Pente-fino atinge Conceição do Lago Açu: mais de mil pescadores têm licenças suspensas
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) suspendeu, nesta quarta-feira (1º), mais de 30 mil licenças de pescadores profissionais no Maranhão. A medida, que faz parte de uma portaria nacional e alcança 131.695 registros em todo o Brasil, tem como objetivo combater fraudes no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP).
Entre os municípios mais impactados está Conceição do Lago Açu, que concentra um dos maiores lagos de águas naturais do estado: o famoso Lago Açu. Só na cidade foram 1.059 licenças suspensas, tornando-se um dos locais mais afetados em todo o Maranhão.
Fraudes e silêncio das entidades
Em Conceição do Lago Açu, a pesca é uma das principais atividades econômicas e sociais, contando com colônia de pescadores, sindicato e associações responsáveis pelo cadastramento da categoria. No entanto, justamente essas entidades estão agora sob suspeita de envolvimento nas irregularidades que levaram à suspensão dos benefícios.
Até o momento, nenhuma dessas organizações se pronunciou oficialmente sobre as acusações ou sobre a situação dos pescadores que ficaram sem licença.
Impacto estadual
Além de Conceição do Lago Açu, outras cidades também tiveram números altos de suspensões: Pinheiro (mais de 3 mil), Viana (3.283), Cedral (1.950), São João Batista (1.717) e Penalva (1.599).
No total, mais de 30 mil pescadores maranhenses foram atingidos pela medida e terão 30 dias para recorrer, apresentando documentação ao MPA.
0 Comentários