Compartilhe essa Notícia:

 Até o momento, 1.423 municípios já efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz em todo o país. Autorização começa a valer na próxima terça-feira (30).

A instalação de infraestrutura para o 5G foi autorizada para mais 80 municípios de nove estados da Região Nordeste. A decisão ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), nesta quarta-feira (24). O grupo foi criado pelo Edital do 5G e conta com a participação do Ministério das Comunicações (MCom).

"Estamos acompanhando esse processo de liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia em todo o país. Existe um cronograma do leilão a ser cumprido, mas vamos tentar construir um caminho junto com as operadoras para antecipar essas entregas. Assim, esse serviço de qualidade chegará mais cedo a toda a sociedade brasileira”, destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Na região Nordeste, a Paraíba é o estado que teve a maior quantidade de liberações, com 19 municípios. Na sequência estão Alagoas (18), Ceará (16), Rio Grande do Norte (9), Maranhão (7), Bahia (4), Sergipe (3), Pernambuco (2) e Piauí (2). Em todo o país, a instalação de infraestrutura para o 5G foi autorizada para 459 novos municípios de 23 estados e vai beneficiar 148 milhões de brasileiros.

A decisão do Gaispi possibilita que as operadoras solicitem a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nestas localidades. No total, 1.423 municípios já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço. A estimativa é de que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

IMPLANTAÇÃO - A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

Confira as cidades contempladas:

UF MUNICÍPIO
AL Anadia
AL Atalaia
AL Belém
AL Feira Grande
AL Igaci
AL Junqueiro
AL Limoeiro de Anadia
AL Boca da Mata
AL São Sebastião
AL Flexeiras
AL Coité do Nóia
AL Craíbas
AL Lagoa da Canoa
AL Taquarana
AL Jequiá da Praia
AL Maribondo
AL Passo de Camaragibe
AL São Luís do Quitunde
BA Ilhéus
BA Barro Preto
BA São José da Vitória
BA Sobradinho
CE Alcântaras
CE Cariré
CE Crato
CE Groaíras
CE Massapê
CE Miraíma
CE Santana do Acaraú
CE Tururu
CE Barroquinha
CE Chaval
CE Coreaú
CE Irauçuba
CE Meruoca
CE Palhano
CE Senador Sá
CE Umirim
MA Cidelândia
MA Davinópolis
MA Governador Edison Lobão
MA São Pedro da Água Branca
MA Senador La Rocque
MA Vila Nova dos Martírios
MA São Francisco do Brejão
PB Alhandra
PB Baía da Traição
PB Caaporã
PB Caturité
PB Conde
PB Fagundes
PB Lagoa Seca
PB Lucena
PB Marcação
PB Massaranduba
PB Matinhas
PB Montadas
PB Pedras de Fogo
PB Puxinanã
PB Riachão do Poço
PB São José dos Ramos
PB São Miguel de Taipu
PB São Sebastião de Lagoa de Roça
PB Sobrado
PE Lagoa Grande
PE Sirinhaém
PI Bom Princípio do Piauí
PI Parnaíba
RN Areia Branca
RN Lagoa de Pedras
RN Lagoa Salgada
RN Poço Branco
RN Pureza
RN Brejinho
RN Tibau
RN Serra do Mel
RN Taipu
SE Carmópolis
SE General Maynard
SE Santo Amaro das Brotas
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Como é que pode Pedreiras ficar fora dessa lista, se aqui é uma cidade maior que todas dessa lista do Maranhão?

    ResponderExcluir