Compartilhe essa Notícia:

A ação garante abastecimento para mais de 9 mil pessoas ( Foto: Hil Neto)

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), em parceria com a Prefeitura de Esperantinópolis, entregou na manhã desta sexta-feira (14), dois poços para ampliar o Sistema de Abastecimento de Água do município de Esperantinópolis. A ação, que faz parte do programa Água Para Todos, vai assegurar o abastecimento para mais de 9 mil pessoas do povoado Jiquiri e do bairro Jovitão. Ao todo, foram R$1.016.654,66 em investimentos para promover acesso regular a água potável para a população daquelas regiões.

Participaram do evento de entrega o presidente da Caema, André dos Santos Paula; o prefeito de Esperantinópolis, Aluísio Carneiro Filho; lideranças políticas, vereadores e moradores da comunidade. Os dois poços perfurados pela Caema já estão em operação. O poço do povoado Jovitão tem vazão de 50 mil litros de água por hora e atende aproximadamente 6.670 moradores.

Maria Célia Alves Ferreira, moradora do bairro Jovitão, fala que mora na localidade desde 2012, mas que desde o ano de 2005 a região sofria com a falta d’água. “Graças a Deus chegou esse dia tão sonhado para a nossa comunidade receber este poço, pois há anos não temos abastecimento regular de água, o que nos salvava eram os carros pipas. Todos ficamos muito felizes com a iniciativa do prefeito para solucionar esse problema e melhorar a nossa situação, porque sem água não tem como ter qualidade de vida”, declarou.



O morador Antônio Damião Neto relatou as dificuldades da comunidade no Jovitão e da esperança de dias melhores com mais água nas torneiras. “Já chegamos a ficar até 15 dias sem água, o que nos obrigava a buscar no açude, que fica a mais de 1 quilômetro, com lata na cabeça. Algumas administrações anteriores, conhecedoras do nosso sofrimento, prometeram furar um poço para nós, mas só agora podemos ficar mais tranquilos com a certeza de que não ficaremos mais desabastecidos por tanto tempo. Agora temos água potável nas casas e a tendência é só melhorar”, disse o morador.

Outro poço entregue está localizado no povoado Jiquiri, com vazão de 20 mil litros por hora e atende mais 2.666 pessoas. “Agora está bom demais, pois não tínhamos água, mas agora temos. É uma benção. Antes era só no carro pipa, uma, duas vezes na semana, e quando o carro quebrava, nem vinha. Está excelente”, falou João Barbosa Lima, morador de Jiquiri.


André dos Santos Paula, presidente da Caema, disse que a entrega dos sistemas, que de imediato já estão levando água para 9.332 moradores, foi resultado de mais um compromisso cumprido pela prefeitura em parceria com a companhia e que os investimentos foram mais de R$1.000.000,00. “Os poços fazem parte dos esforços para suprir demandas desse povo e aumentar a oferta de água potável e pronta para o consumo da população”, finalizou.

O prefeito da cidade, Aluísio Carneiro Filho, relembrou das dificuldades enfrentadas pela população durante a solenidade de entrega. “Nós tínhamos uma deficiência muito grande na distribuição de água nessas regiões, então desde que assumi a prefeitura, passamos a atendê-los com abastecimento alternativo por meio de carros-pipas, mas não era tão satisfatório a todos. Sem contar que também enfrentávamos sinistros, como, por exemplo, a quebra desses carros; o que impossibilitava que a água chegasse para a comunidade”, declarou o prefeito.

Com informações Carlos Barroso
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. Continuamos sem água aqui na chapada da serra do jiquiri, dependemos do carro pipa, quando bem quer aparece. Anos nesse sofrimento sem termos água e é porque fica só a 3 km da sede de Esperantinópolis,

    ResponderExcluir
  2. Cadê prefeito Aluisinho o poço na serra do jiquiri que você prometeu fazer? Disse que não era o ex prefeito Raimundinho que prometeu fazer o poço e não cumpriu" então chegou o tempo de pedir voto estamos esperando a desculpa prefeito Aluisinho, então você é igual ao ex prefeito Raimundinho. Só fica na promessa.

    ResponderExcluir