Compartilhe essa Notícia:

"Por que não se esforçaram para trazerem o curso de medicina na UEMA ou na UFMA de Bacabal?", questiona a população nos grupos.

Pitágoras de Bacabal-MA


A matéria publicada pelo Blog do Carlinhos intitulada "Curso de Medicina será instalado em Bacabal neste ano(Leia AQUI) teve ampla repercussão nos grupos de Whatsapp daquele município. Muitas pessoas aplaudiram e elogiaram a instalação do curso de medicina através da Faculdade Pitágoras, que está na cidade há aproximadamente três anos.

No entanto, outros internautas criticaram a postura dos políticos da cidade, que comemoraram a implantação de um curso na instituição particular, em vez de se esforçarem para trazer o mesmo curso para uma das instituições públicas que têm na cidade, que são a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) ou Universidade Federal do Maranhão (UFMA), beneficiando assim a população mais humilde, que não têm condições de arcar com a cara mensalidade de uma faculdade privada. 

Em São Luís, o curso de medicina chega a custar até R$ 9.000 a mensalidade, tornando o seu ingresso possível apenas para famílias de renda muito alta. 

Com base nisso, os críticos começaram a questionar a razão da falta de interesse dos políticos em tornar o curso acessível, uma vez que sua implantação na rede particular o deixará ao alcance de poucos. 

Muitos também expressaram curiosidade em saber "quem é o pai da criança", isto é, o responsável por essa decisão. Talvez seja a faculdade particular, que visa lucro através do curso. Porém, se "o pai da criança" for a classe política, então eles deveriam ter usado esse mesmo esforço para levar o curso de medicina para as instituições públicas, a exemplo do município de Caxias que possui o curso de medicina na UEMA. 

Veja os comentários dos internautas em grupos de Whatsapp:

"Os blogueiros divulgam nas redes sociais que o ex-senador João Alberto, o deputado federal João Marcelo estão há seis anos "lutando", "se esfolando", 'tirando das tripas e do coração" para arrumar o curso de medicina para Bacabal. Mas por que só agora que a Pitágoras veio que fizeram isso? Quanto tempo temos a UFMA, que foi criada até mesmo antes da Av. João Alberto? A UEMA também é antiga... nove mil reais a mensalidade para fazer um curso desse, a maioria não tem condição", disse Paulo César.

"Para mim vai ser bom essa faculdade de medicina aqui. Não importa quem trouxe ou quem não trouxe. Estão trazendo uma movimentação econômica boa para Bacabal, o pessoal de fora vem fazer o curso aqui e movimenta a economia, a rede imobiliária, tudo. Isso é ótimo, deixa esse povo ser o "pai da criança" rapaz, tem que trazer é benefício para a cidade, pô, girar o dinheiro", frisou outro internauta  


"Eu sei que o desenvolvimento é bom, mas foi obrigado um cara vir lá de fora e montar um negócio aqui em Bacabal, que é a Pitágoras. Quantos anos tem a Pitágoras em Bacabal? Agora, quantos anos tem a UFMA? Quanto tempo tem a UEMA? Eu não sou contra a vinda desses cursos, que venham mais, só quero dizer é que os humildes não vão ter oportunidade, só os ricos", respondeu outro no mesmo grupo

"Quem trouxe a UFMA para Bacabal foi o João Alberto de Sousa quando era Governador do Estado, ou vice, ou algo assim... então, ele e o filho agora estão se vangloriando, sendo os pais da criança e estão dizendo que se não fosse eles não vinha o curso".

"Imagina os pistolão e os padrinho... e com o déficit de quase 75% do pessoal que não fez o curso do ENEM esse ano? E os 25% que fizeram? Tu acha que nesses 25% não tem pistolão e padrinho para colocar na faculdade? Tu acha que é mais fácil para quem entrar numa faculdade de medicina em Bacabal? Meu filho ou o filho de um "bacana"?"

Universidade Estadual do Maranhão - Campus Bacabal

Universidade Federal do Maranhão - Campus Bacabal

Mais informações

- Curso de Medicina será instalado em Bacabal neste ano: https://www.carlinhosfilho.com.br/2021/01/curso-de-medicina-sera-instalado-em.html

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

10 Comentários

  1. Isso é propina.

    Faculdade dessa faz esquema pra injetar no rabo desses políticos uma porcentagem do lucro exorbitante que vão ter. Imagine uma turma de 70 alunos pagando mensalmente 9000 mil reais, multiplicado por 12 períodos??

    Faculdade pública não é do interesse desses corruptos.

    ResponderExcluir
  2. E vcs não sabem o porque ? 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️

    Essa autorização foi através de edital do mais médicos que na época a FEBAC com o secretário de saúde na época fizeram o cadastro de bacabal, e que posteriormente foi selecionado a cidade.


    E a faculdade no momento oportuno passou também pelo edital que era direcionada as particulares.

    🤷🏻‍♂️🤷🏻‍♂️🤷🏻‍♂️🤷🏻‍♂️

    ResponderExcluir
  3. Só acho q vai ser um curso pra classe média da região... Quanto será a mensalidade? No Ceuma tá quase 8 mil

    ResponderExcluir
  4. Se pensar só na formação , pode ser. Porém pense no inúmeras de comerciantes que vai ganhar com todas essas famílias ricas vindo pra bacabal. Todos ganham

    ResponderExcluir
  5. Entendo, então as Ufma e uema n faria isso?

    ResponderExcluir
  6. Mesmo sendo na pública, 70% do que passam no concurso são de classe média alta

    ResponderExcluir
  7. Será se a ufma e uema n tinha estrutura pra ter um curso desse a nível público? Afinal o Estado tem hospital escola que é o laura

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz que bacabal finalmente tenha conseguido, só q me deixa triste que eu q sonho em fazer medicina lá n poderei fazer, ou eu passo nesse tal de Enem ou uema, e na uema terei q ir embora. Eu e muitos jovens Bacabalenses q são pobres

    ResponderExcluir
  9. Se os alunos já reclamam dessa faculdade tanto em bacabal como em São Luís.. como vai ser esse curso de medicina SOCORRO,😱

    ResponderExcluir
  10. E as "máscaras" do nosso passado recente político?
    Aqui em nosso Brasil vivemos conseqüência do nosso passado político recente (2 décadas).

    Fome, falta de moraria, atraso, escolas ruins, falta de hospitais: concreto...
    O resto são frasinhas:

    Nada fez em 13 anos para esse mal brasileiro horroroso. Apenas propagandas e propagandas e publicidade. Frasinhas.

    O PT© pratica lavagem cerebral. Vejamos:

    Trazendo a mente algo bem recente na política. Observe:
    Com a "Copa das Copas®" do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! A Copa das Copas®, do PT© e de lula©.

    Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®?
    Eis:

    Mas apenas um frio slogan, o LUGAR DE FALA do Petismo® (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos desubstancializados. Sem corporeidade.

    Aqui a superficialidade do PETISMO®:
    Apenas signos descorporificados. Sem substância. Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Propaganda:
    Nem tudo que é legal é honesto:
    0. “Pronatec©”
    1. “Pátria Educadora™” [Buá; Buá; Buá].
    2. “Coração Valente©” (super fake)
    3. “A Copa das Copas®”
    4. “Fica Querida©”
    5. “Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
    6. “Foi Golpe®”
    7. “Fora Temer©”
    8. “Ocupa Tudo®”
    9. “Lula Livre®”
    10. “®eleição sem Lula™ é fraude” [kuá!, kuá!].
    11. “O Brasil Feliz de Novo®” (fake)
    12. “Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkk]
    13. “Ele não®”.
    14. “Minha Casa, Minha Vida©”
    15. “Saúde não tem preço®”
    16. “Haddad® agora é verde-amarelo®” [rsrs].
    17. “Bolsa Família®”
    18. “LUZ para todos™”(kkk).
    19. (…e agora…): “Ninguém Solta a Mão de Ninguém©”
    20. “Água para todos©” (é mesmo?)
    21. “Mais Médicos®”,
    22. PT® = “Controle social da mídia” [™] (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
    23. “Brasil Carinhoso©” [que momento açucarado].
    24. “bela, recatada e do lar®” PT é uma piada ridícula!
    25. “Rede cegonha©”
    26. “SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.

    PT© é vigarista e aderente ao charlatanismo.

    Vive de ótimos e CALCULADOS mitos propagandísticos.

    O PT© vive de lavagem-cerebral.

    O tal de: “me engana que eu compro”. PT® e PCdoB® são o Kitsch políticos. Bregas e barangos. Nivelam tudo por baixo. A arte, a cultura e a educação. Sobretudo a educação dos curumins e curuminhas de todo o Brasil.

    ResponderExcluir