Compartilhe essa Notícia:

MCom promoveu encontro com delegações de vários países na WRC-23.

O Ministério das Comunicações (MCom) contou com agenda variada nesta quarta (22/11), terceiro dia da Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-23), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O ministro Juscelino Filho e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) participaram de reuniões com representantes do México e Japão, além de encontro com o presidente da WRC-23 e de promover recepção aos chefes de delegação.

No início do dia, a comitiva brasileira recebeu a delegação do México, país que está dividindo a faixa 6GHz entre IMT (Redes Móveis) e WiFi. O Brasil acompanha o tema com prioridade na WRC-23, seja para defesa como posição brasileira, seja para contribuir com o texto regulatório dos estudos internacionalmente realizados.

Posteriormente, o ministro encontrou-se com o diretor do Bureau de Radiocomunicação da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Mario Maniewicz; com o presidente da WRC-23, Mohammed Al-Rams; e com o vice-Diretor do Escritório de Políticas de Frequências Internacionais do Ministério das Comunicações do Japão, Yujiro Hayashi.

Por fim, o Brasil promoveu uma recepção aos chefes de delegação quando o ministro apresentou as propostas brasileiras para discussão na WRC-23 e agradeceu o apoio dos representantes presentes. "É uma grande honra ver o Brasil liderando debates que vão definir o futuro da radiocomunicação no mundo. As propostas que defenderemos nessa edição visam, no final das contas, promover a inclusão digital e a estimular a inovação no setor", reforçou o ministro.

Sobre a Conferência Mundial de Radiocomunicações

A Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC) é organizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para tecnologias de informação e comunicação (TIC). Essas reuniões são realizadas a cada três ou quatro anos para analisar e, se necessário, revisar o Regulamento de Radiocomunicações, tratado internacional que rege o uso do espectro de radiofrequências e as órbitas de satélites geoestacionários e não geoestacionários.

As revisões são feitas com base numa agenda determinada pelo Conselho da UIT, que considera as recomendações feitas por conferências mundiais de radiocomunicações realizadas anteriormente. Para saber mais detalhes, acesse o relatório com questões técnicas, operacionais e regulamentares/processuais relevantes para a Agenda WRC-23.

A UIT foi fundada em 1865 para facilitar a conectividade internacional em redes de comunicações, e promover a governança representativa e a capacitação no setor de TICs. Ao longo dos anos, atribui o espectro de rádio global e órbitas de satélite e desenvolve padrões técnicos que garantem a interconexão contínua de redes e tecnologias. A instituição está empenhada em ligar todas as pessoas do mundo e apoiar o direito de todos à comunicação. 

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários