Compartilhe essa Notícia:

Léia Pereira do PT 


Baseado em parecer técnico do Ministério Público Eleitoral, a Justiça condenou, Lenice Pereira Castro de Abreu, mais conhecida pelo apelido de “Léia Pereira", candidata a prefeita de Bernardo do Mearim (MA), a devolver R$ 41.989,20, para o fundo do Tesouro Nacional, devido a irregularidades na prestação de contas da campanha eleitoral de 2020. Léia Pereira (PT) perdeu a eleição para Júnior Xavier (PDT).

Leia trecho da sentença assinada pelo Juiz da 67ª Zona Eleitoral, Artur Gustavo Azevedo do Nascimento.

“Em relatório conclusivo opinou-se pela desaprovação das contas, tendo em vista que não foram apresentados os extratos bancários das respectivas contas de campanha, impedindo uma aferição da real movimentação financeira declarada, despesas realizadas com combustíveis sem o correspondente registro de locações, cessões de veículos, publicidade com carro de som ou despesa com geradores de energia, doações com informações divergentes, ausência de documento idôneo sobre os gastos do FEFC e divergências financeiras. Ademais, houve fornecedor inscrito em programa de benefício social. Aberta Vistas ao representante do Ministério Público Eleitoral, o parquet manifestou-se pela DESAPROVAÇÃO das contas prestadas pelo candidato, na forma do art. 74, III da Resolução TSE nº 23.607/2019.” Sentença de 6 de julho de 2021.

A defesa de Léia Pereira entrou com recurso para parcelar o recolhimento dos quase 42 mil reais; no dia 18 de agosto do corrente, o Juízo Eleitoral atendeu à solicitação. Léia Pereira será responsável pelo pagamento de 80 parcelas no valor de R$ 524,87, até o dia 20 de cada mês. A primeira começa no próximo mês (20.10.202).

Tem mais gente do PT...

Lembrando que os candidatos a vice, Neto Veado (PT) – cassado, e Jeane do Mica (PT), na chapa de Léia Pereira, também foram citados na sentença.


Portanto, a ex-candidata pelo PT reconheceu as irregularidades em sua campanha para a prefeitura de Bernardo do Mearim nas eleições de 2020, não se nega a devolver o dinheiro utilizado sem a devida comprovação, e solicitou o parcelamento do mesmo, sendo atendido pelo Juiz Artur Gustavo.

Cuidado

Caso venha atrasar as parcelas, Léia Pereira, Neto Veado e Jeane do Mica, correm riscos de ficarem inelegíveis para 2024.

“O descumprimento desse pagamento pode gerar uma ação posterior do Ministério Público com relação ao dano do erário público, já que aqueles recursos são oriundos de nossos impostos, e que pode ocasionar caso de improbidade administrativa e ilegibilidade”, opinou Dr. Jonatas Ribeiro, jurista ouvido pelo blog do Carlinhos.


Mais

As contas de campanha do candidato Júnior Xavier do PDT, eleito prefeito de Bernardo do Mearim, nas eleições de 2020, foram aprovadas.


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

5 Comentários

  1. Detalhe ela é do partido das trevas discípula do ladrao lula

    ResponderExcluir
  2. essa é uma pobre coitada , entrou de gaiata no navio .Gerônimo pegou o dinheiro e ela foi quem se complicou.pobre oposição de Bernardo do Mearim

    ResponderExcluir
  3. é do PT, esperar o que né?

    ResponderExcluir