Compartilhe essa Notícia:

A chapa a qual o vereador foi eleito é suspeita de colocar mulheres como candidatas laranjas

Capinzal do Norte é notícia em todo Maranhão depois que uma chapa inteira foi cassada pela Justiça Eleitoral. O fato se deu por conta de duas candidaturas para vereador pelo PP terem sido consideradas "laranjas". A chapa fazia parte do grupo de Daeli Miranda, candidata a prefeita que foi derrotada por André Portella na eleição municipal passada. 

A informação é de que a chapa do Partido Progressistas colocou duas mulheres candidatas à vereadoras, apenas para cumprir a exigência obrigatória de ter uma parcela de candidatos de sexo feminino. 

Ocorre que nem as próprias candidatas votaram nelas, pois os registros mostram que Darquivone Oliveira Alveira e Nayrane Aragão Valério da Silva obtiveram o percentual de votos de 0.0%, o que despertou a suspeita da Justiça de que elas estavam com candidatura laranja.

Diante dessa situação, a juíza eleitoral de Santo Antônio dos Lopes, responsável pelas eleições no município de Capinzal do Norte, resolveu cassar a chapa. Para a magistrada, as candidatas tinham plena consciência de que os processos de candidaturas de ambas estavam montados somente para cumprimento da cota/gênero e, com isso, legitimar a participação do partido naquelas eleições. 

A decisão dela cassou o mandato e anulou os votos do vereador Robério Carrias, que foi eleito no PP no grupo de oposição, mas que atualmente está no grupo do Prefeito André Portela. 

Os advogados recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral em São Luís e, caso não tenham êxito, vão ao TSE em Brasília. 

Trecho da decisão 


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

3 Comentários

  1. Uma dúvida: o referido vereador recorreu permanecendo no cargo ou teve que se afastar e o suplente assumiu sua vaga ?

    ResponderExcluir
  2. Queria saber se o vereador recorreu estando ainda no cargo ou recorreu afastado e o suplente assumindo sua vaga ?

    ResponderExcluir
  3. Bem feito isso acredito que de agora pra frente vão pensar 2 vezes antes de colocar o nome pra ser laranja

    ResponderExcluir