Compartilhe essa Notícia:

Incêndio consumindo o fórum de Poção de Pedras

Hoje fez um ano do incêndio de origem ainda desconhecida que destruiu completamente o fórum da comarca de Poção de Pedras, localizado na Avenida Israel Gonçalves, s/n, no centro da cidade.

O incêndio aconteceu na madrugada e um bom número de pessoas deixaram o conforto de suas casas para assistirem esse lamentavel acontecimento que marcou a história do municipio.
A Dra. Teresa Cristina Franco Palhares, já exercia o cargo de magistrada da comarca e logo após ser informada sobre o incêndio, entrou em contato com o então presidente do Tribunal de Justiça, na época, o desembargador Jamil Gedeon e outras autoridades do poder judiciário para informá-los do sinistro.

 “São grandes e graves os prejuízos para a Justiça e a sociedade, o resultado desse incêndio, uma vez que, de um acervo de algo em torno de 1900 processos, pouco mais de 100 foram salvos, exatamente aquelas peças que estavam a cargo de advogados e do Ministério Público”, revelou a juíza ao Jornal Pequeno.

Ela destacou que o problema é de graves proporções, enfatizando que todos temiam que houvesse explosão, o que poderia resultar em vítimas. Ela acionou os destacamentos policiais de Poção de Pedras e Esperantinópolis, que nada puderam fazer, em razão do prédio ter sido consumido pelas labaredas em pouco tempo, causando o desabamento da estrutura física.

 “Só nos resta esperar agora o resultado da perícia. Há um sentimento de desolação, em decorrência desse grave problema, que afeta a Justiça e a sociedade, principalmente as pessoas arroladas nas centenas de processos que foram destruídos”, revelou a magistrada.

 O corregedor-geral de justiça, na época era o atual presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, o desembargador Guerreiro Júnior. Naqueles dias ele afirmou que manteve contato com o sistema de segurança do Estado, para que o episódio fosse  apurado dentro do menor espaço de tempo possível. Ele disse que não poderia fazer juízo de valor e que preferia aguardar o resultado da perícia, para se manifestar com mais profundidade sobre o problema.

Um novo fórum foi construído e está em fase de acabamento.

Novo fórum em fase de acabamento.

(Com informações do Jornal Pequeno).
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

13 Comentários

  1. Muito triste esse incêndio! Ainda bem q ninguém se feriu. Um ano depois parece que a Justiça está funcionando bem. Parabéns aos funcionários do fórum e à juíza pelo trabalho de recomeçar tudo do zero. Algum sabe o q disse a perícia sobre a causa do fogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o laudo pericial, foi curto circuito.

      Excluir
  2. E será se esse fórum novo será inaugurado ainda esse ano????

    ResponderExcluir
  3. a perícia não havia concluído dizendo que teria havido um curto circuito na instalação elétrica do fórum?

    ResponderExcluir
  4. Mulher de fibra essa Dra. Tereza Cruz, Juíza, esposa e mãe dedicada... Nós mulheres poçopedrenses devemos mirar nesse exemplo de coragem

    ResponderExcluir
  5. Dra Tereza Cruz, a Juíza que pôs ordem no Poção... Ela é muito corajosa. Pôs um monte de bandido perigoso p/ ver o sol nascer quadrado. Traficante fala fino com ela e ainda pede desculpa do mal que fez ... PARABÉNS

    ResponderExcluir
  6. Dra. Tereza,
    Mulher de fibra, Juíza séria. Não Tolera violência doméstica contra a mulher.

    ResponderExcluir
  7. Foi curto circuito no ar condicionado a causa do incêndio. Além de juíza respeitada a Dra Teresa é exemplo de educação e seriedade. Oh mulher educada! Parabéns aos funcionários também pelo trabalho

    ResponderExcluir
  8. Afinal as obras do fórum novo continuam ou não? O predio estava ficando bom, bonito. Quero deixar aqui meu elogio pessoal a juiza. A melhor que já pisou aqui. Muito humana e competente. Queira DEUS que ela permaneça no forum por muitos anos

    ResponderExcluir
  9. POÇÃO DE PEDRAS TEM A CANDIDATA MAIS POBRE DO BRASIL, JERLÂNDIA DA HORA

    A constituição reza no seu inicio. Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
    Será que essa lei tem sido cumprida?
    Neste momento, em que estamos às vésperas de eleger nossos representantes, precisamos repensar nossas opiniões. Cabe então a pergunta, qual o critério que usaremos para eleger nossos representantes. Os mesmos que usamos anteriormente, e autorizamos um bando de políticos sem compromisso com o povo, para serem nossos representantes.
    Nossa equipe esteve no município de Poção de Pedras, para comprovar uma informação que nos foi passada por um leitor assíduo do nosso blog. Que entre os inúmeros candidatos a Câmara Municipal, uma se destacava, por ser a postulante ao cargo de vereador, mais pobre do Brasil
    Jerlandia da Hora, uma cidadã criada na mais absoluta pobreza, que já passou, e ainda passa, por todas as privações da vida. Desde o seu nascimento vive a margem da sociedade. Pais deficientes físicos, quatro irmãos também portadores de deficiência. Jerlandia da Hora, única da família sem deficiência física, desde os primeiros anos se viu na obrigação de ajudar a família.
    “Vendo as dificuldades porque passávamos, tomei a iniciativa de pedir esmolas, nas ruas de Poção de Pedras para não morrer de fome, e, até os dezoito anos, ia diariamente as ruas, em busca de uma pessoa que me estendesse à mão e assim conseguia levar o mínimo que conseguia, para diminuir a fome que tínhamos”.
    “Não soube o que foi infância, assim como adolescência e juventude, a miséria em eu vivia, não me dava tempo para pensar o que significava essas etapas da vida”.
    Hoje com apenas 32 ( Trinta e dois) Jerlandia é mulher acabada pela vida e consumida pela miséria. Casada há dez anos, tem três filhos e reside em casa simples, na Vila Borges bairro de Poção de Pedras, e ainda carece da compaixão do próximo para sobreviver
    SERÁ QUE É A HORA DE JERLÂNDIA
    O poeta Geraldo Vandré, se tornou símbolo da luta contra a ditadura, ao escrever uma canção que falava do poder que tem o ser humano de procurar o seu próprio espaço.
    Caminhando e cantando
    E seguindo a canção
    Somos todos iguais
    Braços dados ou não
    Nas escolas, nas ruas
    Campos, construções
    Caminhando e cantando
    E seguindo a canção
    Vem, vamos embora
    Que esperar não é saber
    Quem sabe faz a hora
    Não espera acontecer.

    A luta da candidata como a de todo nordestino é uma constante, fugindo do seu destino adverso, ela luta diuturnamente pela sobrevivência de toda a sua família. A sua caminhada tem despertado a população de Poção de Pedras, que vem lhe apoiando e a elegeu como símbolo da mudança, onde o cidadão comum,originário das classes que sobrevivem à margem da benesse do poder publico,venha a sonhar como o momento em que o povo possa exercer o direito a fiscalizar a verbas publica.
    Jerlandia é da hora. Sim ela é o povo, que almeja e sonha, com um futuro melhor para a população do município de Poção de Pedra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimos, com todo respeito a candidata Gerlandia, creio que há um erro no texto acima, pois o candidato, ou melhor dizendo "ex" candidato mais pobre é sem sombra de duvidas o senhor JOÃO BATISTA, pois o mesmo não declarou um bem sequer. A situação do homem é de dar pena pois ao contrario da Gerlandia que passou por dificuldades a vida toda e não teve condições de estudar o mesmo não se aplica ao Dr. João, que é medico e tem emprego bem remunerado. Porque sera que o pobrezinho é tao pobre?

      Excluir
    2. MAIS POBRE É O DR. JOÃO, GANHA R$ 50.000,00 POR MÊS E DÁ TUDO AOS POBRES. VÊ NO REGISTRO DA CANDIDATURA DELE, DIZ NADA TER. PIOR, DEVE MAIS DE r$ 7.000.000,00 CONFORME O TCE/MA, A JERGÉ NADA DEVE. ASSIM, DR. JOÃO É O CANDIDATO MAIS POBRE DO BRASIL.

      Excluir