Compartilhe essa Notícia:


Apenas uma pesquisa, dentre as divulgadas nas últimas semanas, ocupou-se do assunto político mais relevante na atualidade: como a opinião pública avalia o modo pelo qual Lula é tratado por uma parte do Judiciário, do Ministério Público e do aparelho repressivo do Estado.

Foi a pesquisa CUT/Vox Populi, realizada em meados de dezembro de 2017. Nenhuma das demais achou que era necessário saber o que a população pensa disso.

Está claro que há outros temas na pauta das pesquisas: a próxima eleição presidencial, o governo de Michel Temer, as percepções a respeito da economia, para citar os óbvios. Todos, no entanto, mostram-se estáveis há tempo. Desde o início do ano passado, a rigor, nada (ou quase nada) mudou nesses aspectos.
Continua...

A consolidação do favoritismo de Lula, a presença de Jair Bolsonaro como opção da direita, a ausência de vitalidade nas candidaturas governistas (eufemisticamente chamadas “de centro”), a decadência dos velhos e das velhas candidatas, a falta de interesse do eleitorado pelas “novidades” oferecidas, em nada disso há mudança. Tampouco no repúdio quase unânime a Temer, seu governo e agenda.

Mas há um fato novo importante, ignorado por essas pesquisas: o recrudescimento da campanha contra Lula, com a disposição ostensiva da Justiça de segunda instância de referendar a primeira sentença, apesar de sua inconsistência, e correr com os prazos para dificultar a candidatura do ex-presidente. A reação da opinião pública a isso deveria estar sendo pesquisada.

De um lado, por Lula ser hoje o candidato em quem pretendem votar milhões de pessoas no País inteiro, de todos os tipos e lugares. Não há uma só pesquisa em que não alcance mais de 40 milhões de votos. Nas mais cuidadosas ele se mostra com possibilidade de até vencer a eleição no primeiro turno.

Impedir uma candidatura com essas características é fato gravíssimo e procurar saber o que pensam disso os eleitores, uma obrigação dos responsáveis pelas pesquisas. De outro lado, é preciso perguntar às pessoas o que elas de fato acham, pois o palco está cheio de personagens que se arvoram em ser a “expressão dos sentimentos nacionais”, a começar por magistrados e procuradores, imbuídos de “missão” que ninguém lhes deu.

Em atitude semelhante, pululam analistas e comentaristas que supõem ser intérpretes daquilo que “o povo quer” e se oferecem para falar em seu nome. Como tudo isso é balela, melhor que inventar respostas é perguntar.

Em dezembro passado, 48% dos entrevistados na pesquisa CUT/Vox Populi concordaram com a frase “Quem tem que julgar Lula é o povo brasileiro nas urnas e não Moro ou outros juízes”.

Houve 42% que discordaram e restaram 10% que não souberam responder. É um resultado expressivo, considerando o investimento que os órgãos da mídia conservadora fazem há anos para deslegitimar o ex-presidente e exaltar como heróis os juízes antipetistas.

Mostra que conseguiram pouco na disputa pelas parcelas “neutras” da opinião pública, as que não são nem a favor nem contra Lula e o PT, cada uma das quais equivalente a um terço do eleitorado.

A pesquisa revela que, no terço “neutro”, foi pequena a adesão à tese de que é justo que Moro julgue Lula e maior o grupo que entende que o povo é que deve decidir. 

A rejeição da sociedade à interferência do Judiciário na eleição é ainda mais nítida nas respostas a outra interrogação, que perguntava se a pessoa, independentemente de sua intenção de voto, achava que “Lula deveria poder se candidatar a presidente na próxima eleição ou se deveria ser impedido de se candidatar”.

Aprovavam a exclusão apenas 34% dos respondentes, exatamente o terço antipetista do eleitorado, enquanto 56% afirmavam que Lula poderia concorrer e 10% não sabiam.

Em qualquer país civilizado, o natural seria que o tribunal revisor reformasse a primeira sentença por inépcia e fragilidade, que atende apenas ao desejo de uma minoria e pode aprofundar a polarização e o conflito social.

No Brasil, no entanto, onde as elites pouco se importam com a democracia e acham que sempre vão conseguir o que querem, o prognóstico é menos seguro. Estão de tal maneira desinteressadas no que pensa a maioria que nem sequer permitem que seus institutos de pesquisa perguntem às pessoas o que elas preferem.

Fonte: Carta ideias em tempo real
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

48 Comentários

  1. Cara e só nesse blog que o povo quer luladrão. Em todas as pesquisas que vejo pela cidade sempre ta dando bolsonaro. E se no nordeste ta dando bolsonaro imagine no sudeste, sul, centro oeste. Man só quem gosta de miseria e migalhas vai votar nesse ladrão do lula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você talvez seja um idiota que vive roubando os outros. Quem mais crítica o Lula são os mais corruptos.

      Excluir
  2. Eu quero sim ele foi o melhor para as famílias carente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Familias carentes nã, e sim preguiçosos que se contentam com uma mixaria.

      Excluir
    2. se e louco cachueira deu deu 100 reais para as familias carentes e bilhoes não e milhoes não e bilhoes para os empresarios brasileiros e ainda diz que foi bom para as familias carentes

      Excluir
  3. Eu qero na eleição cadeia jamais

    ResponderExcluir
  4. Aceitar que dói menos, quem não pode com eles ajuntam se com eles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se juntar com ladrão pode ir preso também.

      Excluir
  5. Gente o voto é livre, cada um com sua opinião e seu voto!

    ResponderExcluir
  6. Eu quero lula nas eleições.

    ResponderExcluir
  7. Lula 2018 atura ou surta bb, e se não gostou morre que passa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lugar de ladrão é na cadeia, e de que apoia também.

      Excluir
  8. Lula presidente da papuda só se for. Tem muita gente cega que nao enxegar o estrago que esse camarada fez com o nosso pais, coloca um país no buraco e depois vem se credenciar como a solução! Kkkkk me compre um bode!

    ResponderExcluir
  9. Uma conta simples de se fazer meu estoque e de 100 reais tiro 20 dou de esmola fico com 30 é reponho no estoque 50 (o que acontece?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me dê os 50 do estoque que digo oq acontece

      Excluir
  10. Por isso que o resto do país desce a ripa no povo nordestino, principalmente o maranhense que dá uma boa margem de votos para o Santinho Lula que culpou sua falecida esposa pelos negócios "maracutaias". Kkkkk Acorda Povo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve ser muito sabido em pra kerer falar isso de quem vota no lula o povo vota em quer quando ver essas coisas um abestado como esse querendo julgar o povo vc não deve passar de um nada medito a intelectual e besta

      Excluir
    2. Os intelectuais estavam reunidos com o Lulalao em uma grande performance homossexual, já viu os vídeos e as fotos rolando no zap? É isso mesmo que Tú queres para nosso pais? Um chefe de quadrilha que apela sempre jogando os pobres contra os ricos? Que apoia terrorismo, homossexualismo e tudo que é contra a família cristã! Se for isso mesmo parabéns para você!

      Excluir
  11. Lula na cadeia! E os presos com cuidado pra não ser roubado!

    ResponderExcluir
  12. Todos queremos Lula !!!os imbecis da turma do BOLSAMINIUS. . Estão atordoado .. Todos antes eram .. Aécio .. Depois Sérgio Moro .. Depoiveio o desespero.. Lula la brilha uma estrela ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estrela dele e o sol vai ser quadrado depois do dia 24 kkkk

      Excluir
    2. Mais um bolsa família foi detectado!

      Excluir
  13. Quer dizer então que se o povo quer Lula estará absolvido? A questão não é essa. Lula é chefe de organização criminosa, roubou, foi condenado. Ratificada a pena, deverá ser preso, é simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imbecil, se o Lula é chefe de quadrilha o dizer do Aécio, Temer, e do Bolsonaro que recebe auxílio aluguel morando em Brasília?

      Excluir
  14. Dia 24 ta chegando pro lula kkk'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele já deve estar com o ku que não passa um fio de cabelo.

      Excluir
  15. Quarta feira direto p presídio

    ResponderExcluir
  16. Lula presidente, ja esta provado Lula e inocente !o melhor presidente! aceita que doí menos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por causa da tal balça esculhambação

      Excluir
    2. Provado que Lula é inocente? Kkkkk cara Tú vive em Marte só pode! Kkkkkk

      Excluir
  17. Bolsonaro 2018😎🇧🇷

    ResponderExcluir
  18. Vou já ligar para o juiz Sérgio moro.dia 24 de janeiro lula fica inelegível.obrigado

    ResponderExcluir
  19. Quem foi que elevou o nível do Brasil de pais subdesenvolvido pra sétima econômia mundial?só isso ele fez!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem doou a Petrobras na Bolívia parta os bolivianos? Quem montou a maior organização criminosa pra roubar a Petrobras no Brasil? Quem receber propinas de dinheiro publico desviado pelas empreiteiras? Claro que foi o bandido de 9 dedos.

      Excluir
  20. Lula na cadeia, Bolsonaro na presidência.

    ResponderExcluir
  21. Bolsonaro 2018 Lula na cadeia

    ResponderExcluir
  22. Lula 2018 ☛13🆘 PT já

    ResponderExcluir
  23. Imbecil??? Cara, em razão das acusações formais em desfavor de Lula, não somente em Curitiba, mas, também em Brasília, uma condenação em primeira instância a 9 anos, a quantidade de evidências noticiadas pela imprensa brasileira, indicando-o chefe de organização criminosa. Portanto, não fui eu que disse isso, são os fatos. Repito, ele foi condenado pela justiça do Brasil.

    ResponderExcluir
  24. O VERME DO LULA É UMA PARASITA PUTA QUE JÁ DEVIA ESTA NAS LATRINAS DA CADEIAS.

    ResponderExcluir
  25. GENERAL MOURÃO NA PRESIDENCIA OU TEREMOS UM FUTURO SOMBRIO.

    ResponderExcluir