Compartilhe essa Notícia:

A eleição dos novos representantes do Conselho Tutelar acontece neste domingo (4). Os eleitos irão defender os direitos da criança e do adolescente no Poder Executivo Municipal durante o quadriênio de 2016/2019. Em cidades da região, a população irá eleger cinco conselheiros e cinco suplentes. Em cada município, a votação. A comunidade votará em um candidato. Os eleitos assumem o cargo no dia 10 de janeiro de 2016. A eleição é unificada e acontece em todo o país.

O processo de votação será igual ao de outras eleições. Com o título eleitoral e o local de votação pré-estabelecido, o cidadão receberá uma cédula, vota no candidato escolhido e deposita na urna. Em outras regiões do país, a votação será realizada através de urna eletrônica.
Continua...


O conselho tutelar detém de profissionais que garantem os direitos da criança e do adolescente no Poder Executivo Municipal. Para Vera de Oliveira, candidata ao cargo de conselheira, algumas apropriações devem ser conhecidas pelos candidatos. ''É um profissional que vai trabalhar diretamente com o juizado da infância e com o Ministério Público. As pessoas precisam se apropriar da legislação, como agir e se portar nas situações'', ressalta. O trabalho do conselheiro tutelar é baseado nas consequências das crianças, de políticas públicas não efetivas, de famílias que não conseguiram dar conta da vida dos filhos, além das demandas na adolescência especial.

Durante o processo de inscrição para o conselho, os candidatos passaram por uma comprovação no trato com a criança e o adolescente de, no mínimo, um ano. Depois, realizaram uma avaliação psicológica e psiquiátrica, um curso preparatório e uma prova com questões objetivas e subjetivas. Todas etapas eram eliminatórias.


O mandato – que anteriormente era de dois anos – agora é de quatro. A votação acontece em escolas estaduais, municipais e particulares, no interior do município e em locais particulares. Cada candidato tem o direito de levar dois fiscais credenciados para acompanhar os locais de votação. Quem for votar, precisa portar o título de eleitor e o documento de identidade no local de votação. A apuração acontece até às 17h.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários