Compartilhe essa Notícia:

Notinha da noite 

Segundo o tenente Machado, do corpo de bombeiros, o fenômeno se chama "turfa", um tipo de incêndio que consome a raiz da vegetação e pode durar até 4 meses. 
Os moradores da cidade de Lima Campos, e alguns curiosos de outros municípios, continuam visitando um terreno no Bairro Aeroporto. A frequência de pessoas ao local é em virtude de um buraco que contém um braseiro, e chamou à atenção pela duração do fenômeno.

Com exclusividade, na ultima quarta-feira (19), o Blog conversou com o Tenente Machado, comandante da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Trizidela do Vale. Ele explicou com todos os detalhes o que realmente está acontecendo na área.


Blog – Tenente Machado, após a visita da guarnição do Corpo de Bombeiros a Lima Campos, o que ficou realmente comprovado sobre esse mistério?

Tenente Machado – Ali, é um fenômeno que acontece raríssimas vezes na nossa região. O fenômeno é chamado de “Turfa“. As pessoas ficam especulando dizendo, que lá era uma fábrica de coco babaçu, outros dizem que é um lixão, dizem que é vulcão, outros falam que é uma reserva de gás, mas o que acontece lá é o seguinte: esse fenômeno acontece geralmente em cerrado. A grande incidência de incêndio em vegetação, principalmente em incêndio rasteiro, ele queima parte da vegetação que está na superfície, por ser algo contínuo, não ser apagado, ele vai pra raiz, e por sua vez se encontra com outras raízes e começa acontecer um incêndio subterrâneo, que é lento, sem chamas, contendo apenas brasas, temperatura e pouca fumaça. Isso pode durar um mês, dois meses, três meses, e, até quatro meses.
Continua...

Visita do corpo de bombeiros ao local, acompanhado do ex-prefeito de Lima Campos, Xarim)
Visita do corpo de bombeiros ao local, acompanhado do ex-prefeito de Lima Campos, Xarim
Blog – Qual risco esse fenômeno pode causar?

Tenente Machado – O risco é de curiosos ficarem pisando na área minada, afundar e queimar o corpo. Por isso, nós estivemos lá e realizamos um isolamento, para depois fazermos uma avaliação melhor, vamos chamar um geólogo, para que possamos preparar uma logística no local. Provavelmente iremos precisar de máquinas, como, retroescavadeira, por que será preciso cavar uma vala ao redor, pra evitar uma propagação a uma distância incalculável. As informações que tivemos é que o fenômeno já está há mais de 15 (quinze) dias. Só pedimos que as pessoas se afastem para evitar acidentes, por isso, fizemos o isolamento. Lá é bastante perigoso.

Todo cuidado ainda é pouco. Como dizem por ai; “quem brinca com fogo se queima”.

Fonte: Blog do Sandro Vagner 


Mais informações

Mistério - Fogo brota do chão em Lima Campos



⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários