Compartilhe essa Notícia:

O senador Weverton (PDT) recebeu no início do mês uma comitiva do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (STIU-MA). Durante o encontro o Sindicato solicitou ao senador apoio quanto a questão da ameaça de privatização na área de saneamento. Em 2020 o Governo Federal publicou uma lei que atualiza o marco legal do saneamento básico, para atribuir à Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) competência para editar normas de referência sobre o serviço de saneamento. Essa Lei que impôs o novo marco regulatório veio com o argumento da universalização dos serviços, mas na realidade incentiva a privatização por parte dos municípios.

De acordo com o Secretário geral dos Urbanitários, Vanner Almeida, esta iniciativa foi um passo dado pelo Governo Federal para privatizar o Setor de Saneamento no Brasil.

“A lei editada pelo Governo, e que o senador Weverton votou contra, é um risco para o saneamento. Essa Lei remeteu para regionalização dos serviços e o Governo do Estado elaborou projeto que foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador, porém se encontra parado. Essa situação coloca a possibilidade de criação de subsidiárias da Caema para a prestação dos serviços à sociedade. Faltando regulamentar a referida Lei através de Decreto”, explicou Vanner Almeida.

“Contamos com o apoio do senador nesta luta em defesa do saneamento”, disse Vanner Almeida.

O senador Weverton mostrou sua preocupação com questão do saneamento e falou que a categoria pode contar com o seu apoio.

“O Maranhão é um dos estados do Brasil que menos tem saneamento básico. Não dá para pensar em solucionar este problema dando as costas para os trabalhadores e trabalhadoras das empresas que prestam este serviço, assim como também não se pode pensar numa solução se não sentar com todos os envolvidos. A vinda do sindicato aqui é, justamente, no sentido de abrir o debate para que possamos construir de forma coletiva soluções para empresas da estatura de uma Caema, por exemplo, que precisa melhorar os seus serviços e atender de verdade a população”, disse o senador Weverton.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. Muito bem, os maranhenses, merecem um serviço digno de qualidade por parte da caema, e mas barato, nós não aguentamos mas pagar a energia cara por ser privatizada e o serviço não é de qualidade, não sou funcionário da caema, mas se privatizar nós a população vai pagar mas caro.

    ResponderExcluir
  2. engraçado que esse cara votou contra o marco do saneamento legal no senado, graças a DEUS foi aprovado se dependesse dele já era

    ResponderExcluir
  3. só vai melhorar mesmo o serviço quando for privatizada, pois o estado não tem que ter empresa, isso é lorota de quem fala que só vai piorar, na verdade vai melhorar e muito para o povo em geral não ter o governo lento e inchado dentro dessas empresas

    ResponderExcluir
  4. só vai melhorar mesmo o serviço quando for privatizada, pois o estado não tem que ter empresa, isso é lorota de quem fala que só vai piorar, na verdade vai melhorar e muito para o povo em geral não ter o governo lento e inchado dentro dessas empresas

    ResponderExcluir