Compartilhe essa Notícia:


 Jerlândia da Hora
Conversei hoje, bem cedo, com a Jerlândia, sim, com essa jovem mulher que tem diuturnamente buscado sua eleição em Poção de Pedras, eu não diriam apenas com a cara e coragem, porque ela tem amigos que de um jeito ou de outro, lhe ajudam. Jerlândia tem o sonho de ser vereadora em Poção de Pedras, e antes disso, teremos a oportunidade de conhecer a tocante história de vida dessa mulher simples, nascida e criada dentro de nossas fronteiras.

Jerlândia conheceu todo tipo de adversidades e privações na vida. Filha de uma mulher deficiente física e de um homem que sofre transtornos mentais. Ela tem mais três irmãos, todos com deficiências físicas. Jerlândia foi a única da prole que não nasceu com problemas. Ela nos contou que para ajudar no sustento da família, pediu esmola até os dezoitos anos de idade.

 
- Não foi minha mãe que me pediu pra pedir esmola, nós simplesmente passamos fome e menina ainda peguei um saco e fui pedi comida nas casas! - contou - me ela sem demonstrar vergonha, e assim ela viveu toda sua infância e boa parte da juventude, esmolando pelas ruas de Poção de Pedras para ajudar no sustento de sua família.

Hoje, aos 32 anos, é casada há mais de uma década e tem três filhos. Eu a visitei em sua casa simples de barro no bairro da Vila Borges e perguntei-lhe logo se tinha profissão.

Jerlândia - Sou lavradora, mas eu não tenho trabalho certo, o meu marido é pescador. Vendo peixe também, Sou conhecida como peixeira. Sempre que tem peixe eu vendo! Hoje considero a minha profissão é de ajudar os outros.

Carlinhos - Como assim?

Jerlândia - Eu não queria ser vereadora, inclusive eu nem gostava muito de política. Mas de tanto levar minha família para o hospital, comecei a levar outras pessoas também, todos os dias! Era um trabalho que eu fazia direto, sempre. Levando doentes para o hospital de noite, de madrugada, sem reclamar. Ai as pessoas de lá, diziam: "Jerlandia porque tu não se candidata a vereadora, já que todos os dias tu tá aqui ajudando o povo?"

Carlinhos - E por que você fazia isso?

Jerlândia - Porque é a coisa certa e porque eu gosto e sempre gostei de ajudar as pessoas. Aqui em Poção de Pedras eu vivo pra ajudar as pessoas. Até pra Teresina e São Luís eu já fui com doente que não tinha acompanhante  e eu acompanhava. E nunca cobrei nada, fazia de coração. Essa história de ser candidata a vereadora nasceu com esse trabalho meu. As pessoas me diziam: "Jerlandia você tem que ser vereadora porque você é batalhadora"! Eu também ia ao Banco do Brasil ajudar os aposentados a sacar seus aposentos e onde eu estava nesse trabalho de ajudar as pessoas ouvia esse mesmo conselho: Você tem que ser vereadora. Fala isso porque sempre ajudei as pessoas e continuo ajudando!



Jerlândia - mostra os papelzinho que as
pessoas doam a ela para divulgar sua candidatura.

Carlinhos - Jerlândia, mas você está preparada para ser vereadora, você sabe das responsabilidades desse cargo?

Jerlândia (Fez uma pausa para pensar e depois com uma expressão séria, respondeu) - Eu tenho procurado me informar sobre o trabalho de um vereador, mas Carlinhos, eu sei o que é certo e o que é errado e eu sei que só tenho vontade de fazer as coisas certas.

Carlinhos - Como você está bancando essa tua campanha, Jerlândia?

Jerlândia - Sem dinheiro nenhum porque como você tá vendo, não tenho, mas recebo ajuda das pessoas.

Carlinhos - Você acha que consegue se eleger?

