Justiça cassa mandato do vereador Robério Carrias de Capinzal do Norte
A chapa a qual o vereador foi eleito é suspeita de colocar mulheres como candidatas laranjas
Capinzal do Norte é notícia em todo Maranhão depois que uma chapa inteira foi cassada pela Justiça Eleitoral. O fato se deu por conta de duas candidaturas para vereador pelo PP terem sido consideradas "laranjas". A chapa fazia parte do grupo de Daeli Miranda, candidata a prefeita que foi derrotada por André Portella na eleição municipal passada.
A informação é de que a chapa do Partido Progressistas colocou duas mulheres candidatas à vereadoras, apenas para cumprir a exigência obrigatória de ter uma parcela de candidatos de sexo feminino.
Ocorre que nem as próprias candidatas votaram nelas, pois os registros mostram que Darquivone Oliveira Alveira e Nayrane Aragão Valério da Silva obtiveram o percentual de votos de 0.0%, o que despertou a suspeita da Justiça de que elas estavam com candidatura laranja.
Diante dessa situação, a juíza eleitoral de Santo Antônio dos Lopes, responsável pelas eleições no município de Capinzal do Norte, resolveu cassar a chapa. Para a magistrada, as candidatas tinham plena consciência de que os processos de candidaturas de ambas estavam montados somente para cumprimento da cota/gênero e, com isso, legitimar a participação do partido naquelas eleições.
Os advogados recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral em São Luís e, caso não tenham êxito, vão ao TSE em Brasília.
Trecho da decisão
3 Comentários
Uma dúvida: o referido vereador recorreu permanecendo no cargo ou teve que se afastar e o suplente assumiu sua vaga ?
ResponderExcluirQueria saber se o vereador recorreu estando ainda no cargo ou recorreu afastado e o suplente assumindo sua vaga ?
ResponderExcluirBem feito isso acredito que de agora pra frente vão pensar 2 vezes antes de colocar o nome pra ser laranja
ResponderExcluir