Compartilhe essa Notícia:

O mês de maio vem sendo usado para orientar pacientes e profissionais da UBS.
5 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento, a data é usada para orientar pacientes sobre suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, sempre propondo formas de oferecer um menor custo para si e para a comunidade. Várias cidades do Brasil usam o mês de maio inteiro para realizar essas atividades, e claro que Pedreiras não ficará de fora. 

A campanha, que agora dá seus primeiros passos no município receberá total apoio da Prefeitura. "Este foi o primeiro ano da campanha em Pedreiras e nosso intuito é realizar  todos os anos, de modo que faça parte do calendário anual da saúde municipal, pois as pessoas ainda são muito carentes de informações sobre como usar um medicamento, seus efeitos e seus perigos, e precisam e devem procurar a orientação correta que deve ser com um profissional farmacêutico", esclarece a coordenadora da Assistência Farmacêutica Municipal, Mariane Oliveira.



Exemplos de práticas que a campanha visa combater são: uso de muitos medicamentos por paciente ("polifarmacia"); uso inadequado de antimicrobianos, muitas vezes em dosagem inadequada, para infecções não bacterianas; excesso de uso de injeções quando formulações orais seria mais apropriado; falta de prescrição de acordo com as diretrizes clínicas; automedicação inapropriada, muitas vezes medicamentos prescritos; não aderência aos regimes de dosagem.

Confira a lista de palestras já realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Pedreiras


09/05 

- UBS Dr. Pedro Barroso (CESAPE)
Palestrante: Marcos Martins


- UBS Vicente Benigno (Mutirão)
Palestrante: Leyllanne Rios

14/05 

- UBS Dr. Carlos Melo (Goiabal)
Palestrante: Mariane Oliveira, que direcionou os trabalhos.

Nos próximos dias, mais ações semelhantes serão desenvolvidas em outras Unidades Básicas de Saúde do município.





- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreiras
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Pensei que quem tava dando a orientação era o farmacêutico que faz medicina em São Paulo que recebe todo mês e trabalha apenas 20 dias a cada 6 meses.

    ResponderExcluir