Polo Piloto que desenvolverá agricultura familiar em nossa região é implantada em São Roberto
0
Comentários
O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Roberto e a Regional da AGERP de Pedreiras, começou a implantar em nossa região o ‘Sisteminha'. Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a finalidade de melhorar a alimentação e renda das famílias dos agricultores.
A tecnologia faz parte da ação do governo no programa "Mais IDH", que foi lançado pelo governador Flávio Dino no início deste ano e tem como objetivo capacitar agricultores da agricultura familiar para que possam atuar como multiplicadores da tecnologia do Sistema Integrado da produção de alimentos e promover a segurança alimentar familiar dos 30 municípios maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
No âmbito da regional de Pedreiras se enquadram dentro do programa do "Mais IDH" os municípios de São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Lagoa Grande do Maranhão e Marajá do Sena.
Continua...
O município de São Roberto foi contemplado o Polo Piloto da regional de Pedreiras e por meio da EMBRAPA, SAFRA E DA AGERP de Pedreiras e Prefeitura de Municipal de São Roberto, recebeu a implantação de outras entidades, o 'Sisteminha'.
Em São Roberto está sendo implantados os seguintes módulos: aves, compostagem e minhocultura, irrigação e piscicultura. O comitê Gestor do programa 'Mais IDH' realizou uma reunião para selecionar de forma criteriosa um agricultor do município que se encaixasse no perfil exigido nessas políticas e após a seleção do agricultor iniciou-se a implantação dessas unidades de demonstrativa e capacitação.
Os técnicos dirigentes estiveram no município de São Roberto no dia 10 setembro. De acordo com eles cada município do 'Mais IDH' vai receber 3 técnicos para assistir 30 famílias. Lembrando também que essas famílias vão receber o fomento no valor de R$ 2.700,00 reais para ajudar na implantação desses módulos.
Antônio de Moura Freire, morador do povoado Santa Cruz, município de São Roberto foi o contemplado. Sua propriedade de cerca de 14 hectares, onde vive com a família recebeu a implantação do Polo Piloto do "Sisteminha". Os benefícios iniciados na propriedade do seu Antônio serão levados para os outros municípios enquadrados no Mais IDH: São Raimundo do Doca Bezerra, Lagoa Grande e Marajá do Sena. Os 19 técnicos estiveram em São Roberto entre os dias 7 e 12.
Vale ressaltar que o governo do Estado contratou cerca de 90 técnicos para ficarem responsáveis em assistir 100 famílias dentro do município, sendo que 3 técnicos deveram acompanhar 30 famílias carentes que se enquadram dentro do 'Mais IDH' e 70 famílias de agricultores que façam parte de outros programas. O fomento somente será atribuído para as famílias que se enquadram dentro do 'Mais IDH'.
Elevar o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma das prioridade do governador Flávio Dino, que tem a preocupação de buscar os mais necessitados e de promover políticas públicas que venham a melhorar a qualidade de vida dos menos favorecidos, com o intuito de desenvolver condições, principalmente, financeiras para que não só as famílias carentes melhorem de vida mas, para que o município também se desenvolva.
Na implantação do Polo Piloto em São Roberto se destaca os esforços de Geovane Duarte, gestor da AGERP de Pedreiras; Prefeito Dr. Jerry Adriane, Mávio Rocha, superintendente da Regional de Pedreiras e os 19 técnicos do governo do Estado.
Do Blog do Carlos Barroso com pequenas modificações

















0 Comentários