Compartilhe essa Notícia:


A conta de luz vai ficar mais barata a partir da próxima quarta-feira (28). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou terça (20) uma redução média de 7,8% nas tarifas de energia cobradas pela Celesc, responsável pelo abastecimento de cerca de 3 milhões de unidades consumidoras em 264 cidades do Estado.

Para os consumidores residenciais, o desconto é ainda maior, de 9,77%. Segundo a Celesc, os novos valores fazem da tarifa residencial aplicada pela empresa a segunda menor entre todas as concessionárias de distribuição de energia do país.
Para consumidores de baixa tensão, como empresas, a redução será de 9,16%, e para os de alta tensão, como indústrias, será de 5,53%. Os novos índices valem até 21 de agosto do ano que vem.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. No caso da Celesc a Aneel informou que  o pagamento do empréstimo da Conta ACR e ajustes em rubrica da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) contribuíram para reduzir o reajuste em aproximadamente -6,87%. Houve ainda redução dos custos com aquisição de energia, – 0,67% no cálculo do reajuste.



Já na Cemar, a redução média foi de -3,82% para 2,5 milhões de unidades consumidoras 
de 217 municípios Maranhenses. A alteração na tarifa também começa a valer dia 28 de agosto. O efeito para os consumidores residenciais a redução será de 4,16%. Para os atendidos na baixa tensão, como agropecuárias e cooperativas rurais, a queda será de 3,81% e para os atendidos na alta tensão, como indústrias e shoppings, a redução será de 3.89%.

"A Conta-ACR foi um mecanismo de repasse de recursos às distribuidoras para cobertura dos custos com exposição involuntária no mercado de curto prazo e o despacho de termelétricas entre fevereiro e dezembro de 2014. Para lastrear a conta, a CCEE [Câmara de Comercialização de Energia Elétrica] foi autorizada a contratar operações de crédito com os bancos, ressarcidas pelos consumidores a partir de novembro de 2015, mediante recolhimento de encargo na tarifa de energia elétrica até abril de 2020", disse a Aneel.

Parte dos recursos foi usada para pagar os credores e outra parte ficou guardada em uma conta de reserva. Segundo a agência reguladora, em setembro deste ano, o saldo dessa conta de reserva será suficiente para cobrir o saldo devedor.


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

3 Comentários

  1. Marketing fraco esse do governo do estado diminui a energia e aumenta os combustíveis e alimentos do que adianta eita governo do estado pra mentir esse do Maranhão afff

    ResponderExcluir
  2. CEMAR eh a empresa de pior serviço no estado do Maranhão talvez até no Brasil arrecada muito e investe pouco .

    ResponderExcluir
  3. Dino não ganha mais nem pra porteiro de cabaré esse marketing eh fraco que dói

    ResponderExcluir