No Boletim Informativo nº 28/2020, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de Pedreiras na noite desta terça-feira (05), foram atualizados os números de casos de coronavírus no município, contabilizando 51 casos confirmados de Covid-19.

A atualização também notificou novos casos de trabalhadores da área da Saúde que foram infectados pelo novo coronavírus. Segundo a nota, entre o período de 28/04 a 05/05 foram realizados 145 testes rápidos em profissionais da saúde, segurança e principalmente que tiveram contato com casos positivos, dos quais 36 testaram positivo para a doença. Outros três funcionários fizeram o teste de RT-PCR, e também testaram positivo.

Os números preocupam, uma vez que, segundo informações repassadas ao Blog por pessoas ligadas à área da Saúde de Pedreiras, 30% dos profissionais da área já foram afastados do serviço, seja por estarem acometidos pela Covid-19 ou por estarem dentro do grupo de risco. Há ainda funcionários que pediram licença ou até mesmo se demitiram assustados com o risco de se contaminarem com o vírus.

Este cenário pode levar a um colapso no Sistema de Saúde de Pedreiras nas próximas semanas, tendo em vista que uma redução no quadro de profissionais de saúde poderia fragilizar a rede hospitalar e dificultar o trabalho de atendimento médico não apenas aos infectados pelo coronavírus mas também aos demais pacientes que necessitarem de serviços de saúde.

Leia também:

Pedreiras já têm pacientes aguardando na fila por leitos de UTI
https://www.carlinhosfilho.com.br/2020/05/pedreiras-ja-tem-pacientes-aguardando.html