Compartilhe essa Notícia:


Hoje (18), o Blog esteve na Avenida Rio Branco, Centro Comercial da cidade de Pedreiras, onde funciona centenas de estabelecimentos fortes e que empregam grande número de pessoas. Imagens registradas pelo blog confirmam imagens que todo o comércio não-essencial está devidamente fechado e seguindo as diretrizes do novo decreto, que é mais rigoroso que o anterior. 

Agora, não é mais permitido que os comerciantes deixem sequer uma porta aberta para receber pagamentos dos clientes. Os estabelecimentos que desobedecerem às diretrizes do decreto estão sujeitos até ter cassado o alvará de funcionamento.

O que se observou, quando o comércio em geral esteve aberto há pouco tempos é que não foi registrado aglomerações, uma vez que os donos de estabelecimentos tomaram providências para evitar multidões dentro das lojas, sempre colocando equipes de funcionários para restringir o número de pessoas, colocando álcool em gel à disposição e pias para lavar as mãos. Ou seja, todas as medidas necessárias foram tomadas para evitar as perigosas aglomerações de pessoas. (Leia sobre isso AQUI). 

Porém, alguns setores da população passaram a acreditar que a classe dos comerciantes era a culpada pelo crescimento no número de casos de coronavírus na cidade, e em decorrência, o comércio acabou fechando as portas novamente. 

Em verdade, concentrações de pessoas são vista todos os dias nas agências bancárias e correspondentes bancários da cidade. Isso é fato. 

A dúvida sobre até quando permanecerá o fechamento das lojas é algo que preocupa não só os empresários, mas todos os cidadãos que reconhecem a importância da economia, uma vez que esses estabelecimentos, além de oferecerem mercadorias ou produtos que moradores de toda região precisam adquirir, empregam milhares de jovens, pais e mães de famílias na cidade.

Infelizmente, quanto mais o tempo passa, menos condições os empregadores têm de manter o pagamento aos funcionários, que agora estão afastados do serviço, que não gera mais recursos. Tal situação tende a gerar uma crise grave capaz de atingir todas as classes sociais.

Quanto tempo o comércio permanecerá fechado? O governo, seja ele municipal, estadual ou federal, tem condições de manter uma estratégia para cuidar dos trabalhadores por um longo período? O que fazer para que as pessoas continuem mantendo o seu padrão de vida? Enquanto a população não ouvir respostas seguras e otimistas quanto à essas dúvidas, o medo de que uma crise séria ocorra ainda atingirá muitos.

Estamos vivenciando a pior crise econômica da história do nosso país, e PEDREIRAS vai ser atingida em cheio.





  









⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

18 Comentários

  1. Os empresários tem que juntar dinheiro. Pq as eleições tá bem aí já.
    Agora é a vez do liso ajudar os empresários.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente uma reportagem consciente e independente, parabéns meu caro Carlinhos!

    ResponderExcluir
  3. Blogueiro Carlinhos, entendo sua parte, pois ganha seu sustento desses comerciantes anunciantes em seu blog, mas estamos em uma situação de pandemia e todos corremos o risco de morte, ao estarmos nas ruas ou dentro destes estabelecimentos comerciais, onde tem sim aglomerações de pessoas. Pode ver que nessas lojas só ficam os funcionários, pois os dono ficam em isolamento, deixando o risco para os empregados deles.

    ResponderExcluir
  4. Tem alguém que se acha novo, vigoroso, bem de saúde, então se acha um super herói e vai pra rua. Pode até ser que ele contraindo o coronavírus não adoeça, mas traz para dentro de casa que geralmente tem idosos com doenças de risco, aí é que o bicho pega.

    ResponderExcluir
  5. Quem tem pessoas idosas em casa ou com alguma comorbidade, tenham amor por essas pessoas e não as coloquem em perigo, fique em casa e quando precisarem sair, que usem a máscara e álcool gel. Essa doença vai ter uma solução até agosto, é só ter paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agosto de Deus !

      Excluir
    2. E qual o recado q vc dar para bombeiros, médicos, seguranças, policiais, frentistas, atendentes de supermercados e tantas outras pessoas q não podem ficar em casa e q tbm tem idosos e pessoas de risco em casa?

      Excluir
  6. Carlinhos no lucindo zona rural de poção de pedras, tem o primeiro caso confirmado de covid 19,lá é um descaso comunidade em pânico porque o infectado continua na rua bebendo nos bares a vigilância sanitária nunca foram lá inclusive ele pegou do motorista q leva os agentes de saúde p vacinar as crianças, tem outros suspeitos já avisaram a secretaria de saúde e nunca pronunciaram, acho ñ colocaram nos casos confirmados saiu hoje resultado

    ResponderExcluir
  7. Uma curiosidade: alguém é obrigado entrar em loja de roupa, calçado, eletro/eletrônico, ir a salões, academias etc?

    ResponderExcluir
  8. Quem poder deve ficar em casa.aqueles que acham que o comércio tá causando aglomerações..!! deve ser pessoas que estiveram lá nas vésperas dos natais dos anos 80, compraram fiado e nunca mais voltaram para pagar, e ainda hoje tem aquela lembrança daquela multidão. Hoje os tempos são outros, Ninguém tem culpa dessa pandemia: a não ser os chineses e os políticos brasileiros que nunca cuidaram do mínimo do que deveriam, educação, segurança e SAÚDE. O comercia tá longe disso.

    ResponderExcluir
  9. Uma ótima reportagem, para uma reflexão sobre a pandemia. O isomento social é defendido pela ciência e os médicos, adotada pelos governadores e prefeitos, contra a vontade do Presidente da República, que embora não sendo médico, indica remédio, tem um ministro da saúde (interino) que não é mediico, está contra a ciência e os demais gestores publicos do país. Com uma dissonância dessa só poderia acabar dando no que estamos vendo e vivendo. Claro, a dificuldade será sem tamanho para todos, primeiro para os pobres , os autônomos, empregados, pequenas, médias e grandes empresas, todos sofremos e sofreremos as consequências. Agora, de que adianta termos empregos se estamos mortos? Sem uma vacina essa doença só se alastra. O Presidente tem culpa, sim!!!! Ele é o líder (ao menos deveria) da nação, como se fosse um pai de família, deveria está em consonância com todos não sozinho com as suas ideias e um bando de imbecis o aplaudindo, ao menos até que perde um parente. O certo é que estamos todos!!! Em uma situação muito dificil. Creio que esta doença ainda vai matar muito mais, quando ela chegar as periferias das cidades, ainda não chegou lá.

    ResponderExcluir
  10. Vai ter muitas pessoas que vai perder emprego, isso nao fato é a realidade.

    ResponderExcluir
  11. Pagaram quanto p essa matéria ?

    ResponderExcluir
  12. Vem me dizer que comerio não causa aglomerações so pode ser brincadeira kkk

    ResponderExcluir
  13. Isso é um absurdo, fechar tudo assim não adianta nada , mesmo o comércio fechado os casos de coronavírus aumenta a cada dia ,não só os comerciantes estão sendo prejudicados mais os trabalhadores e os consumidores também!
    Essa é minha opinião




    ResponderExcluir
  14. Quando estava aberto e causava aglomeração era culpa do prefeito, agora fechado é culpa do prefeito também.

    ResponderExcluir
  15. Comércio fechado não resolve, já estar é desempregando muita gente, quem escapar do covid vai morrer de fome, em Maringá o comércio nunca fechou e lá tem poucos casos confirmados e pouquíssima mortes, no Mato Grosso do Sul tbm, etc.... esse negócio de fechar comércio é coisa de comunista, só precisava conscientizar as pessoas pra se prevenirem, usando máscaras e higienizando as mãos sempre que necessário, em todos os comércios deveria ter uma pia com água e sabão na entrada, os governantes tem culpa sim quanto a saúde por não ser de qualidade, uma cidade no porte de Pedreiras não tem um hospital público descente, como em muitas e muitas outras tbm, não tem porque querem encher os bolsos, dinheiro vem muito, Pedreiras nem remédio tem, o pouco que chegou eles estavam dividindo o tratamento pra duas pessoas e já acabou, por isso que morre muita gente, não estão fazendo o tratamento correto, em muitos estados não estão usando a cloroquina por pura maldade, o remédio é bom mas é barato e acaba com a pandemia e isso não interessa aos políticos corruptos, pois vai acabar com a farra deles que está grande, preferem superfaturar respiradores e caixões e mandar cavar covas, nas vão pagar caro, Deus não dorme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um idiota, quem não pensa como você é comunista?

      Excluir