Compartilhe essa Notícia:

Na última terça-feira (22), alunos do curso de Direito da Faculdade de Educação São Francisco – FAESF, sob a Coordenação da Professora Camila Borges e do Professor João Marcos Moura Queiroz, realizaram o 2º Júri Simulado, que teve como tema: A legalização da Pena Capital, e teve como protagonistas na realização dos trabalhos os acadêmicos do 6º e 7º Período do Curso. 

O Projeto é de autoria do Professor João Marcos e da Professora Me. Enedina Albano, que ministra a Disciplina Direito Processual I. A dinâmica do Júri deu-se da seguinte forma: foram divididas equipes, onde uma defendeu e a outra atacou o tema escolhido. As demais turmas fizeram parte do evento como espectadores, e acompanharam atentamente cada detalhe deste grande momento vivido por todos que fazem parte do curso de Direito da FAESF-MA.

De acordo com o Professor João Marcos Moura Queiroz, que também é Coordenador Adjunto do curso, o referido Júri Simulado tornou-se necessário porque possibilitou aos docentes averiguar em qual nível intelectual, cultural e social encontra-se o diálogo jurídico e filosófico dos discentes da graduação em Direito. “Posso afirmar que uma atividade desta magnitude poderá fornecer aos docentes, informações sobre o que deve ser desenvolvido e avaliado nos alunos durante sua vida acadêmica, sobretudo viabilizar uma observação da postura, da eloquência, da desenvoltura, e da capacidade de trabalharem em equipe, colaborando para o aperfeiçoamento do perfil de egressos que nossa IES visa colocar no mercado”, destacou o Coordenador Adjunto.

O objetivo principal do 2º Júri Simulado é apresentar aos acadêmicos as possibilidades existentes para a resolução de demandas que possam surgir em sua vida acadêmica, incentivando a pesquisa, fomentando o controle de suas emoções sobretudo, em defender teses ou negá-las, mesmo quando isso vá de encontro ao seu posicionamento pessoal e interrelacionar os discentes entre si, uma vez que o projeto abrange períodos diferentes que contam a participação de todos. Outros objetivos mais específicos também foram traçados com a proposta de realização deste evento, como por exemplo, desenvolver no discente a parceria, a amizade e trabalhar o espírito de liderança, apresentando ao discente o elevado grau em que se encontra o debate jurídico e filosófico no país e também incentivá-lo a desenvolver pesquisas jurídicas que ultrapassem a legislação codificada, mas que valha-se do diálogo filosófico e sociológico, fazendo com que o discente conscientize-se sobre o que deve ser trabalhado e melhorado em sua vida acadêmica, sobretudo no que diz respeito a sua postura, ao seu temperamento, ao seu envolvimento com demandas que lhe sejam apresentadas, possibilitando o aprimoramento de eventuais características em seu perfil profissional e pessoal. O Júri foi composto por seguimentos diferentes da sociedade de Pedreiras, Lima Campos e Trizidela do Vale.

Segundo a acadêmica Raira Maria Jaci de Sá Barrêto, do 7º Período, que foi advogada de defesa no júri e também Líder de Turma do 7º Período do Curso, a experiência do Júri Simulado foi grandiosa, proporcionou aos a todos que participaram o enriquecimento social, teórico e prático. Segundo ela, a prática foi alinhada à teoria, dando espaço para os acadêmicos construírem um evento que trouxe notoriedade para o Curso de Direito da FAESF. ”Tivemos oportunidade de aprender sobre um tema muito relevante ao debatermos sobre a Pena de Morte. E os acadêmicos de Direito puderam também construir laços ao estarem envolvidos diretamente na construção deste evento, adquirindo autonomia, o que é muito importante no processo de ensino aprendizagem. Foi uma experiência enriquecedora”, completou a acadêmica.

“Foi uma grande satisfação estar neste 2ª Júri Simulado, um evento dessa magnitude é muito importante para a sociedade e para o Curso de Direto. Com esse evento foi possível aliar a teoria com a prática, muitas competências  foram desenvolvidas nos acadêmicos, seja uma postura reflexiva ou uma melhoria na argumentação. O Curso de Direito da FAESF, vem sempre inovando através de metodologias ativas, e se atualizando nas questões processuais e também nas demais áreas de atuação do profissional operador do Direito”, afirmou a Profa. Camila Borges Coordenadora Titular do Curso.

A equipe vencedora foi a do 6º Período, que defendeu a Tese da implantação e legalização da pena de morte no Brasil. Foram horas de debate intenso com a plateia na expectativa do veredito  final.

“Fiquei muito feliz em poder está à frente deste evento, junto com o Prof. João Marcos. Esta foi uma noite muito importante para a Academia do Direito. Foi bom ver o desempenho dos acadêmicos, constatar a crescente na defesa das teses, na entonação da voz, o uso da oratória, enfim, todas as técnicas necessárias na condução de um Tribunal do Júri, a gente conseguiu presenciar com grande maestria pelos nossos acadêmicos. Dizer também que é só alegria, e que estamos preparados para outros eventos desta natureza que forem realizados pelo Curso de Direito da IES”, disse a Professora Enedina Albano, Coordenadora do Projeto.

“Gostaria de agradecer a todos que de uma maneira ou de outra contribuíram para o êxito na realização do 2º Júri Simulado, nesta terça-feira. Tivemos um excelente resultado, com debates jurídicos de altíssimo nível em torno da implantação ou não da Pena Capital. Agradecemos aos colaboradores da Faculdade, aos Jurados que emprestaram um pouco do seu precioso tempo para avaliar o nosso trabalho, às autoridades que se fizeram presentes e aos demais convidados que vieram de todas as partes das Região do Médio Mearim. O sentimento é único: de gratidão, pelo trabalho desenvolvido e orgulho pelos resultados alcançados! Parabéns a todas as turmas envolvidas e aos Professores que fizeram deste evento algo possível”, complementou o Prof. João Marcos Moura Queiroz, Coordenador Adjunto do Curso de Direito da FAESF-MA.





⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários