Compartilhe essa Notícia:

A Prefeitura de Lago da Pedra, através da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de Combate a Tuberculose. O 24 de março,  Dia Mundial de Combate a doença, foi marcado no município, por diversas ações promovidas nas Unidade Básicas de Saúde.  Além da sede as equipes de saúde se mobilizaram também na zona rural. Na unidade de Saúde do povoado Umbaca, por exemplo, foram oferecidos diversos atendimentos a comunidade, como consultas médicas, atendimento odontológico, vacinação, aferição da pressão arterial, teste  rápido do HIV e palestras, além dos serviços que já são realizados diariamente.
Continua...

O médico Luís Gonzaga Carvalho, lembrou aos moradores do povoado, da importância da prevenção e combate a doença, dando dicas e orientações a comunidade. O médico enfatizou ainda que a doença tem cura e que o tratamento que leva seis meses é gratuito com acompanhamento médico, por isso a importância das pessoas procuraram o posto de saúde ao sentirem algum sintoma.

Para a dona de casa, Iraci Vieira da Silva, que foi até a unidade básica de saúde participar das ações, é muito importante o trabalho que vem sendo realizado pelo município.

“Achei muito importante, porque assim a gente aprende mais sobre a tuberculose, porque ainda hoje existe preconceito, a gente assistindo a palestra vê de outro jeito, aquele preconceito já acaba mais,” disse ela.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.


Por isso a Secretaria de Saúde do município, Almiralice Mendes, lembrou que é importante a população está procurando as unidades de saúde para buscar o tratamento, enfatizando que as ações de prevenção e combate a tuberculose são realizadas de forma permanente pelas equipes de saúde e que durante este mês este trabalho está sendo intensificado.




⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários