Compartilhe essa Notícia:


O secretário do Estado de Saúde, Marcos Pacheco, ficou tonto quando Gilberto Leda publicou em seu blog (reveja) que a SES pode escantear os hospitais de 20 leitos, “pouco resolutivos”. E no final da tarde do mesmo dia mandou sua assessoria informar ao blogueiro que não recorda se declarou a ele alguma coisa neste sentido.
No dia 7 de outubro de 2015, o secretário Marcos Pacheco visitou o Hospital de Bernardo do Mearim
 e garantiu a prefeita que em três meses, normalizava os repasses do Estado

 para ajudar na manutenção da unidade veja aqui!
Não só declarou, como mostra hoje o jornalista na entrevista gravada, como fez várias reuniões desde a metade do ano passado, exatamente quando começou a atrasar a verba de R$ 70 mil que ainda passava para cada um dos 43 hospitais de 20 leitos. Roseana Sarney repassava no mínimo, R$ 100 mil.

Naquele período, Pacheco, deu de cara com uma norma do Ministério de Saúde que não permite a liberação de recursos para esse tipo de hospital. O repasse é apenas para unidades macro com 50 leitos pra cima. Ocorre que, embora a colaboração tenha que ser tripartite (governos federal, estadual e municipal), no período de Roseana Sarney, o governo bancava quase tudo sem reclamar ou atrasar. Eis a diferença de gestão.

Então, até por conta da crise, significa que os 43 hospitais de 20 leitos terão suas portas fechadas a partir de fevereiro, isto porque o governo estadual não mais repassará nenhum vintém e as prefeituras não terão como bancar as despesas. Pior para a saúde da população e haja procissão de ambulâncias para a capital.
Continua...

Ainda assim, o governador Flávio Dino aposta em investimentos nos hospitais regionais. Levou 11 meses para concluir 10% da obra final e entregar o hospital de Pinheiro. Outros foram recebidos em estado de andamento acelerado, como o de Caxias, Santa Inês e até em Imperatriz.

O governo quer concluir também o de Chapadinha e Bacabal. Jackson Lago, antes de ter o mandato cassado, entregou o regional de Presidente Dutra.

Resta saber se o atual governo terá condições e recursos para entregar neste ano essas unidades que são importantes para o setor de Saúde do Maranhão. Do contrário, centenas de ambulâncias ficarão engarrafadas com seus doentes na BR 135, que não tem sua obra de duplicação executada. Até parece que no Maranhão nada se conclui. Lamentável!

Fonte: Blog do Luís Cardoso
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

6 Comentários

  1. COM FECHAMENTO DOS HOSPITAIS EM NOSSO ESTADO, ESTARÃO CONJUNTAMENTE SENDO FEITAS ABERTURAS DE MILHARES DE COVAS-SEPULTURAS NAS CETENAS DE CEMITÉRIOS DOS MUNICÍPIOS DE MÉDIO PORTE E PRINCIPALMENTE NOS PEQUENOS MUNICÍPIOS, POIS NÃO MAIS TERÃO A CHANCE DE AO MENOS ENTRAR PARA A "FAMOSA" FILA DA MORTE, INDO ENTÃO DIRETAMENTE PARA O SEPULCRO CUJAS AS COVAS JÁ DEVEM TAMBÉM SEREM ABERTAS COM ANTECIPAÇÃO.DIANTE DISSO, LAMENTAVELMENTE, DEVA-SE TAMBÉM MANDAR FAZER A CONTRATAÇÃO DE MUITOS COVEIROS EM REGIME DE URGÊNCIA EM TODO O MARANHÃO. A MORTE ESTÁ A CAMINHO ANDANDO A TODO GALOPE NOS RINCÕES DO MARANHÃO. E AGORA JOSÉ?

    ResponderExcluir
  2. Eita que vai morrer muita gente

    ResponderExcluir
  3. o que esta acontecendo em nosso estado também esta acontecendo em todos os outros estados e como no inicio da matéria já fala que e uma norma do ministério da saúde o governo sozinho não pode sustentar tantos hospitais de pequeno porte isso que esta ocorrendo foi um mau planejamento da então governadora Roseana e do ex secretario de saudê Ricardo Murad que em vez de fazer hospitais de 50 leitos fizeram esses pequenos pra desviar recucos da saúde como dizem as investigações da policia federal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é um mentiroso seu anônimo safado. Vc é contra a saúde pública de pronto atendimento nos médios e nos pequenos municípios. Como é que pode um doente que precisa de um leito de um hospital na cidade onde ele reside e não ter para se tratar? Então vc é daqueles que pensa somente em vc seu canalha. Vem morar no interior para saber da realidade dos municípios. Inventar essa desculpa esfarrapada de que os hospitais foram mau planejado, isso é conversa fiada, não tem cabendo. Você é os demais que apoiam essa atitude, deviam virem ver a realidade nas cidades pequenas. Vocês são na verdade os porteiros que detém as chaves para os mais carentes, os mais fracos ficarem dependentes de serem enviados a um outro município muito distante para receber talvez um atendimento médico, mas pode acontecer de o doente não aguentar a viagem e morrer a caminho. Pense nisso! Se fosse com vc ou um filho seu vc queria o funcionamento dos hospitais em todos os municípios. Fica calado seu vagabundo pois Deus está vendo tudo isso.

      Excluir
  4. Em Bernardo do Mearim a oposição joga a culpa do fechamento do hospital para prefeita Eudina se o culpado mesmo foi o governador que eles elegeram.

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito somente na foto e nada mais.

    ResponderExcluir