Compartilhe essa Notícia:

Belém dos Lages - zona rural de Poção de Pedras 
Nesta semana, eclodiu um movimento popular no Belém dos Lages, que visa trocar a sede do povoado para Bernardo do Mearim. Belém dos Lages é o maior povoado de Poção de Pedras. Uma das reclamações dos moradores é que a comunidade rural fica muito distante da cidade de Poção de Pedras, mas há poucos km de Bernardo do Mearim.

Curiosamente, o povoado Belém dos Lages quase foi emancipado político/administrativamente, para se transformar em cidade no mesmo publicito que emancipou Bernardo do Mearim (povoado São Bernardo) de Igarapé Grande, em 1994. Naquele ano, o então prefeito de Poção de Pedras, Aymoré Sá Costa, o “Bebé”, através de uma liminar, impediu a emancipação dos povoados de Belém do Lage e do Lucindo na última hora!

Totota, marido da prefeita de Bernardo do Mearim, Eudina, um dos baluartes da emancipação de Bernardo do Mearim, lembra aquele dia histórico e lamenta a não emancipação das comunidades do Belém dos Lages e do Lucindo.

“Carlinhos, já pensou se esses dois povoados tivessem se emancipados? Eras mais duas cidades aqui na região; estaríamos ainda mais desenvolvidos. As urnas dormiram nos dois povoados, amanheceram na comunidade no dia do publicito, era pra eles ter se juntados e votados e depois levaria a briga na justiça. Mas infelizmente isso não aconteceu”, disse Totota.
Continua em...


Agora, uma parte do povo de Belém faz campanha nas redes sociais para ficar de baixo da administração do município de Bernardo do Mearim. Outra queixa afirma que o povoado não é assistido com uma boa saúde pública; mas nem a cidade de Bernardo do Mearim conta com hospital (por culpa do governo Flávio Dino), imagine os povoados! Então, o que está mesmo por trás disso?

Outra curiosidade é que numa hipóteses que o povoado do Belém dos Lages passasse para o município de Bernardo do Mearim, o casal Lael e Adailza será forçado a se mudar de Poção para Bernardo, caso queira continuar na política, já que o reduto eleitoral deles pertencerá ao município governada pela prefeita Eudina. Será o Adeus... Adailza se elegerá vereadora mais fácil ainda e Lael, depois de se limpar com os pepinos da Lei da Ficha Limpa, poderá ser o vice de Júnior Xavier, em 2020.

Vocês, meus irmãos de Belém dos Lages, querem mesmos trocar Poção por Bernardo?

Confira uma propaganda da campanha que toma de conta das redes sociais 



⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

22 Comentários

  1. Realmente, a sede que é Poção fica na contra-mão de muitos povoados, Há tempos atrás surgiram rumores tbm do desmenbramento de Canafistula e Santa Isabel para Esperantinopolis, no entanto a idéia não vingou. Poção perde muito, por ser uma sede mal localizada muitos moradores desses povoados frequentam mais outras cidades do que a própria.

    ResponderExcluir
  2. A prefeita eudina recebe os irmãos de Belém dos lages de coração e braços abertos

    ResponderExcluir
  3. Força, Belém dos lages. Vocês serão bem vindos em BM

    ResponderExcluir
  4. Seria muito bom assim atual prefeita de Bernardo daria o real valor que aquele povo merece um povoado muito esquecido

    ResponderExcluir
  5. se ela não ta valo né em bernado vai da no município kkkl essa eu pago pra ve

    ResponderExcluir
  6. Meu interior é município de poção de pedra, mais todos nossos documentos é de Bernardo do mearim, faça isso também povo de Belém dos larges

    ResponderExcluir
  7. Belém dos lages é um povoado esquecido. A escola foi demolida, e nunca construíram outra; alunos estudam num galpão. Estrada, nem se fala, vai lá Carlinhos constatar pessoalmente, aí vc dá razão para população do lugar. O maior povoado do município ser tratado daquele jeito é um descaso.

    ResponderExcluir
  8. Moradores de Belém dos lages, lutem por seus direitos, abracem essa causa,

    ResponderExcluir
  9. Se essa negócio pegar, Poção vai ficar só com a sede.

    ResponderExcluir
  10. Uma preocupação à menos para o prefeito cascaria .diabo de povo que só sabe pedir.

    ResponderExcluir
  11. Belém dos lages só tem à ganhar vindo pra BM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhar o quê.Se nem o do lugar tão ganhando nd. imagina os de longe.

      Excluir
  12. E o hospital de Bernardo do mearim? Ouvir dizer que o juiz deu trinta dias para o governador e a prefeita se acertarem e reabrir o hospital.

    ResponderExcluir
  13. Se votamos então temos o direi tô de pedir.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Agente vai pro Bernardo e adailza e lael fica pra lá mesmo ja se livremos desses corruptos
    Já se livremos agora vamos se livrar dos outros ladrões como Edna Brito e Cícero de Brito que nada faz pro bem do povo...

    ResponderExcluir
  16. E quem disse que a população lá quer saber do Senhor Lael e da vereadora Adailza? Deixem em Poção mesmo!
    #RenovaBelem
    #20AnosÑé20dias

    ResponderExcluir
  17. Engraçado que a eleição foi ano passado e ninguém pedia saúde, educação não, pediram foi dinheiro, favores pessoais e agora depois que passa que vão cobrar vão aprender primeiro a votar.

    ResponderExcluir
  18. Queremos somente coisas melhores para Belém dos Lages....ninguém aqui quer saber onde Adailza e Lael vão fik...estamos dispensando o q não é útil

    ResponderExcluir
  19. É muito fácil para pessoas que não vivem em Belém dos Lages falarem que são contra o desmembramento dessa comunidade. Especulam que seja jogada política de candidato A ou B, mas a realidade só é conhecida por quem reside neste lugar. Essa iniciativa surgiu dos moradores deste povoado que não aguentam mais anos e anos de descaso com nosso povoado. Tal descaso não vem de quatro ou oito anos, mas de muito tempo atrás. Não queremos com isso dizer que os governantes de Bernardo do Mearim são perfeitos, mas também não somos burros e muito menos cegos quando vemos, por exemplo um lugar menor qua o nosso Belém dos Lages, como Terra Santa, município de Bernardo com asfalto e prédio escolar que atende às necessidades da população entre outras coisas. Isso é o que nossa população busca já que há quatro anos nossos filhos não têm uma escola com estrutura adequada e se espremem em cubículos, sem merenda escolar, onde os pais têm que levar a mesma para os filhos se não quiser que os mesmos passem fome. As ruas totalmente tomadas por lamaçais infindáveis, um posto de saúde que tem tudo menos médicos e enfermeiros, e para piorar sem aulas de nível médio que até ano passado havia. Jovens estão perdendo o ano escolar e outros pedem aulas porque o povoado mais próximo que tem ensino médio tem um igarapé que quando chove não tem como passar. Critique e fale em favor de A ou B e especule sobre candidatos que querem mudar suas candidaturas quando souberem o que é viver em um lugar esquecido por todos. Convido a estes a virem "passear" aqui em Belém dos Lages e vivam por horas ou dias o que nós moradores deste lugar vivemos. Aí vamos realmente nos importar com seus achismos. Essa luta é do povo belenense e se o ditado for verdadeiro que a voz do povo é a voz de Deus, o MAIOR está ao nosso lado. Agindo Deus quem impedirá?

    ResponderExcluir
  20. Isso não tem nada a v com Adailza e Lael por que Belém já quer se livrar de políticos corruptos por que eles já mais de 20 anos São candidatos é nunca fez nada Esso não tem nada de candidato de poção não precisamos deles pra nada por que não faz nada

    ResponderExcluir