Compartilhe essa Notícia:


O Hospital Regional Dr. Rubens Jorge, em Lago da Pedra, tem sido um importante equipamento de saúde na região do Pindaré. A unidade de saúde foi entregue pelo Governo do Estado em junho deste ano para fortalecer a rede pública de saúde na pandemia do novo coronavírus e posteriormente ser absorvida pela rede estadual.

Com a redução dos casos no estado, a unidade já realiza atendimentos clínicos e cirúrgicos. O equipamento soma-se ao trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para reforçar a assistência na região.

“O hospital foi entregue para ser útil à comunidade durante a pandemia, mas hoje é uma unidade que atende outras clínicas, conforme o perfil da região e a demanda reprimida que já existe aqui. Faz parte de uma política de saúde do Governo do Estado para ampliar sua capacidade instalada e regionalizar a saúde pública especializada no Maranhão”, destacou Marcos Grande, presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), que gerencia a unidade.


O Hospital Regional Dr. Rubens Jorge funciona atualmente com 64 leitos, dentre eles, 10 Leitos UTI, 22 leitos de clínica médica, 22 leitos cirúrgicos e 10 leitos Covid. No mês de outubro, o hospital iniciou a realização das cirurgias eletivas. Foram realizados procedimentos de média complexidade como retirada de útero (histerectomia), fimose, retirada de apêndice, totalizando 43 procedimentos cirúrgicos no mês. Cirurgias de catarata foram realizadas no final do mês de outubro e em dois dias o hospital atendeu 214 pessoas e realizou 167 cirurgias.

“A abertura do centro cirúrgico do nosso hospital em Lago da Pedra foi de grande importância tanto para a cidade quanto para os municípios vizinhos. Estamos funcionando hoje com 100% da nossa capacidade, com 64 leitos, que englobam UTI, leitos de clínica médica, cirúrgicos e leitos específicos para Covid-19”, afirmou Solange Vieira, diretora administrativa do hospital. 

A unidade de saúde continua atendendo pacientes com Covid-19 encaminhados pelas unidades básicas de saúde da região. Dona Tereza Machado da Silva é uma dessas pacientes. A idosa de 76 anos de idade é do município vizinho, Lago do Junco, chegou ao hospital para tratamento do coronavírus e está internada há seis dias. 

“Do jeito que eu cheguei aqui, nem pensei que fosse sair mais. Estou me sentindo bem melhor. Estão cuidando muito bem de mim nesse hospital. Bom demais. Só quero ficar boa e voltar pra casa. Melhor hospital que esse aqui na região ainda não vi não”, analisou Tereza Machado.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários