Compartilhe essa Notícia:

Todas as pessoas procuradas já haviam sido processadas, julgadas e condenadas pelo Poder Judiciário, mas permaneciam em liberdade, fugindo das sanções impostas pela Justiça.

No mês de março, 25 pessoas foram presas e apreendidas no Maranhão durante a Operação Aprehensio, realizada pela Polícia Civil, através da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI). Segundo a polícia, todos os detidos possuíam mandado de apreensão em aberto, em decorrência de atos infracionais graves praticados quando ainda eram adolescentes.

Além disso, todas as pessoas procuradas já haviam sido processadas, julgadas e condenadas pelo Poder Judiciário, mas permaneciam em liberdade, fugindo das sanções impostas pela Justiça. Os dados foram divulgados na quinta-feira (7), pela Polícia Civil do Maranhão.

De acordo com o titular da DAI, delegado Gabriel Carvalho e Neves, as investigações tiveram início em meados do mês de março, com a reunião de vários mandados de busca e apreensão que estavam em aberto. Após realizar a primeira fase de coleta e processamento de dados sobre os alvos, a polícia deu início às buscas. A ação contou ainda com a colaboração da população através de denúncias.

“Ao todo, 40 mandados pendentes de cumprimento foram analisados, um a um, pela DAI, em uma ação silenciosa e precisa, que logrou êxito em localizar 25 foragidos. Em outros 3 casos, os mandados já haviam perdido a validade, seja porque o procurado tinha morrido seja porque já tinha alcançado os 21 anos de idade, quando o ECA deixa de ser aplicado em razão do disposto no art. 121, inciso 5º, do ECA, o qual determina que a liberação da internação será compulsória aos 21 anos”, destacou o delegado Gabriel Neves.

Durante a Operação Aprehensio, o número total de mandados cumpridos foram:

- 5 referentes a ato infracional correlato ao crime de homicídio
- 2 referentes a tentativa de latrocínio
- 2 referentes a estupro
- 14 referentes a roubo
- 1 referente a porte ilegal de arma de fogo
- 1 referente a tortura e organização criminosa
- Dos 25 apreendidos, são 23 homens e duas mulheres. Todos os adolescentes apreendidos foram apresentados na Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), para o início do cumprimento das medidas socioeducativas de internação.

A operação contou com o apoio de outras unidades da Polícia Civil na troca de informações, inclusive de outros Estados.

Fonte: G1
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. não podiam ser presos na adolescencia mais agora que são adultos podem kkk se rodaram

    ResponderExcluir
  2. Tem juiz pra soltar.
    Já notaram que o judiciário é um câncer?

    ResponderExcluir