Compartilhe essa Notícia:



A Prefeitura de Pedreiras, por meio da Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo (FUP), reconhecendo o verdadeiro valor da nossa cultura popular, já investiu nos três anos da atual gestão do prefeito Antônio França, quase 220 mil reais nas festividades juninas, promovendo três edições do “Arraiá do Povo”.

Valorizando os fazedores de cultura popular, a Prefeitura de Pedreiras/FUP vem apoiando os grupos com incentivos financeiros; promovendo intercâmbio com outras cidades; propiciando locomoção para outros eventos, no intuito de promover a nossa arte; realizando festivais de quadrilhas juninas em âmbitos municipal e estadual, enfim, fomentando e desenvolvendo o fazer cultural no município de Pedreiras.

O Arraiá do Povo 2019 terá uma programação bem diversificada, contemplando os grupos da cultura popular pedreirense e com atrações de outras cidades do Maranhão e até de Teresina (PI). A festança vai até 28 de junho.

“A cultura emana do povo, é a identidade deste povo e cabe ao poder público apoiar as manifestações culturais. É exatamente o que faz a Prefeitura de Pedreiras/FUP: apoiar, incentivar, propiciar condições para a continuidade das manifestações populares na manutenção das tradições do nosso povo”, pontua Francinete Braga, presidente da FUP.

Neste ano cada um dos cinco grupos de quadrilhas juninas recebeu um incentivo no valor de 6 mil reais; a premiação do Festival Municipal de Quadrilhas Juninas 2019 será de 7 mil reais e outras despesas com jurados, alimentação, som e bandas para lançamento dos temas dos grupos, locação de espaços para ensaios, ajuda de custo para locomoção e outros, perfazem um total de R$ 43.345,00.

Edmilson Santos, coordenador da Junina Raio de Luz, afirma que o município apoia o movimento junino. “É uma contribuição de suma importância. Eu sempre falo que o maior patrocinador que o nosso grupo tem é a Prefeitura de Pedreiras, pois sempre dão o maior incentivo. De 2017 para cá tivemos uma alta significativa desses repasses, antes os valores não correspondiam ao que recebemos hoje”.

Domingos Viana, presidente da Junina Asa Branca fala da expectativa para o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas e do incentivo financeiro da Prefeitura de Pedreiras/FUP. “Todo mundo está ansioso para a disputa municipal, que já é tradição em Pedreiras, estamos vindo aí com o espetáculo ‘Cicatrizes, dores, lutas e conquistas’, contando um pouco da história das mulheres, do feminicídio, da força feminina, que apesar de todos os problemas que vivem vencem todas as batalhas. Em relação aos incentivos da Prefeitura de Pedreiras, o município nunca falhou, recebemos o incentivo também este ano e dentro do nosso orçamento se torna uma grande ajuda. O município é o maior investidor”, afirma.

“Nós fazemos a nossa parte, com responsabilidade, dentro do orçamento compatível com nossas possibilidades, mas nunca deixamos de apoiar, de promover, de ajudar a financiar, de ser partícipe dos brilhos dos nossos artistas. O poder público apoia, mas entendemos que a verdadeira cultura é feita pelo povo, com batalhas, lágrimas e alegria, o que resulta naquilo que o público vê, e esse esforço e dedicação não há dinheiro que pague”, ressalta o prefeito Antônio França.

O Arraiá do Povo 2019 conta com o apoio do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura. A programação no período de 26 a 28 será realizada no Largo do Goiabal.


PROGRAMAÇÃO DO ARRAIÁ DO POVO 2019

ARRAIAIS ITINERANTES NAS COMUNIDADES RURAIS

* Programação a partir das 19 horas
DIA 23/06 - PACAS
Dia 25/06 - TRINDADE
DIA 28/06 - MARIANÓPOLIS
* COM APRESENTAÇÕES CULTURAIS TODAS AS NOITES

DIA 26/06 – a partir das 20 horas
DANÇA CIGANA DE OLHO D’AGUAS DAS CUNHÃS
BOI E CARIMBÓ DE SANTO ANTÔNIO DOS LOPES
BOI BRILHO DA NOITE TRIZIDELA DO VALE
QUADRILHA JUNINA LUZEIROS DE BENEDITO
QUADRILHA JUNINA MATUTOS DO SERTÃO DE TRIZIDELA DO VALE
BOI DA JUVENTUDE DE MIRANDA DO NORTE

PALCO PRINCIPAL:  GABRIEL RODRIGUES E BANDA E HENRIQUE BORGES E BANDA

DIA 27/06
APRESENTAÇÃO ORQUESTRA ELISA LAGO (ESCOLA DE MÚSICA JOÃO MENEZES)
TAMBOR DE CRIOLA ENCANTOS DE SANTA BÁRBARA DE LIMA CAMPOS
CONCURSO MUNICIPAL DE QUADRILHA JUNINA:
1-      BAGACEIRA ALEGRIA;
2-      2-RAIO DE LUZ;
3-      3- ASA BRANCA;
4-      4- PRA LÁ DOS CAFUNDÓS
5-      BEIJA FLOR DO SERTÃO.
APRESENTAÇÃO ESPECIAL DA QUADRILHA JUNINA LUAR DE SÃO JOÃO DE TERESINA- PIAUI

PALCO PRINCIPAL ADRIEL LIMA E BANDA PÉ NO CHINELO

DIA 28/06
ZEQUINHA RIBEIRO E BANDA
GIL MENDES

FEIRA DE ARTESANATO
De 26 a 28 – a partir das 16 horas, com a participação do Trio de Forró "Peba na Pimenta", com Josivan Pereira, Bebeto e Tim Veras, no Palco Alternativo.

Com informações da Ascom-Pedreiras

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários