Vinicius Louro propõe regulamentação e proteção de animais em Vaquejadas no Estado
10
Comentários
![]() |
Deputado Estadual Vinicius Louro |
O deputado estadual Vinicius
Louro (PR), está propondo através do projeto de Lei Número 255/15 que
regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural do Estado do Maranhão,
instituindo medida de proteção e combate aos maus tratos dos animais durante o
evento. O parlamentar usou a tribuna nesta terça (17), no plenário da
Assembleia Legislativa para justificar a regulamentação da lei.
"Este é um projeto de lei de grande importância para os
amantes e esportistas da vaquejada. Estamos regulamentando como esporte
cultural do nosso estado e garantindo através desta lei as condições de
segurança física dos vaqueiros e dos animais que participam deste tipo de
evento. Gostaria que meus colegas deputados nos ajudassem com a aprovação desta
lei, principalmente porque garante aos nossos vaqueiros competir de forma
regularizada e segura”, argumentou Vinicius Louro.
A lei foi publicada no dia 05 de novembro no Diário Oficial da
Assembleia Legislativa e aprovada em plenário pelos deputados estadual através
do requerimento 613/2015 em sessão plenária nesta terça (17). Agora o projeto
de lei segue para aprovação na Comissão de Constituição e Justiça.
Continua...
O deputado Vinicius Louro é um amante dos esportes de montaria.
A proposta do parlamentar é tornar a prática esportiva mais segura e com mais
adeptos.
"Nossa preocupação é com o evento como um todo. Por
exemplo: A segurança do público com uma pista totalmente isolada, animais que
não estejam em condições de sofrimentos, e não entrem na mesma competição por
mais de três vezes. O tamanho correto da pista de vaquejada que deve ser de
100m, entre outras medidas que que farão da vaquejada um esporte cada vez mais
bonito e seguro de se ver na cultura do Maranhão.", finalizou o parlamentar
Confira abaixo na íntegra o que propõe a lei:
Assessoria Parlamentar.
10 Comentários
CAÇAR O QUE FAZER ESSE DEPUTADO S/F
ResponderExcluirKkk tantas coisas precisando no nosso estado absurdo!
ResponderExcluirEsse é o Deputado Animal!!!
ResponderExcluirGostaria de Externa aqui minha gratidão pela iniciativa do deputado Vinicius Louro. dizer que a vaquejada como um todo é nosso patrimônio cultural, unica cultura originaria do nordeste. e para aqueles que não sabem, alguns estados estão sofrendo com pessoas que não são da região do nordeste, esses sim que não tem o que fazer, utilizam-se da função publico cito promotores e juízes, para tentar acabar com a vaquejada. na bahia por exemplo promotores oriundos de outros estados, que não conhecem a cultura nordestina, tentam de todas as formas acabar com o esporte, sem pensar nos milhares de empregos que deixaram de existir. no estado do pernambuco por outro lado os promotores deram um parecer favorável ao esporte e com isso um grande passo ao crescimento desse esporte que afirmo a vocês com toda convicção, só perde para o futebol em renda e popularidade. no ceara meus amigos alguns prefeitos devido a escassez de água não aceitaram a pratica do esporte, não porque fosse proibido a pratica, mas sim como dito antes pelo tempo muito longo sem chuvas. no maranhão esse esporte é praticado com bastante amor, gera milhares de empregos diretos e incontáveis empregos indiretos. a estáticas é que em todo brasil a vaquejada que catalogadas sejam 4 mil por ano, estejam gerando mais de 600 milhões de reais, e mais de 1 bilhão em renda nos empregos diretos e indiretos. querem saber mais, acessem o no youtube (abre a porteira 118), lá poderão ver os comentários de um profundo conhecedor do esporte e quanto todo esse esporte maravilhoso trás de benefícios para quem pratica, vende, todo um agronegócio dentro daquele esporte. PORTANTO, a incia do Deputado é sem sembro de duvidas um salto grande para evitar que pessoas que não gostam do esporte utilizem-se da função que exerce para querer acabar com o esporte. PARABÉNS DEPUTADO E A TODOS OS DEPUTADOS QUE VOTAREM NESTE PROJETO DE LEI.
ResponderExcluirAgora VC calou a boca deses manes aí de cima dos outros comentários valeu meu amigo também sou amante da vaquejada
ResponderExcluirConcordo com o deputado, vaquejada não passa de selvageria com os animais.
ResponderExcluiramigo voce ta entendo errado o projeto do deputado. A Lei é pra tornar a vaquejada um esporte cultural do nosso estado e claro estendi-se a proteção dos animais. selvageria é voce passar a noite acordado pra assistir dois homens se matando no que eles chamam de UFC e pra piorar chamam aquilo de esporte. amigo caso não saiba esses animais que participam desse esporte eles são condicionados a esse proposito logo que atingem uma certa idade e peso, são bem alimentados porque na vaquejada, os bois se exercitam e ganham mais massa muscular com o esforço físico e depois daí 60 dias eles vão pro abate, pois o esporte não machuca a carne, porque as pistam em que eles correm são macias mais do que em muitas camas que a gente dormi. o deputado não esta só protegendo a vaquejada como cultura, mais também está protegendo bois e cavalos das vaquejadas que infelizmente fogem ao padrão, feitas ´por pessoas que não buscam aperfeiçoar o esporte, mais isso também já esta sendo resolvido. Criticar a vaquejada é criticar as origens de todos os nordestinos. só pra seu entendimento já existe regras na vaquejada chamada abvaq(assossiação brasileira de vaquejada) que prioriza tantos os bois como os cavalos, pra nao judiarem e nem maltratarem os animais. as esporas hoje são em forma de moedas sem ponta pra nao ferir, a luva que enrola o rabo do boi é reta e nao curva pra nao quebrar a cauda do boi, os arreios dos cavalos são protegido e no ferem as ventas, chicote é proibido. entõ meu amigo, antes de falar da vaquejada procure saber do assunto. o mal de todos nós, digo nós mesmos, porque as vezes também critico sem saber o assunto direito, é falar sem antes conhecer. conhecer a grandeza que é o esporte e tão fundamental importância ele é nas nossas vidas. quanto ele gera de emprego e quanto ele gera de felicidade. coisa que nos tempos de hoje brasileiro ta difícil de achar. vamos apoiar porque o esporte é genuíno do nordeste e pertence a nós. e nãos aos almofadinhas da justiça, que nao gostam do nordeste e nem do que tem de bom.
ExcluirCaro anônimo, esta sua vaquejada narrada aqui nesse texto, está por demais moderna, Entretanto algumas que eu assisti ha um bom tempo atrás, me deixou frustrado com o que vi, rezes com pernas e caldas quebradas, pelo manejo brutal dos vaqueiros, cavalos quase botando os estentinos pelos vazios, por conta dos rasgos das afiadas rosetas das esporas, etc.Entretanto, se lhe ofendi, que me desculpe mas continuo sendo desfavorável ao tal esporte..
Excluirvoce pode ser desfavorável no que voce quiser. agora antes de falar o assunto voce poderia se aprofundar melhor. vaquejadas essas que voce assistiu a tempos, essa realmente voce vai ver acabar. porque nnão estão em conformdidade com a atualidade. boi quebrar a perna isso acontece as vezes, assim como voce tambem andando pode sofrer um queda e se machucar. vaquejada amigo que eu defendo é a vaquejada legal. essas que voce assistiu com certeza ano existe mais. e se existe denucie os maus tratos que a vaquejada os associados também nao querem vaquejada nesse estilo.
ExcluirCaro anônimo o nosso debate foi até legal, esta é somente minha opinião que não vai influir em absolutamente nada nas realizações das vaquejadas. E se o amigo for saudosista, ascese o blog Rebelde Solitário na pagina de memorias, abraços.
Excluir