Jerlândia - Não sei, não. Eu não tenho condição e não tenho o que oferecer pra ninguém. Mas se conseguir pretendo fazer um trabalho bonito como vereadora e poder investir justamente na pobreza, porque eu sei onde o sapato aperta. Eu já sofri muito, passei fome, necessidades, eu pretendo chegar lá pra ajudar as pessoas pobres iguais a mim. Eu, quando era criança, aos 7 ano de idade comecei a pedir esmola. Nós morávamos num interior chamado Baixão do Galo, interior de Poção de  Pedras. quando chegamos aqui, nessa cidade, o meu pai adoeceu e ficou deficiente mental. E minha mãe, deficiente física, com mais três filhos deficientes físicos, nós não tínhamos o que comer. Minha mãe com todo sacrifício quebrava coco para comprar um quilo de farinha de puba pra dar pra gente. E foi então que vendo minha família passando fome e sendo eu a mais velha dos filho, me obriguei a pedi esmolas. Eu via a situação da minha mãe e sabia que ela precisava de mim. E eu pedi esmolas dos meus 7 aos meus 18 anos e só parei quando minha mãe e meu pai se aposentaram. Depois trabalhei nas casas alheias em muitas cidades. E depois conheci o homem que veio a ser o meu marido. Fui com ele embora pra São Paulo pra tentar melhorar de vida, mas lá sofri muito, também. Lá além da fome, passava frio por não ter onde morar. O dinheiro que o meu marido ganhava dava mal pra gente comer. Eu pra ajudar, vendia doces nos ônibus. Eu fiz tantas amizades em São Paulo que os motoristas nem cobrava nada de mim. Todos me conheciam. Mas o meu pai adoeceu e eu decidir voltar. Isso faz 7 anos e nunca mais sai daqui. E quando cheguei aqui, comecei esse trabalho de ajudar a pessoas, sem cobrar e sem me negar. Já tirei da minha boca pra ajudar outras pessoas. Fome eu passei e me acostumei com ela, mas não quero que ninguém sinta ela perto de mim que eu faço logo algo. Essas coisa eu faço de coração e me sinto em paz e bem com Deus! O senhor está vendo aqui a minha situação. Eu trabalho muito, corro muito e não tenho nada e nunca me reclamo. Eu tenho coração e tenho fé!

Carlinhos - Qual é o teu número mesmo?

Jerlândia - O meu número é 10147.
No dia da convenção Jerlândia entrou no meio dos figurões.
Jerlândia: "Eu sei o que é certo e o que é errado e tenho
apenas vontade de fazer a coisa certa!"
Carlinhos - E está animada com teu trabalho para ser vereadora?

Jerlândia - Muito, sou a Jerlândia da Hora, o 10147. Estou visitando todas as casas de Poção de Pedras, falando da minha proposta e pedindo votos. Vou lhe dar o meu cartaz. Eu tenho tido muito apoio. Nunca imaginei que receberia esses apoios. Têm pessoas que me deixam maravilhada com sua bondade. Eu acabei de receber 80 adesivos pra carros e motos que a mulher do Gilfran me mandou. Ela simplesmente mandou fazer e me doou. Ela não é um anjo? Muitas pessoas fazem esses papelzinho com o meu nome, números e me dão. As pessoas da Rua Grande me ajudam e hoje eu sei o quanto vale a amizade, eu já sabia, mas hoje eu sei o quanto vale mais ainda. PRA MIM AMIZADE NÃO TEM PREÇO.

Essa foi a conversa que tive com Jerlândia em sua casinha, lá na Vila Borges. 

Essa mulher é uma fortaleza. Com tanto sofrimento passado em sua existência, ela mostra equilíbrio, bondade no coração, e em nenhum momento demostrou rancor, revolta, mágoa. Só agradecimentos, uma disposição de ajudar o próximo sem receber nada em troca e uma bondade que eu ainda não tinha visto numa única criatura em toda a minha vida! Ela nem falou que tem sido rotineiramente espulsa de algumas casas quando vai pedir voto.

Foi essa a razão que me levou a casa da candidata hoje, pela manhã. Soube que ele tem sido maltratada ou expulsa de algumas residências no trabalho dela de campanha. Ela não falou desse assunto. Mostrava otimismo, agradecimentos e vontade de ser vereadora de Poção de Pedras.

Jerlândia não filhinha de papai, não é mulher de grã-fino, é uma mulher de um coração enorme que cabe todos os moradores de Poção de Pedras e que só pensa em usar o mandato para ajudar os pobres, os enfermos, os necessitados, ou como ela diz: "A pobreza".

Jerlândia em frente a sua casa na Vila Borges
São onze vagas, não tem como colocarmos a Jerlândia dentro de nossa Câmara? 


Então eleitores pensem bem nesse nome que vai crscer:

Jerlândia Jerlândia  Jerlândia  Jerlândia...

E se Jerlândia se eleger a vereadora, estou desde hoje convocando o nosso cineasta Cícero Filho para filmar a biografia dessa guerreira.


EMPREGUETES: Vídeo com uma música de Jerlândia. Essa música foi composta por uma jovem do Poeirão. Está baseado no sucesso do momento, As Empreguetes. Jerlândia também foi empregada doméstica. Assista:
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

20 Comentários

  1. É Carlinhos, pra mim, você se redimiu da derrapadas que já vi anteriormente neste blog. Realmente essa mulher de coração generoso - mesmo sem, praticamente, não ter nada - oferece-se por inteira tanto aos seus familiares quanto aos seus próximos. Sou testemunha, de longe, da sua trajetória de vida, ela mora numa casa de barro, porém, seus pais e irmãos moram numa casa de alvenaria e bem mobiliada, porquê ela resolveu não mexer no dinheiro dos benefícios dos mesmos, apesar de ser a responsável de receber tudo no banco para eles. Além do mais, sempre está - seja no hospital, Fórum, Promotoria, Banco, etc - ajudando pessoas humildes a resolverem problemas particulares.

    ResponderExcluir
  2. Essa historia que a Jerlandia contou, é a mais pura, verdade!
    quando eu era criança eu via ela pedir mesmo esmola na rua, depois eu fui embora pra caldas novas,GO, morei por oito anos lá... e quando eu voltei, eu vi ela.Só que ela ja estava mudada...ñ na questão financeiramente,mais sim na questão de ajudar as pessoas,ela ainda estava pobre fisicamente, mais muito milionaria de corãção. toda vez q eu ia pra pedreias eu via ela na fila do INSS, com varios documentos para ajudar os outros a se aposentar.
    Eu via ela e como todo mundo sente uma coisa negativa ou positiva no proximo, éu via algo muito positivo nela,eu via uma pessoa q sofreu muito na vida e mesmo apesar de tanto sofrimento,um sofrimento q leva a pessoa a cair nas coisas ruins da vida, ela se manteu firme e não se desviou do caminho certo. ela esta ai´agora. acredito na questão de não dar oportunidade a ela, mais sim vcs estão perdendo a chance dela da a oportunidade a vcs! pq essa aí e´um exemplo de luta.

    ResponderExcluir
  3. Certamente agora sabemos bem a história dela !!
    eu ja ia votar nela, agora só ratifiquei mais ainda. chega de vereadores velhos!! voces nunca se prestaram a nada!! so a roubar .. então agora é Jerlandia da hora.. 10.147 . . juntamente do 10 jr Cascaria..

    Parabéns pela matéria e forte abraço !

    ResponderExcluir
  4. ESSA MERECE ESTAR NO DIA 01 DE JANEIRO NA CÂMARA DOS VEREADORFES, POIS POSSUI UMA SENSIBILIDADE E UM HISTÓRICO DE VIDA QUE REFLETE EM MUITAS FAMILIAS.. SOFREU E HOJE DEUS ESTÁ LHE DANDO UMA FUNÇÃO QUE É AJUDAR A CLASSE HUMILDE ATRAVÉS DE SUA GESTÃO EM 2013, VAMOS COLOCÁ-LA NO PODER, VAMOS ELEGER ESSA PESSOA QUE TEM MUITO PLANOS PARA AJUDAR AO PRÓXIMO,SENDO QUE A MESMA,NÃO SABE QUAL A IMPORTANCIA DE SER VEREADOR, MAIS O MAIS IMPORTANTE ELA SABE: AJUDAR AO PROXIMO... E ISSO É O QUE TODOS OS VEREADORES DEVERIAM FAZER COM HUMILDADE E NÃO A TROCA DE CERTOS FAVORES.... FICA A DICA VAMOS ELEGER GERLANDIA N:10.147..
    ASS: CLAUDENIS

    ResponderExcluir
  5. essa é uma das mais pura verdade acredito que o povo vai fazer diferente dando um voto de protesto contra essa canbada de veriadores que não faz nada pela população o que faz é negociar o seu carater se é que tem.olha minha veriadora o papel de um verdadeiro veriador é fiscalizr,o prefeito e vice prefeito,secretarios,e cria projetos que venha beneficiar a população.

    ResponderExcluir
  6. FIQUEI COMOVIDO, COM AS DECLARAÇÕES DESSA MULHER SIMPLES E GUERREIRA,ESTAVA CERTO EM VOTAR EM UM CANDIDATO, MAIS DEPOIS DESSA ENTREVISTA, SEM MÁSCARAS, SEM RANCOR, DECIDI VOTAR EM GERLÂNDIA.

    ResponderExcluir
  7. parabéns pela materia essa merece o voto de todas as pessoas de poção de pedras.

    ResponderExcluir
  8. E EU VOTO É NELA 10.147!

    ResponderExcluir
  9. gostei da materia Carlinhos voce esta de parabens as pessoas tem que acorda e vota em Gerlandia como protesto sobre esses veriadores que se vendero para gigi os velhos veriadores ja estao ricos nao precisa mais ganha mais a Gerlandia precisa asim Ele vai trabalha para ajuda todos nos que estamos precisando de projetos para nossa cidade e para frente e deixa de tanto atrazo votando nos mesmo veriadores vamos vota em veriadores novos mundança Geral quem saber a sim poçao de pedras vai para frente BOA SORTE PARA VOCE GERLANDIA

    ResponderExcluir
  10. gostei vamos vota em Gerlandia como protesto vamos fazer como Sao Paulo que o povo votaro em tiririca agora e a vez da Gerlandia todos vontando pra Ela parabens Carlinho e de materia a sim que voce deve fazer PARABENS voce acertou na materia Gerlandia BOA SORTE 10147

    ResponderExcluir
  11. CARLINHOS ESSA FOI DAS MELHORES REPORTAGENS DESSE BLOG QUE TRISTE HISTORIA DA GERLANDIA E VERDADE CONHECI ELA DESTE PEQUENINHA POR QUE NAO DA UMA OPORTUNIDADE A ELA ESSES VERIADORES QUE AIR ESTAO ENTRA MANDATO SAI MANDATO E NAO FAZEM NADA PELA A POPULAÇAO QUANDO CHEGA ESSE TEMPO DE ELEIÇAO ESTAO NAS CASAS DAS PESSOAS COBRANDO ALGUNS FAVORES QUE FIZERAM CHEGA DESSES VERIADORES QUE SO LEMBRA DO POBRE ESTA EPOCA.

    ResponderExcluir
  12. Nossa fiquei emocionada com está menina. Gente assim como ela que ajudar tanto o proximo que tem um bom coração pode ter certeza Deus ainda vai compeçar está menina.
    Eu creio que ela não veio para o mundo só por vir, está é a missão especial dela aqui neste mundo de poder ajudar o proximo, ajudar quem precisar. Ela tem tão pouco e faz muito pelas as pessoas, e enguanto as outras pessoas tem muito e não faz nada por ninguém. Está menina é um exemplo de vida, acho que todos nos deveriamos se espelhar nela. Um coisa eu tenho certeza Deus está vendo tudo que ela está fazendo e tudo que ela fez por estás pessoas, e Deus ainda vai compeçar.

    ResponderExcluir
  13. Voto em Jerlândia pois essa sim merece!

    ResponderExcluir
  14. Essa Mulher ai , merece o nosso Respeito ! Ela deve ser Eleita e estará nos representando muito Bem !

    ResponderExcluir
  15. JERLÂNDIA: Mulher CORAGEM.
    Eu a admiro.

    Que Deus permita que este teu coraçãozinho continue PURO.

    Lindalva

    ResponderExcluir
  16. seria muito bom se aconteçese realmente.mais em poção de pedras é muito dificil,pois a maioria da população só pensa em se proprio.Boa sorte Gerlandia que Deus te abençoe.continue ajudando o proximo pois Deus esta no céu é ele não vai te desanpara.

    ResponderExcluir
  17. Nada contra a Jerlandia. Q Deus der ate uma boa vida pra ela, fiquei demais comovido com a historia dessa pessoa. Mais vcs pensem muito bem em quem vcs irão votar. Olha é como eu disse nada contra está pobre mulher, nada mesmo, mas eu estiver pensando; Será que ela tem capacidade suficiente para Alvitrar um projeto?.....É poriço que eu digo a gente tem que pensar muito bem antes de votar.

    ResponderExcluir
  18. Impossível não se emocionar com a história dela.Com esse histórico de sofrimento e privações, muitos talvez tivessem optado por um caminho ruim,mais ela optou pelo caminho correto...o do bem.Deus tem sempre muitos planos na vida de uma pessoa, com certeza tem na dela também q é um ser humano dotada de tão boas qualidades...tem muito amor ao próximo, e as atitudes dela provam isso. Ela é uma pessoa alegre apesar de ter uma vida com muitas dificuldades não se queixa, não de maldiz; é UM EXEMPLO para nós. Vamos reavaliar e usar bem nosso instrumento de democracia - VOTO - e dar um basta nesses vereadores q estão na prefeitura e não fazem nada pelo município. A diferença somos nós q fazemos,e para isso, a câmara precisa ser renovada. Precisamos de pessoas mais humanas, e Jerlândia é a nossa opçãp. Parabéns pela excelente matéria Carlinhos, são essas pessoas sem "nome" q precisam aparecer mais, pq os outros nós já conhecemos.

    ResponderExcluir
  19. SE|DEUS QUISER VC VAI GANHAR< POIS VC MERECE>>>>>>>>>>>CHEGA DESSSES VEREADORQUE NAO FAZ ND SO PENSA NELES>>>>

    ResponderExcluir
  20. Linda matéria...mas vc pegou no título...a "menor" não cabe pra a história de vida desta mulher!!!!

    ResponderExcluir