Compartilhe essa Notícia:


Em vista dos acontecimentos registrados no último dia 31 de março, em que o advogado Dr. Bento Vieira fez ameaças veladas ao delegado Daniel Moura, então titular da DP de São Luís Gonzaga do Maranhão, bem como a seus filhos menores de idade, a Associação dos Delegados de Policia Civil do Estado do Maranhão (ADEPOL) emitiu uma nota de repúdio às palavras do advogado.

Veja o que disse Dr. Bento sobre o delegado clique aqui ...

Segundo a nota, a atitude do advogado não condiz com a compostura esperada da profissão a qual ele exerce, devendo ser um papel institucional na administração da justiça. Ainda de acordo com a nota, o ato poderia ser interpretado como uma tentativa e pretexto para forçar a transferência do Delegado de Policia Daniel Moura.

A ADEPOL afirma também que seguirá acompanhando o caso e permanecerá alerta contra todos os atos que possam ser praticados contra membros da instituição.



Veja a nota na íntegra:


ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO MARANHÃO -ADEPOL/MA

NOTA DE SOLIDARIEDADE

A Associação dos Delegados de Policia Civil do Estado do Maranhão - ADEPOL/MA, representando todo o seu corpo de associados, vem a público MANIFESTAR APOIO INSTITUCIONAL ao Delegado de Policia Civil Dr. DANIEL IGOR NINA MOURA com exercício de suas atribuições constitucionais e legais na Delegacia de Polícia em São Luiz Gonzaga/MA, bem como manifestar REPÚDIO ao conteúdo da entrevista concedida pelo advogado Dr. Bento Vieira, OAB/MA nº 4692, no dia 31 de março de 2022, na qual, proferiu ameaça explicita ao Delegado Daniel lgor Nina Moura e seus filhos de seis e quatro anos de idade respectivamente, fato ocorrido nas dependências da Delegacia Regional de Polícia Civil do município de Bacabal/MA.

Ainda que não estando no exercício da advocacia no contexto em que as ameaças foram proferidas, tal postura não se coaduna com a importância e o papel institucional do advogado na administração da justiça.

Tais rompantes, que eventualmente possam ser interpretados como tentativa e pretexto para forçar a transferência do Delegado de Policia, ou mesmo nomear Autoridades Policiais para a interferência em investigações criminais, se revelam como atos que se traduzem em obstrução da justiça e maculam o regular andamento de um Estado democrático de direito, portanto não serão tolerados, sendo combatidos pelas vias adequadas.

Desta feita, asseveramos que permaneceremos alertas contra todos os atos que possam ser praticados contra agentes públicos e autoridades que dedicam sua vida ao enfrentamento de crimes e dos criminosos, para que os responsáveis recebam as sanções previstas no ordenamento jurídico pátrio.

Asseveramos que não se trata de "briga" entre instituições ou qualquer outra querela, como muitos gostam de vislumbrar, mas sim exercício de cidadania e zelo pela consolidação dos laços de cooperação entre a classe de Delegados de Polícia e as demais instituições envolvidas na persecução criminal e sistema de justiça, bem assim entre a Polícia Civil e a Sociedade.

Assim, conclamamos as partes envolvidas para que não amplifiquem divergências e não queiram dar aparência de questão institucional, sendo imprescindível o distensionamento entre as partes envolvidas.

Por derradeiro, nos solidarizamos com o associado vítima das ameaças proferidas contra o mesmo quando no exercício de seu mister, ao tempo em que advertimos que permaneceremos atentos e vigilantes ao desenrolar desse episódio, em apoio ao Delegados de Polícia Civil Dr. DANIEL IGOR NINA MOURA, notadamente para refutar qualquer ato de violência e ingerência política, bem como a qualquer Delegado de Polícia que seja retaliado ilegal e injustamente por qualquer ato atentatório a sua dignidade profissional e às suas atribuições constitucionais.

São Luís/MA, 04 de abril de 2022

A Diretoria


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. Estamos com vc, dr Daniel! Claramente esses advogadozinhos estava incomodado pq vc não fazia vista grossa aos seus atos criminosos e de obstrução de justiça.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Delegado Daniel Moura você é um Delegado honesto é competente que não fica puxando saso de políticos para receber algum benefício para você família e amigos

    ResponderExcluir
  3. Cara essa delegacia de bacabal é um circo e esse advogado cu roxo ta se achando uma merda serenada

    ResponderExcluir