Compartilhe essa Notícia:


Os advogados, Dr. Juraci Bandeira e Mateus Diogo, diante de um júri composto unicamente por mulheres conseguiram a liberdade de homem acusado de esfaquear companheira.

Dr. Mateus Diogo e Juraci Bandeira.

Na última quinta-feira (31.03) foi realizado um Júri popular na cidade de Lagoa Grande do Maranhão. O caso diz respeito a uma tentativa de homicídio, em que o acusado, conhecido como "Zil", desferiu três golpes de facas em sua esposa, no momento em que a vítima alimentava um dos filhos. 

O conselho de sentença (júri) era composto unicamente por mulheres, enquanto a defesa do acusado, por sua vez, contava com a presença da 'Lenda dos Tribunais do Júri', Dr. Juraci Bandeira. Na oportunidade, o advogado radicado em Lago da Pedra realizava seu 494º júri; ele estava acompanhado do Dr. Mateus Diogo, jovem advogado, que tem conquistado grande destaque em virtude de brilhantes defesas em plenário. 

Caso difícil de vencer, todavia, a Defesa conseguiu desclassificar o crime de tentativa de homicídio qualificada para lesão corporal, conseguindo dessa forma evitar a punição do acusado. A defesa cumpriu seu papel com impressionante esmero, tendo sua tese acolhida pelo conselho de sentença. 

Juraci Bandeira, em suas palavras, elogiou bastante a atuação do colega, Dr. Mateus Diogo, afirmando que ele, em que pese a juventude, é um exemplo na área da advocacia criminal. "O ilustre Dr. Mateus Diogo, que me acompanha no Tribunal do Júri já em outras tantas jornadas, se posicionou de forma clara, corajosa e inteligente. Vossa Excelência é o futuro da advocacia criminal, por conta do pesado encargo que carregas já nessa idade com tanto talento", disse.

Em sua apresentação de defesa, o Dr. Mateus Diogo chegou a lembrar do episódio bíblico da mulher adúltera, em que prestes a ser apedrejada, foi defendida por Jesus Cristo, que reverteu sua condenação.


O caso julgado ocorreu no ano de 2008 e o Ministério Público ofereceu a denúncia para que Zil respondesse por tentativa de homicídio qualificada, onde a pena poderia ser de 12 a 30 anos. Porém, a defesa conseguiu convencer as juradas para que ele respondesse apenas por lesão corporal, que conta com uma pena menor e, consequentemente, com um prazo prescricional menor.

"Fiquei imperessionado com trabalho dos advogados de defesa, foram brilhantes até por conta do caso, em princípio, ser considerado praticamente perdido, já que o júri era composto só por mulheres. Além disso, a vítima chegou a apresentar as cicatrizes das agressões diante delas, o que comoveu muitas pessoas. Porém, pouco a pouco a situação foi revertida através de outras alegações e as juradas ponderaram que o réu não intencionou tirar a vida da companheira", comentou o professor Francisco da Kabé, no Grupo Lago da Pedra em Foco. 

O certo é que, desqualificado a tentativa de homicídio para lesão corporal, o réu foi condenado a apenas dois anos e meio de prisão, porém, como já havia um lapso temporal do processo andando ocorreu a prescrição e ele foi colocado em liberdade. Caso foi aceito a tese da promotoria, o réu teria que cumprir a pena em regime fechado. Zil que tinha um mandado de prisão ficará em liberdade graças a mais uma atuação épica dos advogados Juraci Bandeira e Mateus Diogo. 



⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

15 Comentários

  1. É os advogados estão apenas fazendo seu trabalho como Advogado de defesa que é a de de defender seu criente agora para os jurados eu não estou desejando o mal não mais eu só desejo que ocorra um crime desta maneira com um familiar deles sendo vítima e outra coisa crime de lesão corporal tá brincando aí foi tentativa de feminicidio mesmo

    ResponderExcluir
  2. É só o ministério público recorrer, aí a história será outra, simples assim.

    ResponderExcluir
  3. DA PRÓXIMA ELE MATA. AÍ DEPOIS AS MULHERES VEEM FALAR DE EMPODERAMENTO FEMININO. O ADVOGADO CITOU UMA PASSAGEM BÍBLICA E O RÉU VIROU SANTO. ME POUPE NÉ. A MULHER ESTAVA COM UMA CRIANÇA NOS BRAÇOS. ESSA MATÉRIA DEVERIA SER SOBRE A PALHAÇADA DOS JURADOS

    ResponderExcluir
  4. "Com atuação brilhante de advogados de defesa, réu é posto em liberdade". - Mas que frases impiedosas coma vitima, isso dá vergonha até de ler, pois o cara tentou covardemente matar sua esposa.

    ResponderExcluir
  5. Carlinhos, o que esse réu fez foi um crime hediondo, a tentativa de feminicídio, e não é nada pra se elogiar o trabalho desses advogados e sim pra se lamentar que a justiça não foi feita e a impunidade venceu.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez a vida das mulheres é tratada como coisa insignificante. Diante de uma sociedade Machista é triste atestar a e mesmo a mulher permanece machista.

    ResponderExcluir
  7. Lamentável esse jury popular !
    Só mulheres e ainda livra um marginal desse

    ResponderExcluir
  8. Não existe esse história de bons advogados! Existe advogados bem relacionados, essa sim, é a verdade!

    ResponderExcluir
  9. Vocês mulheres que atuaram no júri que votou a favor deste animal para Ele ser absorvido vocês mesmo que são mulher estão incentivando a violência contra as mulheres

    ResponderExcluir
  10. Raz eu acho que o Delegado que instalou o increto policial não foi por lesão não foi por tentativa de homicídio a vítima sofreu três golpe de faca ou seja o autor tinha intenção de matar se juiz ou juíza analisou o caso e entendeu que se tratava de uma lesão corporal Ele tá brincando com a vida do sero humano

    ResponderExcluir
  11. Muitas vez a justiça vêm lá de cima Ele fez uma maldade com uma pessoa ou seja Ele tentou tirar a vida de uma mulher que neste tempo era sua companheira efetuado várias facadas na vítima as Polícia Civil e Militar fez sou parte agora o poder judiciário ver ocorrido como lesão corporal que não foi foi uma tentativa de feminicidio e o que mais revolta é que os jurados todos são feminos e votarem a favor da absolvição do réu e destes advogados para Eles o réu cometeu um crime comum

    ResponderExcluir
  12. Esses advogados são cegos por dinheiro! Não importam sobre crime o que importa é o dinheiro que vão receber para defender bandidos....e ainda ficam se gabando em blogs e redes sociais

    ResponderExcluir
  13. A incompetência, omissão, passividade e covardia são dos brasileiros. Em razão disso tem gente querendo que Deus puna pessoas inocentadas pelos adjetivos citados. Essa decisão nos faz entender porque quando mulheres sofrem violência poucos se solidarizam, ou se intrometem. Você vai entrar na briga, se ferir e as mulheres não dão a mínima, pelos menos é o que demonstram vários julgamentos ocorridos em tribunais Brasil afora.

    ResponderExcluir
  14. Não entendo estes blogs de meia tijela. Eudeusando os advogados e esquecem do crime praticado pelo o individuo.

    Seja imparcial meu amigo, deixa de querer ganhar em cima dos outros.

    ResponderExcluir
  15. Acho que os jurados foram comprados,

    ResponderExcluir