Compartilhe essa Notícia:


O Ministério da Educação apresentou nesta quinta-feira (14) uma proposta para elaboração de nova base curricular para a formação de professores do ensino básico do País. A ideia do governo é que o documento seja referência para que instituições universitárias formem suas grades de disciplinas para cursos de licenciatura.

Uma das principais propostas previstas é a possibilidade de que graduados sejam submetidos a teste que permita exercer a docência. Para isso, uma das possibilidade é utilizar como base o resultado do Exame Nacional de Desemprenho de Estudantes (Enade). Hoje, a prova avalia instituições, alunos e cursos pré-selecionado anualmente.

“Ele [Enade] pode servir como habilitação à docência, se for obrigatório para todos os licenciandos e realizados todos os anos”, sugere o documento. Os universitários poderão fazer a prova durante ou após a graduação. A proposta prevê que o exame se torne parte integrante do processo seletivo de concursos públicos.

Análise

O texto apresentado pela pasta será analisado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), assim como aconteceu com a recém-aprovada Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, que define diretrizes para essa etapa de ensino, “reformada” pela gestão do presidente Michel Temer com o objetivo de dar autonomia a alunos.

Residência

Outra novidade proposta pelo Ministério da Educação é substituir o estágio por uma residência pedagógica. Essa é uma promessa antiga, que pretende que – assim como na Medicina – os estudantes de licenciatura aprendam no ambiente de trabalho, orientador por um docente. Essa prática já existe em instituições privadas do Brasil.

Fonte: Jovempan
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

3 Comentários

  1. Vc do blog deve postar nossos comentários. ...acredito que este blog seja democrático.

    ResponderExcluir
  2. Tem meu total apoio, metade das pessoas que prestam concurso pra professor não querem assumir a sala de aula.

    ResponderExcluir
  3. Em pocao de pedras só passa o Rogério

    ResponderExcluir