redonda na cozinha da casa da minha madrinha, esperando a chegada da minha mãe que vinha das intermináveis e emocionantes apurações nominais das eleições de Poção de Pedras que eram realizadas em Esperantinópolis. No lado de fora, o foguete comia solto e acendia a escuridão da noite. Uma tristeza angustiante subia na garganta da gente. É ruim perder uma eleição. Todos já sabiam que o nosso candidato perdera as eleições. Minha mãe chegou muito atarantada.

- Comade, foi a maior luta do mundo para gente passar de carro pela Rua Sarney! Gente, comade, muita gente do Dr. João comemorando e não deixando os carros passar. Eles estavam querendo achar o carro do Bebé, mas o Bebé passou escondido no meio de dois, no banco de trás. O Santos, ali do comércio, estava louco, era o mais louco de todos; ele pulou em cima do nosso carro, fazendo gestos, tentando abrir a porta, gritando que ganhou, que ganhou.

Minha madrinha riu de leve.

- Cumade, senta aqui e tome um café que eu já preparei, porque a noite vai ser longa. Eu já sabia que Dr. Vilberto perdia esta eleição. Todo ano acendo velas, uma vela é para o Dr. João e a outra era para Dr. Vilberto. A primeira que apagava era o candidato que perdia. Eu já gastei mais de dez caixas de velas e todas elas, as primeiras que se apagaram, foram as do Dr. Vilberto. Olha no chão do quarto, comade, a única que ainda tá acesa depois de não sei quantas horas que a outra se apagou é a do Dr. João. E ele ganhou as eleições.

Sentado a mesa, eu dirigi o meu olhar para a porta do quarto e, assustado, vi as chamas de uma vela solitária, encandeando as paredes. Senti um arrepio na espinha...

Heita vela difícil de se apagar, meu Deus!!!

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

11 Comentários

  1. Belíssima matéria Carlinhos. Das melhores que já vir em seu blog. Bom conteúdo e a sua escrita foi sensacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, hei de concordar com o anônimo de cima! Um ou outro erro de concordância, mas texto interessantíssimo! Deu gosto de ler!

      Excluir
    2. TAMBEM CONCORDO, QUEM DECIDE A ELEIÇÃO É O POVO.

      Excluir
  2. Materia perfeita, esta de parabens blogueiro.

    ResponderExcluir
  3. mais o cristovão apoio juscelino filho votei nele porq dr cristovão estava apoiando

    ResponderExcluir
  4. Muito intetessante matéria, companheiro!
    Digna de ser reproduzida nos maiores veículos de comunicação do estado.
    Excelente!!!

    Allan Roberto

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de dr Gildasio , mas nao votei no seu federal hildo eu minha família e pedir voto pro Juscelino filho . Mas em 2016 dr tor com vc . Porque sei a importância que vc tem pra todos nis de pocao de pedras , pelo prestigiou na saúde do estado e conhecimento grande nas barras da justiça. Do estado do Maranhão . Vamos juntos , vc nao e o melhor , vc e o mas conhecido e preparado , pra nis representar desculpe os demas . Votei no cascaria . E agora tenho certeza que foi o maior prejuízo , administrativo que ja tivemos pro nosso município . Tor com vc dr tor com pocao .

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Carlinhos, VC nesta belíssima matéria fala sempre em nome "CASCARIA", não esqueçar que por trás de Td isso existiam pessoas articulando e envolvendo o povo humilde buscando mudança política, admnistrativa e hábitos comportamentais do gestor eu particularmente acreditava nesta teoria0, pois na prática o atual prefeito valoriza os adversario , praticando os mesmo erros dos gestores anteriores, enfim já que VC fala tanto em tabu tenha certeza que vamos trabalhar uma terceira via forte e com grande possibilidade de ganhar as eleições. Como falei em comentário anteriores quem quebra tabu é povo humilde de pocao de pedras e não unicamente uma só pessoa. Na câmara de vereadores eu sim quebrei tabu não assinando projeto de lei sem sequer a casa ter sido aberto para apreciação dos demais colegas.

    ResponderExcluir
  7. Veja essa nobre blogueiro:
    Falando na relação política, misticismo e superstição, existe uma em Igarapé Grande, embora não seja muito divulgada ou conhecida: Qualquer candidato a prefeito que colocar seu nome na parede do antigo hospital (que está desativado há muitos anos, localizado em frente à Praça central) perde a eleição. Desde que o hospital foi fechado e suas paredes passaram a ser usadas para propaganda política, nenhum candidato a prefeito escapou. Quem será o próximo?

    ResponderExcluir
  8. Aqui é Poção de Pedras é muito simples ao que se parece. A resposta é a seguinte: um prefeito aqui não se reelege porque sempre que ganha em vez de chama os que os apoiaram, todos eles acabam chamando é os contras, foi assim com Dr. João, Dr, Gildásio e agora com Cascaria não foi diferente e o resultado das eleições de 2016 não vai ser diferente, Cascaria já está é perdido, ele pode fazer o que for, que não vai ganhar. O Cascaria só empregou contra, pode pegar a folha de contratado, que mais de 50% deles foram contra, ou seja, votaram em Gildásio e ganharam emprego de Cascaria. Ver a família e os eleitores do vereador que aderio para Cascaria, todos empregador. Então a conclusão é simples, todos os prefeitos que ganharem eleição em Poção de Pedras, e que chamar os contras, todos eles vão perder, então Cascaria está com os dias contados.

    Ass: Eleitor revoltado que votou em Cascaria e não tive oportunidade. Estou só esperando ele passar aqui na minha casa. Ai eu sei a resposta que vou dar para ele, não vou com arrogância e nem com ignorância, a resposta vai ser objetiva. Esperando ele vim aqui.

    ResponderExcluir
  9. Adorei os lances da vela. Sem dúvida o melhor texto que vc escreveu até agora. Parabéns. Não vou assinar pq "ninguém me conhece" mesmo! Kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir