Compartilhe essa Notícia:

Ao todo, 458 mil pessoas apresentaram pelo menos um dos sintomas investigados pela pesquisa. O número é menor que o estimado no mês de julho, quando 485 mil pessoas relaram ter algum dos sintomas.

Entre os sintomas investigados pela pesquisa estão febre, tosse e dor de garganta. — Foto: Joana Caldas/G1


Em agosto, caiu o número de maranhenses com síndrome gripal. Ao todo, houve o registro de 458 mil pessoas (6,5% da população do estado) que apresentaram pelo menos um dos sintomas investigados pela pesquisa, como febre, tosse e dor de garganta.

O número é menor que o estimado no mês de julho, quando 485 mil pessoas relaram ter algum dos sintomas.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid 19), divulgados na última quarta-feira (23), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa aponta que, quanto aos sintomas conjugados: perda de cheiro ou sabor; febre, tosse e dificuldade de respirar; e febre, tosse e dor no peito, o Maranhão registrou queda, de 131 mil pessoas em julho, para 68 mil em agosto.

Das pessoas que apresentaram sintomas conjugados, 25 mil buscaram atendimento em estabelecimento de saúde como postos de saúde, pronto-socorro, hospital do SUS ou privado.

Já entre os que apresentaram sintomas isoladamente, 82 mil procuraram atendimento.

Os resultados da pesquisa apontam também que 522 mil pessoas (7,4% da população) realizaram algum teste para diagnóstico da Covid-19 desde o início da pandemia até agosto de 2020, no Maranhão. Até julho, 433 mil pessoas haviam se submetido a teste.

Outro dado relevante apresentado pela edição de agosto da PNAD COVID 19, diz respeito à presença de itens básicos de limpeza e proteção nos domicílios.

Estavam presentes nos lares maranhenses:

Sabão e detergente - em 99,4% dos domicílios

Álcool 70% ou superior (em gel ou líquido) - em 95,6 dos domicílios

Máscaras - em 99,3% dos domicílios

Luvas descartáveis - em dos domicílios 30,1%

Água sanitária ou desinfetante - em 98,3% dos domicílios

Coronavírus no Maranhão

Nessa quarta-feira, o Maranhão registrou 777 novos casos de infecção e nove mortes por Covid-19, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A atualização foi divulgada na noite de quarta-feira (23).

Com a atualização, o estado já soma 169.690 casos, 3.683 mortes e 160.328 recuperados pela doença. A secretaria afirma que 796 pessoas receberam alta médica no estado nas últimas 24 horas.

Dos novos casos registrados nesta quarta, 85 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 18 em Imperatriz e 674 nos demais municípios do estado. O estado possui 4.993 casos sob suspeita.

Fonte - G1 Maranhão

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários